Doces

Sobremesa com flores comestíveis

Dentro da temática culinária com flores, a receita abaixo foi a que mais gostei do curso feito em 2005. Se você tem acesso a flores de origem confiável, tem a mente aberta a novos sabores e é chegado a coisas doces, faça porque é muito bom!

Sobremesa com flores comestíveis

(Ingredientes para 12 hemerocallis em botão)
Massa:
150g de farinha de trigo
1 colher (café) de açúcar
2 gemas
1 colher (sopa) de azeite

Calda:

8 colheres (sopa) de calda de açúcar em ponto de fio
4 colheres (sopa) de geléia de morango
4 morangos grandes
1 colher (sopa) de licor de amaretto

Preparo:

Peneire a farinha, misture as gemas com o açúcar. Mexendo sempre, vá juntando água até que se forme uma massinha bem lisa e de consistência meio grossa. Quinze minutos antes de empregá-la, junte as duas claras em neve.
Misture a calda de açúcar, no fogo, com a geléia e deixe até homogeneizar. Adicione os morangos fatiados por pouco tempo, não deixando amolecer. Por último, acrescente o amaretto. Passe os botões na massa e frite. Monte o prato, colocando o molho de morangos, sobre ele os hemerocallis e decore com uma flor.

Veja também uma salada de flores e verduras.

Créditos de 6 fotos: daqui

O hemerocallis é bem versátil na culinária. As pétalas podem ser usadas frescas em saladas ou secas em cozidos e sopas. É rico em proteínas, vitaminas A e C e contém pouca gordura. Sempre devem ser observados os cuidados do uso de flores na culinária.

Obs.:  Esse post foi resgatado do início do blog, porque o assunto é bem interessante. O uso de flores na culinária, embora bem contemporâneo, não se tornou tão usual. E você, costuma utilizar flores nos pratos, além de couve-flor e alcachofra?

Compartilhar:

29 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *