Sobremesa com flores comestíveis
Dentro da temática culinária com flores, a receita abaixo foi a que mais gostei do curso feito em 2005. Se você tem acesso a flores de origem confiável, tem a mente aberta a novos sabores e é chegado a coisas doces, faça porque é muito bom!
Sobremesa com flores comestíveis
(Ingredientes para 12 hemerocallis em botão)
Massa:
150g de farinha de trigo
1 colher (café) de açúcar
2 gemas
1 colher (sopa) de azeite
Calda:
8 colheres (sopa) de calda de açúcar em ponto de fio
4 colheres (sopa) de geléia de morango
4 morangos grandes
1 colher (sopa) de licor de amaretto
Preparo:
Peneire a farinha, misture as gemas com o açúcar. Mexendo sempre, vá juntando água até que se forme uma massinha bem lisa e de consistência meio grossa. Quinze minutos antes de empregá-la, junte as duas claras em neve.
Misture a calda de açúcar, no fogo, com a geléia e deixe até homogeneizar. Adicione os morangos fatiados por pouco tempo, não deixando amolecer. Por último, acrescente o amaretto. Passe os botões na massa e frite. Monte o prato, colocando o molho de morangos, sobre ele os hemerocallis e decore com uma flor.
Veja também uma salada de flores e verduras.
Créditos de 6 fotos: daqui
O hemerocallis é bem versátil na culinária. As pétalas podem ser usadas frescas em saladas ou secas em cozidos e sopas. É rico em proteínas, vitaminas A e C e contém pouca gordura. Sempre devem ser observados os cuidados do uso de flores na culinária.
Obs.: Esse post foi resgatado do início do blog, porque o assunto é bem interessante. O uso de flores na culinária, embora bem contemporâneo, não se tornou tão usual. E você, costuma utilizar flores nos pratos, além de couve-flor e alcachofra?
29 Comentários
Artzan Festas
tem gosto do que?
Gina
@artzan_festas Pergunta difícil! 😄 É uma flor de sabor suave, que, empanada e acompanhada da schmier de morango, dá uma combinação legal de texturas e sabores.
Lar Canandense
Delicia!
Gina
@larcanadense Nesse dia, passamos uma tarde provando um cardápio completo com flores!
Edson Nuenf
Bem interessante! Gostei!
Gina
@enf.nacozinha Bom saber!
Cristina Lunardeli
É lindo e deve ser muito bom.
Diego
Será que fica bom com Flor de Abóbora, costumo fazer frita empanada, mas doce eu não sabia. Se souber de mais receitas com flores, ou vegetarianas, estou interessado. Obrigado
Gina
Diego,
Acredito que fique até melhor com flor de abóbora! Por enquanto, só tenho essa receita publicada.
Priscila Beneducci (MG)
Se superando e deixando a gente aqui de boca aberta… Parabens
Gina
Adoro uma novidade, Priscila!
Guloso e Saudável
Oi Gina,
Gostei muito do post, mas nunca utilizei flores na alimentação devido a ser pouco conhecido, haver pouca divulgação, por medo de utilizar uma flor errada e por não existirem fornecedores.
Beijo,
Vânia
Gina
Esses são os cuidados que se deve ter e acredito que sejam, ao lado do preconceito, os fatores determinantes para não terem entrado no cardápio mais frequentemente.
Bjs.
alcina
Flores para comer só mesmo a couve e pouco 🙂 é falta de prática e falta de hábito 🙂 qualquer dia experimento
Gina
O hemerocallis foi um caso especial porque fiz o curso num local de plantação dessa flor, mas há outras, como violeta, capuchinha, que são mais empregadas. Os hábitos alimentares às vezes são difíceis de ser rompidos, mas podemos ter surpresas.
Bjs.
Liliane
Gina
aproveito a oportunidade para convidar você para o sorteio do Blog Sonhar e Ser.
Um delicioso doce de banana que meu marido conheceu e virou mania aqui…
Será muitíssimo bom ter você por lá.
Grande abraço,
fica na paz.
Gina
Vou lá, Liliane!!
Liliane
Gina… já ouvi dizeer sobre flores na culinária, mas nunca as utilizei.
Não sei porque, acho que por preconceito mesmo.rs
Não sei se me acostumaria com o sabor, afff….
Querida,mas tudo o que vc faz fica tão bonito que dá até vontade de arriscar, viu..
bjs.
Gina
Só provando mesmo. Gosto é algo pessoal. Temos preconceito com muitos alimentos, até bem conhecidos, imagine os menos utilizados!
Bjs.
She
Adorei! Embora ache que não teria coragem de provar, não sei… rsrs
Beijo, beijo querida!
She
Gina
Provei tudo do curso e olhe que foram muitos pratos, da entrada à sobremesa, que foi meu prato favorito.
Bjs.
Grazy - Delírios Gourmet
Oi Gina! Adorei esse post. Lembre-me de que há alguns anos atrás a minha mãe fazia bastante uso de flores na culinária. Ela adora isso, mas eu acho ainda bem diferente e não menos interessante.
Um bj pra vc!
Gina
Ainda não é algo que temos costume, não é verdade? Ficamos na alcachofra e couve-flor e só.
Beijo pra você também!
Lylia
OI Gina,
Ficou linda sua sobremesa.Aqui, tenho usado muito pouco, pois os preços ainda estão muito caros.Mas o visual fica lindo.
Bj,
Lylia
Gina
Essa sobremesa foi bem diferente do que estamos acostumadas, mas é muito interessante.
Bjs.
Gina Castro
Naco Zinha disse…
Oi, Luciana.Claro que gosto não se discute, mas particularmente com relação às flores, outras coisas influenciam no sabor. P. ex.: das pétalas de rosa, deve-se desprezar a parte branca, que faz a junção com a sépala, porque amarga. Quanto ao hibisco, segundo pesquisas, as folhas do tipo vermelho (não sei vc tem esse e se é orgânico) são a base de todos os chás que conhecemos como “frutas vermelhas” (morango, framboesa…). Adicionam-se frutas secas para dar sabor. Existe o chá de hibisco puro, que é o tradicional chá egípcio “karkadêh”, que pode ser tomado quente ou frio.
Quanto ao gerânio, passo lá no seu blog pra responder, porque essa resposta está virando um tratado (rsrs). Até lá. Bjs, Gina.
13 de Setembro de 2008 15:28
Gina Castro
Naco Zinha disse…
Oi, Neyma.Já fiz um passeio pelo seu blog.
Pois é, apesar de existir essa variedade de flores comestíveis, não é fácil achar para comprar. Aqui, achei capuchinha e amor-perfeito. Já os hemerocallis, pude saborear porque o curso foi na Agrícola da Ilha, local de cultivo dessa planta linda. Dê uma passadinha no site que divulguei.
Você também achou que eu fosse paranaense, mas sou uma fluminense, que vive no Paraná. E você fez o caminho inverso…
Bjs, Gina.
12 de Setembro de 2008 20:04
Gina Castro
Naco Zinha disse…
Oi, Odete. Obrigada pelo incentivo. Olhe, na verdade, escolhi Curitiba para residir e moro aqui há 7 anos, mas sou fluminense. Apareça sempre, será um prazer.
Bjs, Gina.
12 de Setembro de 2008 19:50
Gina Castro
Odete disse…
Oi Gina, obrigada pela visita. Achei otimo pois assim descobri seu blog que eh uma delicia. Assim como voce tambem sou Paranaense.
Beijo p/ ti
12 de Setembro de 2008 18:28