Doces

Pudim de leite com e sem furinhos

Para mim, tanto faz pudim de leite com e sem furinhos.

Ambos são muito doces…rs! Mas tenho que reconhecer que é um queridinho dos apreciadores de sobremesas.
Afinal, tem segredo para fazer o pudim com furinhos? Já tinha lido sobre isso, mas foi a prática que confirmou. Compare esse pudim com o de baixo.

Pudim de leite sem furinhos

 

Ambos foram feitos em banho-maria, no forno convencional, mas o primeiro foi assado em 230°. Cobri com papel alumínio e assou aproximadamente 1 h.
A receita é tradicionalíssima, com 1 lata de leite condensado, a mesma medida de leite e 3 ovos, mas eu costumo colocar 4 ovos. Bato bastante no liquidificador. Forma caramelizada, pudim assado e sirva geladinho, de preferência. Para os amantes de doces, difícil ficar numa só fatia…

Clívia

A clívia (Clivia miniata) é natural da África do Sul. Todos os anos essa planta me brindou com cachos de flores. Gerou mudas, que foram plantadas em outro vaso.
Em virtude da minha mudança e não ter espaço para tantas plantas, essa não irá comigo para a nova casa…

Compartilhar:

32 Comentários

  • Emanuelle Silva

    Bem queridos essa acho que essa sei responder…O pudim de leite é tipico do meu estado,e no Restaurante Escola Senac onde estudo se faz muito e todos os dias entao nós os alunos temos a chance de fazer analises na textura do mesmo…entao la vai…essa delicia tradicionalmente tem um tempo exato de cocçao,40 minutos(forno combinado)por isso quando passa do tempo de cocçao 5 minutos que seja,ele fica cheio de furinhos alterando sim o sabor…um abraço e quem tiver outras teses pode postar pra compararmos e a para que aprendamos juntos.

    • Gina

      Emanuelle Silva, o problema dos fornos é a grande variação entre os domésticos e fornos de confeitaria, por exemplo. Meus pudins, quando faço em temperatura mais baixa que 230° e assam por mais de 40 minutos, não ficam com furinhos. Grata por sua participação!!

    • Gina

      Sou uma curiosa sobre tudo que se refere aos alimentos. Não sossego enquanto não descubro os porquês. Engraçado como os simples furinhos fazem diferença no paladar!

  • Maurício Pereira

    Excelente dica! Então a diferença é a temperatura mais alta. Claro, o líquido ferve lá dentro e forma as bolhas, que viram “furinhos” depois. Sempre quis saber isso. O furadinho é meu preferido… 🙂

  • Léia

    Oi Gina, sendo pudim para mim não faz diferença com furinhos ou sem furinhos.Sendo pudim eu adoro.Estou com vontade de comer pudim e vendo sua receita fiquei com mais vontade ainda.Beijos querida.

  • paula pacheco

    Oi amiga, tudo bem com vc?
    Já fiz muitos pudins por causa das crianças e dos adultos da familia hehehhe. Adoro pudim de leite com furo primeiramente (realmente sempre quando utilizo forno mais quente e mais tempo, ele fica todo furadinho mesmo) e sem furos, quando utilizo forno médio e no tempo certo -do palito.
    Quer dizer que vai mudar? Me conta amiga, espero que não seja fora da nossa cidade.
    Um beijo grande e ótimo inicio de ano.

    • Gina

      Paula, há quanto tempo!!!
      Que bom você trazer sua experiência para confirmar minha afirmação!
      Não sairei da cidade, mas dá trabalho do mesmo jeito…
      Pra você também e toda sua família! As crianças devem estar crescidas, não as vejo há um tempinho…
      Bjs.

  • Guloso e Saudável

    Oi Gina,
    Gosto das duas versões com e sem furinho, embora que com furinhos fica mais macio, gosto de pudim principalmente com frutas, estes ficaram, lindos e deliciosos.
    Beijo, bom final de carnaval,
    Vânia

  • Paula Mello

    Eu só posso dizer uma coisa: amo pudim!! Com furo, sem furo, tanto faz!!! Sempre um final feliz para uma refeição, ou só pra beliscar quando bate aquela vontade de um docinho. Apesar que aqui em casa, uma família de 5 ogros, nada dura muito na geladeira.

    E que linda essa planta, Gina!! Eu não conhecia. Se eu morasse aí, pedia pra vc me dar, pois adoro plantas e tenho um quintal enoooorme, ela ficaria linda. Que pena! Mas com certeza, vc vai dá-la para alguém que ame cuidar de um verdinho e ela vai retribuir florindo e muito.

    Flores pra nós, ueba!! Bom restinho de Carnaval (graças a Deus tá acabando).

    beijooooo

    • Gina

      O bom do carnaval é mesmo o feriado pra muita gente.
      Tenho uma planta que dá uma flor linda e enorme. Já me pediram muda e o vaso está prontinho, esperando a amiga vir buscar. Infelizmente não dá pra levar tudo.
      Bom final de feriado!
      Bjs.

  • Calu

    Uau, é muita tentação junta, Gina.
    As vezes que consegui fazer o pudim areado foram de pura sorte.Nunca soube como acontecia.Agora já tenho as tuas dicas que porei em prática no próximo pudim.
    Boa terça de carnaval.
    Que flores lindas!!
    Bjos,
    Calu

  • Josy

    Gina querida, para mim tanto faz com furinho ou sem, aprendi a fazer com furinhos com a técnica de bater primeiramente os ovos por uns 2 minutos, e se for sem furinhos, bater todos os ingredientes juntos, mas vou testar do seu jeito pra ver como fica, gosto de pudim de leite condensado, mas não sou grande fã. As suas duas versões ficaram lindas.
    Essa flor é linda Gina, pena vc ter que deixá-la. Beijinhos, ótimo feriado

    • Gina

      Também me deram essa dica de bater bastante. Aliás, sempre faço isso, mas vou até acrescentar esse detalhe no post. Obrigada pela lembrança!
      Quanto às flores, serão muitas que ficarão…
      Um ótimo feriado pra você também!

    • Gina

      Chica, sempre deixo claro que, apesar de preferir fazer e consumir mais doces do que salgados, são sou chegada a pratos muito doces. Mas não é a opinião da maioria.
      Você viu como é simples fazer pudim com furinhos?
      Bjs.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *