Tortas salgadas

Empadão de bacalhau

Como fazer um empadão de bacalhau e decorar com um peixinho! Sabemos da versatilidade das tortas salgadas em servir tanto para uma refeição principal, quanto para um lanche. Sendo assim, escolher o bacalhau como recheio, sabendo que é quase uma unanimidade entre os apreciadores de pescados, é garantia de sucesso. Além disso, já tinha no arquivo a imagem de um bacalhau inteiro. Pronto, essa foi a deixa para eu tirar a imagem do virtual e materializá-la na decoração. Quem me acompanha sabe como gosto dos detalhes…

Empadão de bacalhau

Massa:
200 g de manteiga sem sal
3 gemas
2 colheres (chá) de sal
6 colheres (sopa) de leite
400 g de farinha de trigo
1 gema para pincelar

Recheio:
600 g de bacalhau dessalgado em lascas (usei Bacalhau Dias)
1 colher (sopa) de manteiga
3 colheres (sopa) de azeite de oliva
1 cebola grande picadinha
2 dentes de alho
1/2 pimentão vermelho picadinho
1 tomate sem sementes picadinho
1 colher (chá) de páprica picante
1 colher (café) de açafrão da terra (cúrcuma)
Cebolinha a gosto
Sal a gosto

Empadão de bacalhau - recheio

Preparo:
Massa – Misture manteiga, gema, sal e leite. Vá acrescentando farinha de trigo sem trabalhar muito a massa, forme uma bola e leva à geladeira por 30 minutos.
Recheio – Aqueça manteiga e azeite, adicione a cebola, o alho, o pimentão, o tomate e refogue, mexendo de vez em quando. Acrescente o bacalhau dessalgado em lascas, cebolinha e sal. Deixe apurar uns 2 ou 3 minutos e desligue.
Forre o fundo e as laterais de um refratário com a massa, coloque o recheio já frio e cubra com o restante da massa. Passe gema de ovo com umas gotas de água em toda superfície do empadão. Leve ao forno preaquecido a 190° por aproximadamente 30 minutos ou até dourar.
Nota: Reservei uma pequena porção de massa, peguei o desenho de um bacalhau e risquei na massa aberta. Coloquei relevo no olho e na espinha dorsal.

Peixinho (Nematanthus westtsteinii)
O peixinho (Nematanthus westtsteinii) é natural do Brasil.

 

Compartilhar:

31 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *