Risoto de carne seca com moranga
Há alguns anos solicitei aos colegas de trabalho que me trouxessem uma receita doce e uma salgada. Lancei a idéia de fazermos um livro e foi concretizada. Coordenei essa atividade e fiz 31 das 64 receitas, fotografando para impressão do livro. Selecionarei algumas para postar aqui e começo pelo risoto de carne seca com moranga, que foi trazido pelo J. Henrique. Ele ainda preparou para nós saborearmos, lá mesmo na empresa. Essa é uma receita para muitas pessoas.
Risoto de carne seca com moranga
1 kg de carne seca cortada em cubos pequenos
1,2 kg de bacon fatiado
3 linguiças calabresas picadas
4 cebolas
1 kg de arroz arbório
1 tablete de caldo de carne
1 moranga média
1 copo de requeijão
250 g de queijo parmesão ralado
1 maço de cheiro verde
Preparo
Deixe a carne um dia de molho ou ferva para retirar o sal.
Corte a moranga e cozinhe na água com caldo de carne. Retire do fogo antes de amolecer por completo, reservando 1/3 para enfeitar o prato e volte ao fogo para terminar o cozimento. Amasse-a e reserve.Aproveite a água já coada para cozinhar o arroz.
Refogue em panela grande o bacon, a linguiça, a cebola, a carne e o arroz. Adicione a água e mexa ao longo do cozimento. Quando estiver pronto, adicione o requeijão, o purê de moranga, o parmesão e mexa bem. Enfeite o prato com cubos de moranga e cheiro verde.
encantadoras. Aliás, sou suspeita pra falar de orquídea, já que é minha flor preferida.
3 Comentários
Gina Castro
Oi, Filipa!
Realmente o risoto é bem gostoso.
As orquídeas são fantásticas e a natureza como um todo é maravilhosa.
Obrigada pela visita. Bjs.
Filipa
Esse risotto deve ser fantástico! E que lindas as orquídeas!! Eu adoro! Tenho um montão delas em casa.
beijinhos
Gina Castro
Neyma disse…
Ola Gina,
Obrigada por sua visita, adoro quando vc deixa seus comentarios. Acho que este risoto deve ficar muito bom servido dentro de uma moranga, o que acha? Vou experimentar.
Nossa! Essas orquideas estão fantáticas! Aqui em Itaipava também temos muitas variedades. Ja estive neste Jardim Botânico aí em Curitiba, morei por 3 anos em Curitiba quando criança e mais tarde meu irmão foi morar aí quando casou e retornei a cidade para visitar. Hoje ele mora em Santa Catarina. A região Sul é maravilhosa!!
Beijos
20 de Setembro de 2008 08:13