Kaak el nakache (biscoito argelino)
Biscoitos

Biscoito argelino (Kaak nakache)

As frutas secas sempre estão presentes na minha cozinha. Elas suprem muito bem aquela vontade de comer algo doce após as refeições, com algumas vantagens. Claro que quantidade faz toda a diferença e não dá pra abusar com as calorias.
Esse biscoito argelino é recheado com tâmaras, uma fruta muito rica em nutrientes, que evita insônia e auxilia no controle da hipertensão. 

Kaak el nakache (biscoito-argelino2)

Biscoito argelino (Kaak nakache)

Massa
2 e 1/4 xícaras (chá) de farinha de trigo
1/2 xícara (chá) de açúcar (75 g)
1 pitada de sal
1 colher (café) de extrato de baunilha
1 pitada de fermento em pó
60 g de manteiga
1 gema pequena
60 ml de leite (1/4 de xícara de chá)
Água de flor de laranjeira a gosto (usei 1 colher de chá)

Recheio:

100 g de tâmaras
1/2 colher (café) de canela em pó
1/2 colher (café) de água de flor de laranjeira
1/8 xícara (chá) de amêndoas picadinhas (opcional)

Passo a passo kaak el nakache

Preparo:

Massa – A receita original recomenda bater em batedeira, mas eu resolvi misturar todos os ingredientes apenas, separando 1 colher de sopa rasa de açúcar para usar no recheio.
Recheio – Se as tâmaras não estiverem muito macias (era o meu caso), você pode cozinhá-las em pouca água com a colher de sopa de açúcar. Bata-as no liquidificador ou no processador e volte ao fogo para secar bem. Deixe esfriar, misture as amêndoas picadinhas (se desejar), a canela e a água de flor de laranjeira.
Divida a massa em porções iguais, tal como o recheio, formando bolinhas. Separe uma pinça dentada, como essa da foto (usei um pegador de gelo), que servirá para decorar. Abra cada massa em retângulo de 13 cm x 2 cm e cada bolinha de recheio numa “cobrinha” menor. Sobreponha-a na massa, enrole e feche, formando rosquinhas.
Leve ao forno preaquecido a 180° por aproximadamente 15 minutos, em assadeira untada e enfarinhada.

Decoração

Com o auxílio da pinça, faça a decoração desejada. Essa é a forma mais comum que encontrei. O mesmo processo utilizei para fazer os pães do Azerbaijão, os shakerburas, que ficaram com uma apresentação ainda melhor.
A receita é daqui. A quantidade original de água de flor de laranjeira era bem maior, mas fiquei com receio de ficar muito forte, por isso reduzi. Fica com teor de açúcar no ponto, sem exagero. Fiz a metade da receita e renderam 12 biscoitos.
Nota: Considerado como bolo argelino, preferi chamá-lo de biscoito.

Selo "Comer bem para viver melhor"

A amiga Josy está promovendo, juntamente com mais 3 companheiras, uma coletiva chamada “Comer bem para viver melhor” envolvendo legumes, vegetais e frutas. O alimento da vez é a fruta seca e com esse biscoito argelino, feito com tâmara, participo da coletiva.

Tamareira-de-jardim

Tamareira-de-jardim (Phoenix roebelenii - flor fêmea)
A Phoenix roebelenii é natural do Vietnã e da Tailândia. Essa é a flor fêmea da tamareira-de-jardim.

Compartilhar:

17 Comentários

    • Gina

      Gabrielli,
      O doce típico tem água de flor de laranjeira e é um ingrediente muito usados em países como esse. Você pode usar água de rosas ou deixar só a baunilha, ok?
      Um abraço.

  • Josy

    Gina querida que biscoitinhos lindos, sabe que gosto muito de tâmaras e quase não a utilizo em receitas por não saber o que fazer com elas, mas agora ja dá pra se ter uma idéia do que fazer, depois de ver esses biscoitos, adoro essa forma que vc os fêz. Lembro direitinho dos pães que vc ja fez aqui. Dá mesmo um efeito magnifico. Gostei muito da receita ainda mais levando amêndoas que adoro. Obrigada por sua participação. Gostei demais. Beijinhos, ótima semana
    Ah. Nunca tinha visto uma tamareira, achei interessante os frutos, parecem pequenas azeitonas pretas hehe.

    • Gina

      Participar da sua coletiva foi unir o útil ao agradável, Josy!
      Essa tamareira não é a que dá os frutos, mas, pela semelhança com a tâmara, o nome popular da planta é tamareira-de-jardim.
      Bjs.

  • Marly

    Oi, Gina,

    A palavra ‘biscoito’ (ou bolacha, rsrs) já é um chamariz pra mim, e o emprego das tâmaras também me atraiu, pois tenho umas dando sopa faz tempo, rsrs. Achei estes muito interessantes e graciosos, então vou levar a receita deles, obrigada!

    Um beijo e ótima semana

    • Gina

      Marly,
      Você sabe que os biscoitos (no meu linguajar carioca) foram o principal incentivo para eu ter um blog? Já são quase 50 receitas publicadas, mas eles continuam me atraindo!
      Boa semana!

  • Fabiola

    Oi Gina, que perfeição estes biscoitos e bem inusitado para nós com tâmaras. Pena que não temos o costume de comê-las sempre, muitos nem sequer conhecem. Mas elas vão tão bem como recheios! Tenho um apontador globo igualzinho ao seu! Beijos mil. Fabiola

    • Gina

      Fabi, as tâmaras não tenho em casa com tanta frequência, mas outras frutas secas, como ameixa, figo turco, passas, damasco, sempre tenho. Assim que vi esses biscoitinhos de tâmaras, além do formato interessante, o fato de ter as frutas em casa já foi o empurrãozinho que faltava para colocar a mão na massa.
      Boa semana!

    • Gina

      Esqueci de comentar sobre o globinho. Era da minha filha, que deixou aqui e, na minha mudança, não quis me desfazer dele porque acho muito bonitinho. Viu como já arrumei uma utilidade para ele? Detalhe: focando a África…

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *