Figos grelhados ao creme
Tudo começa com essa fruta linda, o figo. Conto, abaixo, minha relação com ela, que vai da aversão à tolerância.
Que tal figos grelhados ao creme?
Figos grelhados ao creme
4 figos frescos
40 g de açúcar
3 gemas médias
1 pitada de noz-moscada
250 g de creme de leite fresco (nata)
1/2 colher (sopa) de mel
Preparo
Na batedeira, coloque as gemas, o açúcar e a noz-moscada e bata por 5 minutos. Coloque aos poucos o creme de leite, sem parar de bater. Transfira para uma panela em fogo baixo. Bata com o fouet e cozinhe até ficar levemente espesso, mas não deixe ferver. Retire do fogo.
Pincele o mel na parte interna dos figos cortados ao meio, ponha-os numa frigideira aquecida por 2 minutos (abaixe o fogo para não dourar demais).
Sirva os figos com o creme e decore a gosto.
Decididamente, se você gosta de figos frescos, é sempre melhor consumi-los ao natural. Mas como sobremesa (nada light…) essa é atraente. Gostei mais de comê-los caramelizados no mel.
Veja, também, creme de castanha portuguesa com chocolate.
É engraçado como às vezes cismamos com determinados alimentos. Quando provei figo fresco pela primeira vez, não gostei nem um pouco e nunca mais quis saber deles.
Até os figos em calda não me agradam muito. Mas achava uma fruta linda. Com o passeio pelos blogs, vi tantas receitas com eles, que resolvi dar uma nova chance ao meu paladar…
Por ter tido uma primeira impressão ruim, não saberia escolher e quando decidi comprar novamente, a vendedora deu-me dica para identificar os melhores. Comprei meio ressabiada, achando que estavam passados, mas estavam uma delícia. Se tivesse escolhido pela aparência, traria mais firmes e seria uma nova decepção. Pronto, fiz as pazes com o tal figo.
Foto: Midori-wikimedia.
28 Comentários
Flora Maria
Venho de família portuguêsa que sempre valorizou muito os figos.Vou experimentar sua sugestão,que parece deliciosa.Aqui em São Lourenço os figos cristalizados são uma tradição.Beijo
Gina
Fernanda, não existe alimento que seja unanimidade, não é? É bom a gente dar mais uma chance quando o alimento é uma fruta.Talita, mais uma sortuda quem tem pé de fruta em casa!Cinema e pipoca, tudo a ver não?Heloísa, foi um prazer acompanhar.Odete, taí um tipo que deve ser bem gostoso, o figo seco, ainda não provei.Thais, seja bem-vinda!Uns gostam, outros nem tanto e há quem deteste…Obrigada e volte sempre.Beijos a todas!
Rose
oiiis…Gina, acho essa fruta muito chiquetosa…rsrsMas eu não consigo gostar dela, parabéns a você que conseguiu…mas o marido é apaixonado por essa fruta…vou fazer pra ele…rsrsBjinhus!!!
Abobrinhas na Cozinha
Gina, encontrei o Naco Zinha passeando entre os blogs! Adorei, parabéns! Tem muita coisa gostosa por aqui :)Amo figo, é uma das minhas frutas prediletas. E com esse creminho deve ter ficado muito bom!BeijosThais
Odete
Amo figos, todos. Soh de pensar numa compota deles verdinhos, ou entao aqueles cristalizados, meudeus! Meu marido sabendo dessa minha paixao, me traz figos secos, quando os frescos estao fora de epoca, pode!Por aqui, agra estao na epoca e temos algumas variedades.Gostei como fez a sobremesa, parece chic.
Heloísa
Gina,Voltei, e quero agradecer sua participação nos comentários sobre a viagem.Que delícia de prato. Adoro figo.Beijo.
Talita
Não vejo a hora do meu pezinho de figo produzir! Gostei muito do seu relato da pipoca no meu blog! =)
devaneios domésticos
Vou confessar que não sou assim tão íntima de figos, mas esta sua receita simples e bonita deu vontadinha de experimentar.Bjks,Fernanda
Gina
Rute, tenho várias fontes de consulta sobre plantas. Encontrei rapidinho, mas não consegui confirmar se era rara.Sim, a Aloe vera é uma suculenta.Também gostei muito, fui logo falar para o meu marido sobre o post que a Alcina fez. Virou um forum diferente.Que venham outros!Zininha, experimente com o mel sim, ficou bem gostoso.Pra você também, mas preciso maneirar nas gostosuras, porque preciso fazer dieta…Carol, nem posso falar nada de seu hábito de comer com leite condensado, já que minha receita com esse creme não ficou nada light.Cláudia, quem sabe você resolva dar uma nova chance ao figo, como eu? Mais uma coincidência, hein!Paula, gosto é algo mesmo pessoal. Manga é uma das minhas frutas favoritas e gosto de todo jeito. Quando morei em Minas, comprava uma compota de manga deliciosa e não vejo à venda em lugar nenhum. Já tentei fazer, mas não fica igual, preciso tentar novamente.Micas, adoraria ter um pé de fruta no quintal, mas não tenho espaço.Bem, mas certamente não seria figueira, poderia ser goiabeira, mangueira…Alcina, eu também, precisamos promover outros fóruns assim!Pelo que vejo, em todo lugar essa fruta é cara. Na Noruega, a Cláudia disse que é a mais cara, aí todas disseram que também é. Aqui igualmente, já que não é vendida a quilo e sim em caixa. Qualquer dia vou pesar para ter uma noção real. Nada como ter uma fruteira em casa.Veja como são as coisas, umas pessoas não gostam e outras até sonham!Léia, isso aconteceu comigo em relação a outros alimentos também, como beterraba, rúcula, mistura de alimentos salgados com doces e outros.Bom ter gostado da sugestão.Beijos a todas!
Cucchiaio pieno
Querida Gina, eu também estou apaixonada pelos figos e, assim como voce, antes nao me agradavam muito, mas aqui na Italia eles adoram e passei a gostar também!
Gostei de mais desta receita, farei na primeira oportunidade.
Um grande abraço
Léia
Alcina
Voltei 🙂
Gostei do enredo entre blogs da Rute hehe
Os figos por aqui também são um bocadinho caros,talvez por ser uma fruta que se amassa muito fácil!! mas quem tem arvores, ou algum amigo ou vizinho que tem, enche a barriga hehe
Eu no ano passado até sonhei com um balde de figos enormes que um tio meu levou prá minha mãe e como estou longe não provei nenhum, foram todos para as senhoras que tomam conta do meu pai 🙁 histórias hehe
Bjinhos
micas
Adorei a receita, eu tenho 4 arvores enormes (figueiras) e confesso que para o fim já estamos todos fartos da frutinha, acaba por se estragar e cair para o chão. Esta tua receita é uma maneira de aproveitar mais algumas frutas, vou levar comigo.
Beijinhos linda
Paula Pacheco
Gina, engraçado nossos paladares, as vezes sentia o mesmo que vc não só em relação ao figo mas com outras frutas,por ex. manga só gosto na fruta, não vaino picole, nem na mousse….mas é isso ai chance ao paladar,do figo também gosto ao natural, em caldas arghhh não desce kkkkk…. mas com creme de leite com certeza ficou uma delicia.
bjinhos
Paula
Magia na Cozinha
Gina eu só comi figos frescos uma vez na vida até hoje. Não achei ruim, mas tem algo esquisitinho neles que me repeliu um pouco.
Depois disso nunca mais comprei. Aqui não encontro no mercado comum.
Em nossa casa comia-se muito em forma de chimia. A minha irmã adora. Eu prefiro outros sabores.
Esta sobremesa parece elegante e delicada. Eu provaria.
Bjs 🙂
Carol
Gina, sabe como eu como figos: Com muito leite condensado em cima, gosto muito mais doque com morangos. Tinha que ser comida de gordinha né!! Ao creme e ainda grelhado, irresistível. Beijão
Zininha
Lindooooo!!!
Como ficou lindo este carameladinho sobre o figo…
Deve ser uma delícia… vou experimentar…
Beijos minha amiga, a vida é feita de momentos felizes… e este é certamente um deles…
até, obrigada pela visita…
uma semana cheia de coisas deliciosas…
RUTE
Como é que vc descobriu!?
Eu nem sabia o que era uma suculenta :-)) Agora já sei. A aloe vera é uma suculenta, por ex.
Adorei este momento educativo e achei engraçado o enredo entre blogs. Como a internet aproxima as pessoas hein!? Que máximo.
Gina
Cláudia, é uma fruta de pouca duração, difícil exportar e chegar em boas condições, não é? Que pena, já que você gosta tanto!
Alcina, passei a gostar deles, mas comer muito nem pensar… rsrs!
Rute, vi tantos blogs publicando figos e achei que fossem baratos aí. Pelo visto, aproveita quem tem o pé em casa, não?
Agora já fui lá visitar a Alcina, que gracinha!
Angela, já fiz bombom com figos secos e publiquei faz tempo, mas como não sou chocólatra também, como 1 e deixo para quem gosta o restante. Fiz para vender e foi sucesso.
Dani, os hábitos familiares influenciam mesmo. E figos nunca foram costume na minha família.
Interessante essa versão salgada e a torre não conhecia.
Tânia, os grelhados deram um toque muito especial.
Ameixa, como não comi figos por muito tempo, nem conheço os tipos. Esses pingos de mel dispensariam o mel para grelhar, com certeza.
Verena, ainda bem que há gosto para tudo. Por ex., acho a carambola in natura muito sem graça, mas em compota é outra coisa.
Luciana, que engraçado, sua fruta favorita!
Estou sempre vendo as receitas da revista e, de vez em quando, tem coisa boa por lá.
Moira, o bom de se reconciliar com algum alimento natural é aproveitar os benefícios que ele oferece.
Beijos a todas!
Moira
Gina,
Ainda bem que se reconciliou com os figos, que é uma fruta óptima 🙂
Gostei do creme a acompanhar.
Bjs
Moira
Luciana B.
Gina querida, figo é sem dúvida minha fruta predileta para fazer doces ;-)Sabe que eu também peguei uma receita de bolo de damasco da revista Caras e estou para testa-lo faz tempo? Parece ótima, como a sua. Beijos!
Verena
Gina,
amo figos, frescos, secos, em calda, tudo de bom!
Adorei a receita!
Beijos e ótima semana!
ameixa seca
Eu adoro figos, mas alguns são melhores que outros. Depende… os mais docinhos são os pingo de mel… só o nome já diz tudo!
Tânia Saj
Gina, eu simplesmente amo figos, de qualquer jeito. Mas por aqui ainda aparecem nada atraentes.
Nem preciso reafirmar que amei esta idéia do figo grelhado!
Anotadíssima!
Beijinhos
Dani
Oi Gina, ao contrário de você, gosto de figos desde pequena, familia portuguesa sempre consome sabe.
Em casa temos o hábito de fazer no natal, uma torre de figos descascados e depois regados do topo com leite condensado e coroados com nozes trituradas, fica muito bom.
Testarei grelhado para encarar como sobremesa essa sua dica, mas tb vi muitos blogs fazendo a versão salgada para comer com queijo, parece que fica bom tb.
Bjs
angela
adoro figos frescos! adorei esta apresentação. bjs
RUTE
Humm bela receita. Tão simples e concerteza super deliciosa.
Por aqui já se acabaram os figos. Passou a época mas mesmo assim quando é época são caros demais 🙁
Outro assunto: estou espectante! Já passou no blog da Alcina??? :-)))
Alcina
Olá Gina
Posso-lhe dizer que figos é uma das minhas frutas favoritas, adoro, sou capaz de comer um kilo deles de seguida sem olhar para o lado hehe
Essa sugestão parece-me deliciosa, eu este ano fiz doce de figo e ficou uma delicia, um dia destes aparece lá no meu blog 🙂
Vou agora colocar lá as flores que lhe falei 🙂
bjinhos
Claudia
Gina,
ao contrário de você eu vivo um amor com figos que começou como amor a primeira mordida com figos e cresci comendo muitos deles. Eu amo figos e adoro figos com creme as vezes eu adicionava umas gotinhas de baunilha ao creme de leite normal para dar um tchan sem precisar fazer creme inglês, mas gosto de figo sem nada também e da geléia. Aqui os figos são absurdamente caros, é a fruta mais cara de todas, mais caro do que as litchias e eu não compro nunca e eles vem de Valinhos sempre muito miúdos e amassados…
Bj,
C.