Pudim de chocolate com pão
Esse pudim de chocolate com pão foi feito num daqueles dias de correria, sem tempo para preparar um cenário adequado para a foto, mas não queria deixar de registrar e publicar, afinal, compartilhar coisas boas é o meu lema.
Seria um pudim de chocolate simples (e delicioso, claro!), não fosse pela adição de pão amanhecido, que lhe confere uma consistência diferente. Já tinha feito um pudim de pão com chocolate, mas com uma forma de preparo e apresentação completamente diferente.
Pudim de chocolate com pão:
4 xícaras (chá) de leite
5 pães amanhecidos
4 colheres (sopa) de manteiga derretida
170 g de chocolate meio amargo
4 ovos
1/2 xícara (chá) de açúcar
1 colher (chá) de essência de baunilha
1 pitada de noz-moscada
Calda:
1 xícara (chá) de açúcar
1/2 xícara (chá) de água
Preparo:
Ferva o leite e despeje sobre os pães cortados e deixe absorver e amolecer. Derreta a manteiga e faça o mesmo com o chocolate meio amargo. No liquidificador, coloque os ovos, os pães e os demais ingredientes e bata bem até homogeneizar.
Faça a calda derretendo o açúcar diretamente na forma de pudim. Quando chegar à cor desejada, acrescente a água e deixe derreter. Depois que esfriar, verta o conteúdo do liquidificador e leve ao forno preaquecido a 200°, em banho-maria, por 45-50 minutos, coberto com papel alumínio.
Há plantas que dispensam a beleza das flores, porque encerram nas folhas os belos matizes. São como que pinceladas uma a uma, conferindo-lhes individualidade e harmonia ao conjunto da obra. Belíssima folhagem marrom e vermelha!
7 Comentários
Christine
Olá Gina!!!
Gostaria de saber se é preciso espremer o pão antes de colocá-lo no liquidificador.
Obrigada!
Christine
Gina
Christine,
Se você usar pão de um dia, só com o leite fervido já vai amolecer e o liquidificador vai se incumbir de homogeneizar. Se usar pão de mais de um dia, aí sim, pode esmagar com uma colher para ajudar, ok?
Um abraço.
Christine
Gina, obrigada pelas dicas!!!
bjs
Cláudia
Deve ser bom, Gina! 🙂 Mais um que gostava de experimentar. Engraçado que aqui não conheço nenhuma expressão para o pão “amanhecido”. Só mesmo “pão de ontem” ou pão duro (que aí é outra coisa…). rs
Bjs
Gina
Esse nossa língua dá “pano pra manga”…rs!
No meu Rio de Janeiro é pão dormido, mas acho que só lá…
Bjs.
Lylia
Oi Gina,
Super diferente, mas, com certeza, deve ser bem gostoso.
Bj e ótima semana,
Lylia
Gina
Oi Lylia,
Você sabe que o chocolate tem sabor marcante e sempre prevalece, então é uma forma interessante e diferente de aproveitar pão amanhecido, ou “dormido”, como se diz na minha terra…rs!
Boa semana pra você também!
Bjs.