Pudim de queijo com iogurte
Tentar se desfazer das inúmeras receitas que dispomos não é tarefa fácil. Ficam, muitas vezes, por anos esperando execução. Foi num desses dias, que me propus a realizar essa árdua tarefa, que encontrei esse pudim de queijo com iogurte num livreto de receitas da minha antiga iogurteira. Inusitado, é verdade, mas resolvi experimentar, apesar de ter um ingrediente que jamais empreguei em pudins…
Pudim de queijo com iogurte:
2 copos de iogurte natural (400 ml)
1 lata de leite condensado (395 g)
5 ovos
150 g de queijo minas meia cura
50 g de farinha de trigo
50 g de manteiga sem sal
Calda:
1 xícara (chá) de açúcar
4 colheres (sopa) de água
Preparo:
Coloque açúcar e água diretamente na assadeira e leve ao fogo brando até derreter e caramelizar. Deixe esfriar.
Bata no liquidificador todos os ingredientes do pudim e coloque sobre a calda fria. Leve ao forno preaquecido a 180°, em banho-maria, por 50 minutos. Cubra com papel alumínio.
Obs.: Esse pudim não fica muito doce. Cuidado com o teor de sal do queijo e dê preferência para o iogurte caseiro, que é menos azedinho. Fica com uma consistência mais firme que o pudim de leite. Usei o queijo meia cura, mas penso que o uso de um queijo minas frescal, com menos teor de sal, seja ainda melhor!
Tenho dez vasos de violetas e a metade está florida assim. Dá gosto ver a beleza dessas flores, a variedade de cores e texturas. Essa branca tem um “babadinho” lilás, minha cor favorita. Os vasos foram pintados com tinta feita à base de terra colorida natural, uma técnica aprendida num curso de jardinagem. Nossa turma foi coletar as terras num morro em cidade vizinha.
Com minha mudança de residência, que está próxima de acontecer, estou doando para a professora minhas terras coloridas, que tive oportunidade de mostrar nesse post. Dê uma olhadinha na variedade que existe. Pena que já não tenho a verde!!
46 Comentários
Queila Sueess
@nacozinhabrasil Muito
Queila Sueess
Genteeeeeeee 😍😍😍😍👏👏👏👏👏👏😋😋😋😋😋😋
Gina
@queilasueess Tentador, né?
Lar Canadense
Maravilha 😍
Alcina Martins
Que lindo ficou😍 perfeito
Gina
@alcinamjmartins Pudim tamanho família. 😊
Karol Nogueira
Que delícia!! E que coisa mais rica as cerâmicas ❤
Gina
@estudodaleveza Que bom que você comentou sobre as cerâmicas. Coletamos umas 8 cores de terra colorida, inclusive verde! E
Adrianne Ferrer
Que delicia , adoro pudim de queijo
Gina
@didi55555 Esse é do meu jeito, menos doce. 😉
Teresa Newman
Que lindeza! Já fiz de queijo, de iogurte, os dois juntos ainda não. Preciso!
Gina
@teretetenacozinha Pronto, já aticei você! 😘
Marilúcia Pereira Aguiar
Fiquei com água na boca
Gina
@maripaguiar2 Irresistível, né?
Cristina Lunardeli
Lindão, bem que eu queria pudim hoje. 😊
Gina
@blogaboborameninacristina Eu também!! 🤣
Corina Carneiro
Querida Regina,
Compartilgei essa receita de pudim de iogurte.Deve ser delicioso.E,tenho admiracao pir violetas!!Deus a ilumine cada vez mais.Da amiga,Corina.
Gina
Corina, companheira de trabalho, que bom ter você por aqui!
Grata por compartilhar! Experimente esse pudim e depois me conte o que achou.
Bjs.
gracia
Essa receita de pudim de queijo com iogurte deve ficar muito boa, vou fazer, depois euconto …
As violetas são maravilhosas, um espetáculo da natureza, aqui em casa elas não faltam !
Obrigada pela receita um beijo pra ti.
Gina
As flores sempre estão presentes no meu dia a dia, inclusive na cozinha, como diz o slogan do blog… Minhas violetas estão muito floridas. São lindas mesmo!
Bjs.
Bombom
Adoro cozinhar, mas os Pudins não são o meu forte (nem as Gelatinas). Nunca me ficaram mal, mas tenho sempre um receio estúpido…Gostei muito desta receita com Queijo e Iogurte e já a anotei. Aqui não temos Queijo de Minas, mas parece-me ser um queijo de sabor forte. Quem sabe se poderei substituir pelo nosso Queijo da Ilha (de S. Jorge nos Açores). Vou experimentar! Obrigada pela partilha.
Também adoro Plantas e Flores. No quintal da minha aldeia tenho muitas violetas que foram plantadas pela minha sogra (que morreu há mais de 40 anos) e todos os anos dão flores por duas épocas! As da foto que nos mostra sâo muito lindas e de uma espécie diferente das minhas, que são vulgares, mas não sei o nome científico. Achei a ideia de pintar os vasos uma delícia e a sugestão de juntar cola parece-me óptima. Nunca me tinha lembrado de o fazer, para a tinta não estalar. Obrigada. Bjs. Bombom
Gina
Bombom, o que a gente não quer é virar o pudim e ele se quebrar, mas será que já não aconteceu com todo mundo?
Se gosta de sabores mais fortes e pudins não tão doces, esse combina. Nada impede de se empregar mais açúcar também, se for o caso, mas o sabor do queijo, esse sim é bem pronunciado.
Nossa, que beleza a duração dessas violetas! As violetas existem de variadas texturas, simples ou dobradas e são mesmo lindas!
Essa pintura é ótima, não solta a tinta nem mesmo pegando chuva ou sol.
Grata pelo comentário tão detalhado!
Bjs.
Sandra Bylaardt
Está um espetáculo mesmo, Gina!
Uma receita digna de suas violetas lindas!
Um beijo querida!
Gina
Pena que as flores não durem mais. É a vida…
Bjs.
alcina
Que lindo ficou o seu pudim, eu há algum tempo atrás também fiz um pudim de queijo mais para aproveitar um queijo creme que tinha no frigorífico e gostei bastante 🙂
Gina
Com queijo creme o sabor fica diferente desse porque são queijos bem distintos, mas em ambos o que predomina mesmo é o sabor do queijo.
Bjs.
Adriana
Esqueci de comentar das violetas. Tenho medo de ter, pois as da minha mãe sempre morriam, fiquei com a impressão de serem plantinhas frágeis. E eu fico bem triste quando as plantas morrem, para mim é igual a cachorro que morreu, rs, gosto não. Você me daria alguma dica para cuidar bem delas? De repente me animo de tentar, são tão mimosas. Beijo!
Gina
Adri, as violetas precisam de solo bem adubado e a rega não pode ser demasiada, devendo escoar facilmente pelo buraco de drenagem. Só molhe quando estiver com a superfície seca. Com o calor do Rio, talvez você precise regar diariamente no verão. Mas essa questão de planta morrer acontece com qualquer um. Já perdi várias, mas tem muitos fatores envolvidos e algumas plantas não são perenes mesmo.
Bjs.
Adriana
Gina, sou chatinha para doces com queijo, não é todos que gosto. E gosto de doce bem doce. Mas acho que sua sugestão de fazer com um queijo minas bem sem sal – ou uma ricota, quem sabe – pode dar certo para mim. Meu marido já adora doces com queijo, seria um meio termo para nós dois, rs. Mas faria questão de tacar uma calda bem doce! Rs. Beijos, seu pudim ficou lindo, tão perfeitinho…
Gina
Rsrsrs! Cada um com seu gosto, né, Adri? Acho que eu sou uma exceção… Vejo que a maioria das pessoas gosta mesmo é de pratos bem doces.
Bjs.
Josy
Gina querida que lindo seu pudim, e pelos ingredientes que leva deve ficar bem grande. Gostei muito, adoro queijo e o iogurte deve ter dado um sabor incrivel ao doce, fora que não deve ser muito doce, não sou amiga de doces muito doces hehe, e me parece que o iogurte e o queijo quebram um pouco o doce do leite condensado. Vou levar a receita, achei ótima e dá um belo resultado. Gina assim que bati os olhos nas suas violetas não pude deixar de notar os vasinhos, que lindos! Que trabalho lindo, amei as terras coloridas, super curioso não conhecia, e achei linda a pamonha servida como se fosse uma enorme bala. As outras culturas por esse mundão afora sempre me encantam. Essa violeta com o babadinho em lilás é de uma delicadeza que só pode vir de Deus mesmo, uma obra prima. Beijinhos amiga, boa noite
Gina
Sabe, Josy, gosto tanto de flores e você nunca deixa de assinalar esse meu toque pessoal. Preciso divulgar mais a beleza delas no facebook. Sim, são obras-primas!
Boa noite, amiga!
Dafne Augusto
Que coisa mais linda Gina. Nunca vi iogurte no pudim kkkk Deve ter ficado uma delicia pq pela foto ele está incrível.
Gina
Até eu vir essa receita, nunca tinha visto outra igual.
Nara Serafim
Oi Gina!
Tu te enganou ao colocar nome na receita, o pudim é de queijo com iogurte e no título está Pudim de Coco com Iogurte.
Nada que prejudique a receita que é maravilhosa e que eu vou fazer!
Beijos
Nara
Gina
Nara, ainda bem que tem gente que realmente lê o que a gente escreve e se interessa, de fato, pela receita. Já corrigi. Obrigada!
Bjs.
chica
Que delícia!Adoro pudim. beijos,chica
Gina
Esse fica menos doce e combina mais comigo.
Bjs.
Léia Silva
Gina querida
O teu pudim é o mais lindo que já vi – parabéns!
Realmente é inusitado!
Adorei os ingredientes usados.
Um grande abraço
Léia
Gina
Ele fica bem encorpado e não perco oportunidade de experimentar todo tipo de pudim.
Beijos, querida!
Lia
Que delícia de pudim Gina e que lindo ficou e com queijo? Deve estar delicioso!!
Beijinhos grandes,
Lia.
Gina
Acho que devemos provar sabores diferentes, afinal a culinária é muito vasta e há gosto para todos.
Bjs.
Sandra Batista
Primeira reação ao ver este maravilhoso pudim…QUE ESPETÁCULOOOOOOO!!
Ficou tão perfeitinho e que delicia deve ser!!
Beijinho
Gina
Obrigada, Sandra! Os ingredientes acabam favorecendo à apresentação.
Bjs.
sao33
Esse pudim ficou tão lindo e tão perfeito.
Adorei.
bjs
Gina
Sao, diria que é um pudim robusto…rs!