Bolos e bolinhos

Bolo gelado de coco e pincel-de-estudante

Quando eu tinha 10 anos, meu irmão pediu que eu copiasse o desenho do Mickey, mas não me deu papel fino, daqueles transparentes. Fiquei olhando a figura e descobri que conseguia reproduzir somente olhando-o. E peguei o gosto pelo desenho.
Com o tempo, até me aventurei numas pinturas a óleo, mas delas nada ficou.

Esses desenhos são relíquias que guardei. O 1° fiz olhando para a paisagem que via da janela da faculdade. Mas não ficava matando aula pra desenhar, fiz em intervalo de aula… O 2° fiz quando tinha 14 anos. Eram uns quadrinhos publicados no jornal de domingo.
O desenho, aliado às várias técnicas de artesanato aprendidas na escola, acabaram gerando meu interesse em preparar as festinhas infantis dos meus filhos. No início, fazia só a decoração, depois passei a fazer o bolo, salgados e doces.
Como ando muito saudosista e recebi um desafio que fala justamente desses momentos que gostaríamos de lembrar em slow motion, quero mostrar algumas fotos dessas festas e trazer a receita de um bolo gelado que fez muito sucesso naquela época.
Festas infantisO bolo gelado de coco era colocado nas caixas de isopor decoradas. Na festa da Turma da Mônica, a caixa do bolo era a estação de trem; na festa Tudo Rosa, era o regador. Na festa dos Simpsons, era o fliperama; na dos Flinstones, era a caverna e na da Disney, era o MGM Studio’s.
Para fazer o fliperama, fui ao setor de jogos de um shopping, levei papel e lápis e desenhei todos os detalhes, para depois reproduzir.

Bolo gelado de coco

4 ovos
2 copos de açúcar
2 copos de farinha de trigo
1 colher (sopa) de fermento em pó
1 copo de leite
1 1/2 lata de leite condensado
1 1/2 lata de creme de leite
1 1/2 vidro de leite de coco (300 ml)
2 pacotes de coco ralado (200 g)
papel alumínio para embrulhar

Obs.: A medida do copo é de 300 ml.

Preparo:
Bata as claras em neve, acrescente as gemas, uma a uma, o açúcar e bata bem, por aproximadamente 10 minutos. Adicione a farinha, o fermento e, por último, o leite fervente.
Asse em forno a 180°, assadeira grande, 26 cm X 43 cm, untada e enfarinhada.
Misture leite condensado, creme de leite e leite de coco para banhar as fatias.
Corte o bolo em 35 pedaços. Passe na calda e depois no coco ralado. Embrulhe cada fatia em papel alumínio e coloque na geladeira.
Esse bolo gelado de coco, que já teve sua fase áurea nos anos 1980, continua muito apreciado.

Veja, também, bolo gelado de abacaxi.

Esse post faz parte do slow motion, última parte, desafio recebido da Mari, da Mary e da Rute.
Na verdade, a associação de bons momentos com a culinária é praticamente imediata e muito agradável. Foi um prazer dividir com vocês esse desafio, em capítulos.

Pincel-de-estudante

Pincel-de-estudante (Emilia sonchifolia)
Foto: Jota Estrada

A Emilia sonchifolia é comestível, também conhecida como serralha-brava e serralhinha. Descobri no blog da Neide Rigo, nesse post muito criativo e foi isso que me inspirou a lembrar dessa habilidade perdida.
Normalmente faço uma receita que me dá vontade, fotografo e depois vou pensar na planta que combine com ela. Pela terceira vez seguida, a planta desencadeou o processo, até chegar à receita.

Compartilhar:

42 Comentários

  • Ana Maria

    Adorei o post…. Eu tb fiz a festa Tudo Rosa pra minha filha….. Era um sonho a decoração…. E lá se vão uns 26 anos….rsrs
    Deu saudades…..
    Só não fiz o bolo gelado de côco então é hoje…..

    Valeu muuuuito!!!!!

    • Gina

      Os sabores estão sempre muito associados às etapas da vida. Acho muito gostoso recordar.
      Grata pela visita e faça mesmo esse bolo, ainda mais agora que estamos no verão, geladinho cai muito bem.
      Um abraço.

  • Gina

    Léia, bons tempos aqueles que preparava essas festinhas.
    Obrigada!
    Mesmo tão ocupada, você não deixa de fazer suas visitinhas aos blogs, isso é muito bom

    Beijos!

  • Cucchiaio pieno

    Encantei-com teus trabalhos, voce é uma grande artista – tudo lindo!
    Este bolo é daqueles molhadinhos, do jeitinho que gosto e a foto ficou muito bonita, viu!?

    A partir da proxima semana farei os comentarios nos blogs amigos nas segundas, pois meu dia de trabalho mudou.

    Um grande abraço
    Léia

  • Gina

    Rose, como nunca mais tentei desenhar, não sei como andam eus rabiscos…Nana, a gente vai mudando de interesses com o tempo…Oi, Sabrina, seja bem-vinda!O incentivo é muito importante. Minha família matriculou-me num curso de desenho aos 14 anos, embora eu tenha ficado só alguns meses.Vou lá visitar seu blog.Gasparzinha, sugiro que você faça e aproveite o tempo quente que ainda está por aí.Neide, fala sério, então você tem uma queda para artes plásticas, que legal! Descobri mais uma faceta sua.Nem precisa agradecer, seu post foi a fonte inspiradora desse aqui.Beijos a todas!

  • Neide Rigo

    Gina, meus papeis e pinceis de estudante, deixei todos num ônibus quando resolvi mudar de artes plásticas para nutrição. Mas é uma longa história. Obrigada pela referência. Adorei. Beijos, n

  • Nana

    Amiga, tu desenha mtoooo bem!!!!Parabéns, deveria desenhar mais e colocar no blog.Essas festas lembrando as minhas quando era pequena, ohhh coisa boa.Bjsssss

  • Rose

    Parabéns amiga…admiro muito que tem essa habilidade pro desenho e pra pintura…E essa florzinha ai que lindinha pra variar nem sabia o nome…bem sugestivo mesmo!!!Bjinhus!!!

  • Gina

    Tania, nunca mais tentei desenhar, engraçado, né?Gostava muito de preparar as festinhas, que já começa a empolgar na elaboração.Você também gostava desse bolinho gelado, hein!Noemia, quem gosta, faz com prazer.Será que consigo desenhar ainda? Faz tempo que não pego em lápis para desenhar.Fer, você também fez um regador de isopor com bolo dentro.Aí estão algumas das festas que preparei. Tem que aproveitar enquanto são crianças, não é?Zininha, obrigada!Vai por mim, já comentei aqui que uma vizinha e eu fazíamos esse bolo para vender, portanto aproveite que estou passando a receita de graça… rsrs!Acho que se tentar desenhar novamente, as proporções sairão iguais aos desenhos de quando tinha 10 anos…Talita, obrigada pelos elogios, mas acho que os dons que não são usados, vão se perdendo…Oi, Cris! Seja bem-vinda!Promessa é dívida, vou passar com calma no seu blog.Já enviei o e-mail.Micas, como se diz por aqui: “menos, menos”.Bom final de semana para todas!

  • RUTE

    Só consegui vir agora mas devia ter vindo antes pois o post é algo de muitissimo especial.Começando pelos desenhos:A principio pensei que eram recortes de revistas. Mas não! Foi você mesma que desenhou! Que jeito! E o cartoon está perfeitissimo. Xiiii que máximo.Depois as festas de aniversário:Também já fui de fazer festas muito engraçadas mas não me dedicava aos bolos. Só mesmo à organização. Teve uma que eu andei vestida de palhaço pela sala da minha filha (tinha ela 4 anos). A decoração dos seus bolos está espantosa!!Por fim, a receitinha de bolo que é bem parecida com as receitas que publiquei ultimamente (de bolo cenoura e de espinafre). Mas esse pormenor de passar no leite condensado e congelar deve ficar delicioso!!!Ah e quase esquecia! A flôr pincel de estudante. Adorei!Bem dita a hora que eu te passei este desafio Gina. Você continua a me surpreender e encantar. Beijinhos.

  • Flora Maria

    Tenho aqui em casa uma serralha nativa, mas as flores são amarelas.
    Como não tenho certeza se são mesmo comestíveis, nunca provei.

    Tempos atrás fiz uma postagem sobre as festinhas dos meus filhos.
    Recordar é viver…

    Beijo

  • devaneios domésticos

    E mulher talentosa heinnnn!!! Admiro muito a habilidade de desenhar. Quanto ao bolo na minha família também fez muito sucesso, eu gosto muito e no aniversário de 05 anos da filhota resgatei e fiz assim, im regador de isopor e dentro dele o bolo gelado.
    Tempo bom era esse com estas festinhas né!!!!!
    Bjks,
    Fernanda

  • Noémia

    Gina, estão lindos os desenhos e só muito amor e dedicação é que dão esses resultado dos bolos e das festas.
    Tem que retomar seu lápis e papel e começar de novo a desenhar.:)

  • Tânia Saj

    Gina..tens um dom (mais um, né) maravilhoso do desenho! Parabéns.
    Antigamente as festinhas eram tão originais, tinham mais valor pelas decorações feitas em casa, com ajuda das crianças.
    Hoje ninguém tem mais tempo para isso, é muito mais fácil alugar, montar e devolver. Eu sinceramente acho que perdeu o encanto.
    Comparo como a montagem de uma árvore de natal. É divertido todos participarem da montagem e depois admirar o resultado.
    Ah, bolo gelado de coco….que saudades da minha infância…nunca mais fiz! Ótimo resgate!
    Bjs

  • Gina

    Cláudia, o talento está latente. Vai chegar uma hora que você poderá resgatar essa habilidade e usar de alguma forma.
    Esse bolo era sucesso garantido e continua sendo para quem gosta de coco.

    Alcina, se tivesse que usar lápis e pincel novamente, teria que treinar mais, porque já lá se vão "alguns" anos… Mas conservo o gosto pela decoração de biscoitos, cupcakes, esses petiscos miúdos.

    Angela, a decoração da mesa era o que mais gostava. Cheguei a levar 4 meses preparando uma dessas festas.
    A planta é bem comum e a flor é delicada.

    Vicentina, obrigada! Criatividade é boa quando não se tem prazo ou não se depende dela… rsrs! Digo isso por causa da inspiração, que nem sempre acontece, não é?

    Rosélia, é verdade, trabalhos artesanais sempre foram um ponto forte entre a família.

    Fla, o bolo gelado de coco era muito comum na sua infância, com certeza.

    Tatiana, estou guardando esses desenhos, como uma relíquia mesmo. Penso que não conseguiria reproduzir atualmente…

    Anna, experimente fazer um dia e volte pra me contar, porque tenho certeza que vai gostar.

    Ameixa você é mais uma adoradora de coco…, faça que eu garanto.

    Heloísa, obrigada por ter me alertado dessa falha, já corrigi.
    Esqueci de comentar que esse bolo fez parte de uma época em que uma vizinha e eu fazíamos e vendíamos. A procura era grande.

    Paula, então você também gosta de pintar. Desenhar, pintar, compor, cantar, bordar, as artes de um modo geral são muito terapêuticas. A gente esquece da vida concentrada naquela atividade prazerosa.
    Quem conhece esse bolo, sabe bem o como agrada, servido geladinho, bom né?

    Beijos a todas!
    Vou mandar novo e-mail pro pessoal, ratificando os dados, ok?

  • Paula Pacheco

    Gina, não sabia desta sua habilidade, desenhar é maravilhoso…conheçi pessoas que começaram depois de 20, 30 anos a desenhar e pintar e até fazer exposições, deve ser uma terapia deliciosa…posso contar um segredinho??? eu também sou chegada em uma pintura…quem sabe um dia…e que festinhas …este bolo também já fiz, aliás minha familia fazia muito também, é uma gostosura…bjs o post esta super bacana

    já esta chegando o dia amiga…to anciosa 😀

  • orvalho do ceu

    Oi, Gina
    Que post lindinho!!!
    Tem coisas boas que não nos esquecemos, né?
    Nossa família é abençoada pela arte… fazemos "artes" também… pra variar…kkkkkkkkkkkk
    Vou fazer sabe pra quem a torta? Vc não advinha? O peixe se pega pela boca…
    rsrsrs
    Viva as delícias que vc sabe postar uma a uma… pra não engordar tudo de uma vez…
    Conto com as suas orações…
    Fica feliz e abençoada…
    Bjks

  • angela

    Gina, vc é muito talentosa,parabéns! tambem sempre fiz quase tudo no aniversário dos meus filhos,agora a decoração da mesa,sempre aluguei,do salão e as comidinhas sempre dei conta. a planta linda, desconhecia! bjs

  • Alcina

    Estamos sempre a aprender e conhecer um pouco mais destas amigas virtuais, quem diria que a Gina é uma artista (plastica, claro, porque na cozinha e nas flores já sabiamos) gostei muito das decorações e esse bolo também deve ser delicioso 🙂
    bjs

  • Magia na Cozinha

    É isso Gina! Recordar é viver!
    Eu sou formada em Artes Plásticas, mas não faço nada há anos.
    Sempre tenho outras prioridades e a Arte vai ficando de lado.
    Mas o blog resgate muito esta ansiedade de criar que eu tenho.
    Vejo muito falar neste bolo gelado de côco, mas até hoje ainda não provei. Imagino que seja delicioso.
    Adoro tudo que leva côco.
    Bjs 🙂

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *