Carnes

Ragu de alcatra

Muito bom receber visitas queridas e se preparar para dedicar a atenção que merecem. Nessas horas, a organização prévia é fundamental. Foi assim que decidi fazer esse ragu de alcatra, pelo processo tradicional de cozimento lento, mas deixei o prato pronto e congelei. No dia de servir, preparei um nhoque de ricota, recheado com alcachofra, azeitonas pretas e ervilha. Sucesso à mesa e pedido de receita do meu visitante!!

Ragu de alcatra:

750 g de alcatra em cubos
2 colheres (sopa) de azeite
2 colheres (sopa) de manteiga
1 cebola grande picadinha
1 alho-poró grande ou 2 pequenos fatiado fino
1 xícara (chá) de vinho tinto
5-6 tomates italianos sem pele (ou 1 lata de tomate pelado)
1/3 xícara (chá) de bacon picadinho
Sal e pimenta-do-reino a gosto

Preparo:
Tempere a carne cortada em cubos grandes (5 cm) com sal e pimenta-do-reino. Leve ao fogo o azeite e a manteiga. Vá colocando a carne para selar em porções e retirando. Na mesma panela, coloque os cubinhos de bacon e deixe dourar. Adicione a cebola, o alho-poró e refogue até ficar transparente. Acrescente a carne e o vinho, deixando cozinhar até quase secar. Ponha o tomate picadinho (se usar o tomate de lata, use o caldo também). Cozinhe sempre adicionando um copo de 250 ml de água toda vez que começar a secar. Após cerca de 1 hora, retire a carne e desfie. Volte à panela cozinhando por mais uns 5 minutos.
Receita adaptada daqui.

Suculenta
Para harmonizar com o ragu, trago uma planta suculenta, assim chamada por armazenar água em todas as partes. É uma planta que exige poucos cuidados.

Compartilhar:

13 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *