Massas,  Salgados

Nhoque de banana-da-terra com shimeji branco

Esse nhoque de banana-da-terra estava num folheto distribuído num evento gastronômico. Onde quer que vamos, parece que somos atraídos pelas receitas que chegam às nossas mãos. São as revistas de consultórios médicos,  dos ônibus interestaduais, das revistas de bordo, dos empórios, mercados…
A banana-da-terra é muito apreciada aqui em casa, de todas as formas, seja doce, como a banana-da-terra assada com laranja ou salgada, como o escondidinho de carne seca com banana. Tinha certeza que ficaria bom esse nhoque também. 

Nhoque de banana-da-terra:

2 bananas-da-terra
1 colher (sopa) de manteiga
1 gema
Sal e pimenta-do-reino  a gosto
Queijo parmesão a gosto
Farinha de trigo (quanto baste)

Preparo:
Escolha bananas maduras e leve ao forno com a casca por aproximadamente 20 minutos ou cozinhe (foi o que fiz). Numa tigela, amasse as bananas, acrescente a manteiga derretida, a gema, sal e pimenta, o parmesão e misture bem. Vá acrescentando farinha de trigo aos poucos, até soltar da mão. É preferível deixar ainda “pegando” a massa e polvilhar uma superfície com farinha para fazer os rolinhos. Corte os nhoques e cozinhe aos poucos em água salgada. À medida que for boiando, vá retirando e reservando. Coloque mais e cozinhe, até terminar.

Molho de shimeji branco:
100 g cogumelo shimeji branco
2 colheres (sopa) de manteiga
2 colheres (sobremesa) de shoyu
2 colheres (sopa) de vinho branco
1 colher (chá) de hondashi
Cebolinha a gosto

Preparo:
Limpe o shimeji com papel toalha úmido. Leve ao fogo a manteiga, acrescente o shimeji e o shoyu. Deixe cozinhar, mexendo, por 2 minutinhos. Se necessário, acrescentar um pouquinho de água. Adicionar o vinho branco e o hondashi e deixar mais 1 ou 2 minutinhos. Desligue, coloque sobre o nhoque e finalize com a cebolinha.

Shimeji branco

Esse foi o shimeji branco (Pleurotus ostreatus) que usei, cultivado em casa e retirado após a liberação dos esporos, conforme recomendação do produtor. Gosto muito de cogumelos, que, além de saborosos, são nutritivos.

Compartilhar:

10 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *