Divagações

Eu respeito, tu respeitas, ele respeita. Será?

Eu respeito, tu respeitas, ele respeita. Será?

É com muito prazer que mantemos um blog de gastronomia, com toda a dedicação e seriedade que requer. Temos o cuidado de detalhar as receitas, fornecer dicas, por vezes o passo a passo, esclarecer dúvidas, responder aos inúmeros e-mails pedindo sugestões e tantos outros detalhes, que não cabe nesse momento descrever. Acima de tudo, é com respeito que procuramos nos relacionar com os leitores e blogueiros.
Hoje não trago receitas e flores, como de costume, mas uma reflexão. Já abordei a questão do plágio de fotos e receitas. Trata-se de algo, no mínimo, desagradável… Produzir conteúdo dá trabalho! E dos mais prazerosos, quando a gente faz o que gosta.
Mas vamos esmiuçar um pouquinho a questão ética. Como se não bastasse um sem-número de reproduções de fotos e textos, sem os devidos créditos, o que percebemos é a “esperteza” de alterar uma “vírgula” aqui, outra ali, para dar uma aparência de novidade. Custa alguma coisa indicar que a receita foi inspirada ou copiada desse ou daquele site ou blog? Se não criamos, efetivamente, se não indicamos como receita de família ou de amigos, se não é receita banalizada na mídia, então vimos em algum lugar. Isso é transparência!

Os créditos

Boas ideias devem ser copiadas sim, para isso são divulgadas. É a troca que enriquece, com dicas, sugestões, pesquisas, criatividade…
Por acaso é demérito mencionar a fonte das receitas? Executar um prato, fotografar, montar o visual, dar o seu toque pessoal já demonstram o esforço individual. Uma receita, ainda que executada por 100 pessoas, não ficará igual. Mas o que há por trás da simples compilação de material alheio sem os devidos créditos? Preguiça, vontade de “crescer” rapidamente, interesse comercial, ilusão por acreditar que se pode fazer do seu blog uma profissão, competição exacerbada, necessidade de mostrar capacidade, de se diferenciar na categoria utilizando de subterfúgios? Que vantagens estamos querendo obter com nossos blogs?

Ética

De repente, parece que todo mundo resolveu ter um blog de culinária e gastronomia. Tudo bem, cada um faz o que quer da sua vida. O ponto-chave é a forma como fazemos, a conduta, a ética. Vemos que há quem jamais mencione a fonte de suas receitas. Páginas e mais páginas são criadas no facebook sobre o tema e, em curtíssimo espaço de tempo, estão com um número absurdo de seguidores.  Há quem comercialize produtos alimentícios, mas coloca fotos de terceiros e não de seus produtos. Isso é má-fé. Há quem participe e ganhe concurso com receita que deveria ser inédita, mas não é. Há quem vá para a tv divulgar uma receita como se tivesse sido criada pela equipe de produção.

Blogagem coletiva

Pode ser que estejamos sendo ingênuas em acreditar que esse desabafo pode mudar alguma coisa ou alguém, mas pelo menos esperamos mostrar nossa insatisfação diante do que temos visto. Estão junto comigo nessa coletiva a Marly (Saboreando a Vida), a Renata (Testado e Aprovado), a Tânia (Zakuskas) e a Angela (Ora, Pitangas!). Não dá para ficar calada, apenas aceitando tudo, como se fosse natural banalizar o que consideramos errado.
Quão vasto é o mundo da gastronomia! Tenho tantos assuntos a abordar, que acho impossível esgotarem-se. Vamos deixar aflorar a criatividade? Vamos colocar a cabeça no travesseiro com a consciência tranquila?
Utopia? Ilusão? Talvez, mas o desabafo está feito!
Amigos blogueiros, se este assunto tocou você, escreva também sua postagem, use o logo e entre na nossa coletiva. Quanto mais postagem, mais o assunto será discutido. Junte-se a nós.

Leiam as outras participações nos links abaixo:
http://saborear-saboreandoavida.blogspot.com.br/2013/08/eu-respeito-tu-respeitas-ele-respeita.html
http://orapitangas.blogspot.com.br/2013/08/eu-respeito-tu-respeitas-ele-respeita.html
http://testadoeaprovado.blogspot.com.br/2013/08/eu-respeito-tu-respeitas-ele-respeita.html
http://zakuskas.blogspot.com.br/2013/08/blogagem-coletiva-eu-respeito-tu.html
http://cozinhadoquintal.blogspot.com.br/2013/08/nao-ao-plagio-panelaco-coletivo-contra.html
http://www.otachodapepa.com/2013/08/remando-contra-mare.html
http://www.sonhareser.com.br/2013/08/eu-respeito-tu-respeitas-ele-respeita.html

Compartilhar:

42 Comentários

  • Paula Mello

    Gina. é muito bom quando o papo rende, fora a oportunidade de conhecer novas pessoas que tb pensam como a gente. Essas coisas chatas tiram o mais gostoso da internet, que é a troca de experiências, que se transformam em amizade.

    Quanto ao incômodo, como diz o ditado, os incomodados que se mudem, eu quero mais é continuar a incomodar muita gente (no bom sentido, claro!) para ver se o povo acorda para a ética, o respeito, a solidariedade, a educação… Coisas tão em falta hoje em dia!

    Sempre bom ler seus comentários e tenho certeza que a Maria Izabel concorda com você também. Aproveito para convidar a todos para conhecê-la!!! Ela escreve com as tintas da alma, com o coração cheio de amor por este mundão:
    http://assuntoedesassunto.blogspot.com.br

    beijooooooo

    • Gina

      Paula,
      Gostaríamos de ter mais do que 24 horas por dia para dar conta de tudo. Mas conhecer novas pessoas é sempre muito bom. Vou lá fazer uma visitinha pra Maria Izabel.
      Obrigada!!
      Bjs.

    • Gina

      Liliane, acabei de voltar do seu post e fiquei tão emocionada, que me deixei empolgar pelas algumas lembranças muito boas. Você é demais!
      Um abraço bem apertado pra você!!

  • Paula Mello

    Oi Gina! Vou fazer o meu post também. Importante a gente gritar aos quatro ventos. O Google é muito chato a respeito de plágio, por isso é importante monitorar o nosso conteúdo, fazer a busca por imagens, colocar a marca d’água bem no meio da foto, usar fotos com baixa resolução, e claro, denunciar sempre.

    Vc tem razão quando diz que o povo não lê. O meu blog, por exemplo, é para ensinar basicamente, muitas das respostas estão no próprio post ou nos comentários, mas mesmo assim as pessoas mandam email, comentam a mesma coisa perguntando… Já tive post fechado por que não aguentei mais responder a mesma coisa 400 vezes (foi quase isso).

    O que falta é mesmo o respeito, mas isso só reflete o nível do nosso povo em tudo, não só na web. Acho que não adianta muito reclamar, isso vai continuar até que estejamos educados, para as tantas coisas da vida em sociedade, às vezes nas mais simples, vemos o desrespeito, a falta de educação, o “jeitinho”.

    Por outro lado, eu sou otimista e tenho esperança de que nós todas juntas possamos ser ouvidas, que a nossa experiência, compartilhada, seja captada por alguns pelo menos.

    Te aviso assim que post for publicado. Vou postar no face tb.

    beijoooooooooo

    • Gina

      Pensamos da mesma forma, Paula. Por um lado, precisamos nos manifestar, mas por outro, conservamos o otimismo!
      Obrigada por aderir e já vou colocar seu link no post!!
      Bjs.

  • Josy

    Gina querida, perfeito seu texto e estou completamente de acordo com tudo o que você disse aqui. O plágio é sem sombra de dúvidas, uma das maiores pragas da internet. Eu diria inacreditável, se não fosse tão explícito como tenho visto pelos blogs amigos.
    É mesmo lamentável a falta de capacidade para muitas coisas que acontecem na vida de um ser humano, mas falta de capacidade é algo que não causa tamanha vergonha como a falta de respeito pelo próximo. Temos sim que nos unir, reclamar, denunciar. Parabéns pela bela iniciativa. Beijinhos

    • Gina

      Ainda bem que muita gente percebe e se manifesta. Esperamos que alguns blogueiros que agem dessa forma comecem a se dar conta que estamos de olho.
      Obrigada e boa semana, Josy!!

  • zilda santiago maciel

    Respeito a autoria é algo indiscutível.Muitos já ficaram aborrecidos comigo pelo fato de apontar quem é o autor.As pessoas,algumas,publicam sem pesquisar,ou confiam cegamente no google,e qdo tiram de um blog é pura sacanagem mesmo.Não sei se já pegaram algo do meu blog.Tenho combatido no geral,mas é mt difícil.Parabéns pela grita.Bjsss

    • Gina

      Zilda, “desopilamos nosso fígado”…rs! E vamos em frente, que tem muita coisa por aí, só não podemos deixar a rédea solta.
      Também já andei colocando os pingos nos “i”s, quando vejo alguma coisa errada.
      Boa semana!

  • Executiva de Panela

    Oi Gina! Lembro-me que uma vez você comentou lá no meu blog e me elogiou por eu ter dado os devidos créditos à receita postada. Fiquei admirada porque, para mim, é o “normal”, sabe? Dar crédito aos autores da “arte”, seja o que for: foto, texto, poema, etc… Gostei de ver a blogagem coletiva e solidarizo com vocês contra o plágio – coisa horripilante.

    • Gina

      Para mim sempre foi praxe, desde que criei o blog, há 5 anos!
      Obrigada pela solidariedade!
      Aquele meu comentário no seu blog é o resultado do que tenho visto por aí, cada vez mais…
      Boa semana, Paula!!

  • Vicentina

    Olá Gina, gostei da iniciativa de vocês de fazerem esta blogagem.
    Acho um desreipeito copiarem receitas e fotos sem dar os créditos à pessoa que o publicou.
    Comigo já aconteceu, fiquei chateada, mas me parece que a pessoa acabou fechando o blog (será que ficou envergonhada?)
    Espero que com esta blogagem as pessoas fiquem mais alertas e mais criativas.
    Será que sabem o trabalho que dá a uma dona de casa fazer o prato fotografá-lo e publicá-lo? Nós sabemos o sufoco que é cuidar de uma casa e ainda cuidar de um blog é amor mesmo, tenho o meu blog como minha sala de visitas, e amo o danadinho, rsrs, e adoro quando sou visitada.
    Faço com o maior prazer, mas quero minhas receitas e fotos com créditos.
    Parabéns a vocês pela iniciativa.
    Abraços e Boa Semana

    • Gina

      Vice, você bem sabe o que é ter um blog e ainda mil outras tarefas no dia a dia.
      Que bonitinho o blog como sala de visitas! É bem isso!
      Na verdade, o assunto acaba sendo recorrente, porque acontece com muitas pessoas e a gente aguenta até onde dá. Uma hora o desabafo acontece…
      Obrigada pelo apoio e boa semana!

  • valentina

    Já me aborreci devero com a atitude de certas pessoas, a ponto de ficar irada. Jaá desabafei, falei o que não devia. E hoje em dia continuo minha luta silenciosa, atacando quaando descubro algo. Ética é uma palavra que parece ter se tornado obsoleta no vocabulário de muita gente.

    • Gina

      Também tem sido assim minha conduta. O fato é que os plágios chegam até nós de alguma forma. Descobrimos ou os amigos nos alertam.
      Outro dia o senador Lobão disse que ética é muito subjetiva… Pelamordedeus!
      Boa semana, Tina!

  • Susana

    Eu acho que no mundo virtual tudo o que partilhamos é copiado até um certo ponto, eu pessoalmente não acho que copiar uma receita seja mau de todo o pior é quando vão buscar as nossas fotos e dizem que são delas… até aproveitam para participar em concursos.

    Mas pronto cada um sabe de si….

    Beijinhos,

    Susana
    As Papinhas dos Babinhos

    • Gina

      Susana, copiar a receita não é problema, mas questionamos não dar os créditos. Essa situação de usar fotos alheias até para participar de concursos é questão de má-fé mesmo!
      Obrigada por sua opinião!
      Boa semana!

  • Alexandre Mauj Imamura

    Regina. excelente iniciativa. pelo menos os chupinhadores saberão que vcs estão conscientes do que se passa…. e que não estão achando isso legal.

    esse problema de cópias é uma praga. roubam mnhas fotos e cortam os créditos. copiam meu texto, mudam apenas algumas palavrinhas e publicam nos sites.

    poxa, já copiaram até minha DESCRIÇÂO PESSOAL do blog, a chupinhadora, uma ADVOGADA (!!!!) só trocou meu nome pelo dela e alguns outros detalhes..Aliás, a advogada tinha copiado um monte de coisas do meu blog…

    essas coisas desanimam. virou “tradição” de muito blogueiro a lei do esforço zero, só sugando o trabalho alheio.

    Para tentar melhorar a situação, após várias e várias idéias diferentes coloquei um aviso de que denunciaria os copiadores AO ADSENSE. é o que faço, eu denuncio no adsense a cópia. como eles tem medo de que as cópias sejam conferidas e o dinheiro do Adsense pare de entrar, deu uma melhorada…mas ainda tem chupinhadores.

    bjs, boa sorte pra vcs!

    • Gina

      Obrigada pelo apoio e pela dica do Adsense. Como em toda profissão, há os aproveitadores, até mesmo os que deveriam estar cientes das leis e das consequências de determinadas atitudes.
      Descrição pessoal copiada é demais! Sabe aquela história de errar a questão por não ler direito o enunciado? O povo não lê direito, nas escreve direito, tem preguiça de pensar e aperta as teclas da falta de imaginação (CTRL + C e CTRL + V).
      Vamos disseminando as formas de coibir esses abusos. Vivendo e aprendendo…
      Beijos e boa semana!

  • Andréa

    Gina querida,
    já comentei na Marly e na Renata, se na vida real algumas pessoas gostam de viver
    a vida alheia e não personalidade própria imagina neste mundo virtual.
    Sei que isso é muito triste, tenho nojo quando isso acontece.
    As vezes faço pesquisas e receitas na net e entro em alguns blogs, fico até sem graça
    pois as fotos e receitas não são delas, tá na cara.
    Parabéns pela postagem!

    Beijinhos, fica com Deus, ótima semana!

    • Gina

      Andréa, temos visto algumas atitudes, que lamentamos muito. Enfatizo a questão do objetivo de se ter um blog, para que as pessoas reflitam se os meios justificam os fins.
      Boa semana pra você também!

  • Vilma

    Oi Gina

    Apesar de não possuir um blog e sempre copiar suas receitas e de vários e excelentes outros blogs como o seu, acho um desrespeito plagiar algo. Merece CADEIA.
    Concordo que todos os blogs plagiados, deveriam criar e divulgar uma lista com os nomes dos plagiadores e espertinhos.
    Um gde abraço
    Vilma

    • Gina

      Há um tempo atrás, fiz um post sugerindo uma lista negra dessas. Na verdade, temos alguns instrumentos que podemos nos valer, denunciar, tanto no blog quanto no facebook. O pior é essa sutileza de mudar alguma coisa para não atribuir os créditos. A raiz é sempre a mesma, desrespeito.
      Boa semana!

  • liliane

    Querida amiguinha Gina,
    compreendo de verdade sua posição e a respeito profundamente.
    Gosto de cozinha, desde muito pequena e sei do trabalho que dá escrever, explicar, fotografar e, principalmente, manter um blog.
    A questão toda gira em torno de uma necessidade incrível que as pessoas têm de serem conhecidas, famosas (eu digo que o facebook é o “feicimozo” dos pobres” – muitos pobres de mentalidade, de espírito mesmo)
    Copiar e colar faz parte de uma mentalidade deturpada de sucesso de maneira rápida que não nos leva a lugar nenhum.
    Tentarei participar também, mas infelizmente, estou sem máquina. (então, não haverá imagem no texto).
    Parabéns pela nobre iniciativa.!!! Abraço do tamanho do mundo procê.

    • Gina

      Liliane, se você aderir, me avise quando publicar, ok?
      Você que acompanha há tempos, sabe como são essas coisas, mas para tudo tem limite.
      Copiar e colar está muito disseminado, mas só falta não “esquecer” a origem, não é mesmo? Até para se reproduzir é preciso ter critério.
      Um abração pra você também!
      Bjs.

    • Gina

      Tê, você sabe como sempre me preocupei com isso, desde o início. Não sei se você reparou, mas costumo, quase sempre, colocar o link sobre o nome da pessoa que administra o blog, para valorizar a pessoa, sabe? Só quando é site que coloco “daqui”.
      Fiquei feliz quando você fez uma receitinha aqui do Naco e colocou os créditos. Tão simples, não é mesmo?
      Boa semana!!

  • Beth Q.

    Gina,
    Olha, isso é mesmo um desrespeito, pois não custa nada a pessoa dar os créditos das imagens e dos blogs onde retira matéria. Não é só desrespeito, ao meu ver, é incompetência também.
    um abraço carioca

    • Gina

      Fácil copiar e colar, né? Até quando?
      E no facebook não é diferente. Em vez de se compartilhar a imagem, baixa-se e publica-se. Acho que é até pior, porque tem páginas recém-criadas com um número de curtidores assustador.
      Vamos em frente e boa semana!

    • Gina

      Se procurarmos, vamos encontrar muito material plagiado, é impressionante!
      Já encontrei uma vez um blog com dezenas de receitas minhas, copiadas na íntegra, tipo caderno de receitas, sabe? Mas então que não seja público, seja só para consulta pessoal, não é mesmo?
      Boa semana!

  • Tânia

    Pois é, querida Gina……
    Será que os que chamo delicadamente de “parasitas da internet” tem o botão de reflexão??
    Certamente não tem esse, o de respeito, de consciência, de moral e o mais simples, de vergonha na cara.
    No fundo acho que meu sentimento por estes indivíduos é pena, de não terem a capacidade de construir algo bom. Deve ser mesmo frustrante.
    Beijão querida.

    • Gina

      É a conclusão que chego, mas talvez possamos atingir alguns novatos, que ainda não se deram conta de como fazer de forma correta…
      Muito bom ter você, que há tantos anos está na blogosfera, nessa coletiva!
      Bjs.

  • Marly

    Bom dia, Gina,

    O seu post resultou perfeito, pois abordou todos os aspectos dessa prática nefasta que tem se propagado pela web voltada à culinária: a da desonestidade. Já é tempo mesmo de a gente dizer basta, pois a continuar como está os compartilhamentos deixarão de existir, pois ninguém – em sã consciência – deseja trabalhar para que os outros ganhem, não é mesmo? rsrs.

    Um beijo.

    • Gina

      Infelizmente é isso mesmo, Marly. Quando nos empenhamos tanto para ir da execução do prato à publicação, não poderíamos imaginar que um dia fariam mau uso dessa divulgação.
      Grata por estar comigo nessa manifestação!
      Bjs.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *