Colomba pascal com gotas de chocolate
Olha, se eu fosse você, não deixaria de fazer essa colomba pascal, afinal a receita é de um padeiro bem conhecido, o Shimura. Embora não tenha feito a minha “colomba” em formato de pomba, como o nome sugere, minha páscoa não vai deixar de ter uma por causa disso.
Colomba pascal com gotas de chocolate:
500 g de farinha de trigo
130 ml de água
30 g de fermento biológico fresco
75 g de açúcar
2 ovos
2 gemas
Raspas de 2 laranjas
90 g de manteiga
5 g de sal
Recheio:
250 g de chocolate em gotas
Cobertura:
75 g de castanha de caju
2 claras
90 g de açúcar de confeiteiro (usei menos)
Preparo:
Massa – faça uma esponja com 75 g de farinha de trigo, 75 ml de água e o fermento. Misture os ingredientes, de preferência numa batedeira com gancho, mas em velocidade baixa, até homogeneizar. Deixe descansar 30 minutos. Enquanto descansa, em outra tigela, misture o resto da farinha, o açúcar, os ovos, as gemas, o restante da água e as raspas de laranja. Junte à esponja já descansada e bata com gancho em velocidade média. Acrescente, por último, a manteiga, o sal e misture até homogeneizar e soltar da lateral da tigela. Desligue e incorpore as gotas de chocolate aos poucos. Divida em 2 porções e deixe descansar por 30 minutos. Depois desse tempo, modele e coloque nas formas. Deixe crescer até dobrar de volume.
Cobertura – Bata as claras rapidamente, sem precisar chegar em ponto de neve, acrescente o açúcar de confeiteiro, as castanhas moídas e misture bem. Coloque sobre a massa e leve ao forno preaquecido a 170º por cerca de 35-40 minutos.
Obs.: Se gostar da cobertura mais doce, deixe os 90 g de açúcar mesmo.
Receita adaptada do Rogério Shimura.
Foto: Paulo Araújo
A erva-pombinha (Corrigiola littoralis) é natural da África do Sul.
10 Comentários
Letícia Ono
Ficou lindona também!
Fabiola
Regina, que delícia, preciso preparar umas também!
Marcia B. Santos
Gostaria de saber se posso fazer essa colomba com as maos ou em batedeira com batedor tipo aspiral, pois nao tenho batedor tipo gancho.
Gina
Márcia,
É preferível sovar com as mãos do que usar a espiral (raquete), já que ela não aguenta massas de pão, que são mais encorpadas, ok?
Um abraço.
Paula Mello
Opa!! Aqui vai mais uma receita da Gina para o meu caderno!! Sempre faço a mesma, mas agora vou variar, a sua me pareceu mais molhada. As gotas de chocolate tb são preferência dos meus filhos. A cobertura fica quebradiça? Hummmm… E haja raspa de laranja, que eu amo. Vou fazer a versão com frutas para presentear uma amiga e minha mãe.
Então, com essa delícia em mente, desejo a você, seus filhos, marido e toda a sua família uma santa Páscoa, e que a ressurreição de Jesus traga renovação espiritual, com novos caminhos à frente, muita paz e saúde.
beijos
Gina
Isso mesmo, Paula, fica molhadinha, com bastante sabor de laranja e a cobertura fica quebradiça sim. Siga os tempos de descanso direitinho e, com esse tempinho mais frio o crescimento da massa pode demorar um pouco mais ou precisar de forno levemente aquecido e desligado para ajudar nessa etapa. Dava gosto de ver a massa crescida e amanteigada.
É sempre tempo de renovação, mas essa época convida mais à reflexão. Que sua Páscoa também seja cercada de momentos assim!
Bjs.
agela
nossa Gina, ficou divina, meus filhos adoram, mas preferem com frutas, vou reproduzir logo, logo, bjs
Gina
Sabe quando você vê que a textura está perfeita? Bem amanteigada, úmida, nossa!! Muito boa a receita. Acabei de comer com cafezinho!!
Bjs.
Rachel Azevedo
Eu até achei as formas no formato original, amiga… mas ainda não saiu nenhuma colomba por aqui. Acho que acgora ficou um tantinho mais animada, vamos ver!!!
Suas fotos ficaram lindas, muito bonitinha essa erva-pombinha não conhecia!
Aproveito para desejar uma Feliz Páscoa para você e sua família!!!
Bjuss!!!
Gina
Rachel, a receita é do Shimura, reduzi um pouco o açúcar da cobertura, mas basicamente a massa está tal e qual. Se você gosta mais doce, a receita original mandava colocar 90 g de açúcar de confeiteiro.
Existe uma orquídea, que parece mesmo com uma pombinha, mas como não consegui uma foto onde pudesse pedir autorização em tempo hábil, usei essa mesmo. Esse fotógrafo e blogueiro é meu conhecido há tempos e sabe que uso suas fotos com todos os créditos.
Feliz Páscoa para você também!
Bjs.