Doces,  Queijos

Pudim de queijo com iogurte

Tentar se desfazer das inúmeras receitas que dispomos não é tarefa fácil. Ficam, muitas vezes, por anos esperando execução. Foi num desses dias, que me propus a realizar essa árdua tarefa, que encontrei esse pudim de queijo com iogurte num livreto de receitas da minha antiga iogurteira. Inusitado, é verdade, mas resolvi experimentar, apesar de ter um ingrediente que jamais empreguei em pudins…

Pudim de queijo com iogurte:

2 copos de iogurte natural (400 ml)
1 lata de leite condensado (395 g)
5 ovos
150 g de queijo minas meia cura
50 g de farinha de trigo
50 g de manteiga sem sal

Calda:

1 xícara (chá) de açúcar
4 colheres (sopa) de água

Preparo:

Coloque açúcar e água diretamente na assadeira e leve ao fogo brando até derreter e caramelizar. Deixe esfriar.
Bata no liquidificador todos os ingredientes do pudim e coloque sobre a calda fria. Leve ao  forno preaquecido a 180°, em banho-maria, por 50 minutos. Cubra com papel alumínio.
Obs.: Esse pudim não fica muito doce. Cuidado com o teor de sal do queijo e dê preferência para o iogurte caseiro, que é menos azedinho. Fica com uma consistência mais firme que o pudim de leite. Usei o queijo meia cura, mas penso que o uso de um queijo minas frescal, com menos teor de sal, seja ainda melhor!

Violeta lilás e branca
Tenho dez vasos de violetas e a metade está florida assim. Dá gosto ver a beleza dessas flores, a variedade de cores e texturas. Essa branca tem um “babadinho” lilás, minha cor favorita. Os vasos foram pintados com tinta feita à base de terra colorida natural, uma técnica aprendida num curso de jardinagem. Nossa turma foi coletar as terras num morro em cidade vizinha.
Com minha mudança de residência, que está próxima de acontecer, estou doando para a professora minhas terras coloridas, que tive oportunidade de mostrar nesse post. Dê uma olhadinha na variedade que existe. Pena que já não tenho a verde!!

Compartilhar:

46 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *