Entrevero de pinhão
A vida nos surpreende com pequenos acontecimentos que podem fazer um bem enorme à alma. Outro dia remeti pinhão para uma amiga blogueira, a Patrícia Lopes. Ela ficou tão feliz e emocionada, que fez questão de divulgar numa rede social. Qual não foi a minha surpresa, quando um dia depois, mudo de residência e, ao chegar, recebo da zeladora um pacote de pinhão, colhido na nossa calçada! Ela ficou sabendo pelo meu marido do meu gosto por essa semente.
O entrevero de pinhão é um prato rústico, comida de tropeiros, consumido geralmente com arroz e farofa. Já tinha feito um à minha moda, mas esse é o autêntico entrevero e foi a primeira refeição feita na minha nova residência. Que maneira mais feliz de estrear minha nova cozinha paranaense!! Lembrei do entrevero que comi em Santa Catarina, na Serra do Rio do Rastro. Posso garantir que ficou tão bom quanto!
Entrevero de pinhão:
500 g de pinhão cozido*
1/2 pimentão verde (ou amarelo, vermelho)
1 cebola picadinha
250 g de linguiça calabresa (pode ser outra)
250 g de carne (alcatra ou coxão mole)
100 g de bacon picadinho
500 g de carne frescal (usei carne seca ou charque)*2
Sal a gosto
2 colheres (sopa) de óleo
Preparo:
*Com 500 g de pinhão, pesados com a casca, você obterá aproximadamente 300 g descascados. Cozinhe os pinhões na panela de pressão por 25 minutos.
(*2) a carne frescal (alcatra, maminha, picanha ou coxão mole) é muito usada no sul do Brasil, num processo de salga, drenagem e secagem, que pode levar até 3 dias. Pode ser substituída por carne seca (charque). Nesse caso, dessalguei a carne seca cortada e cozinhei na panela de pressão por 20 minutos.
Numa panela tipo wok, coloque óleo e o bacon, deixando dourar. Em seguida, a carne crua, a carne seca e, por último, a linguiça. Deixe fritar um pouco, adicione a cebola e o pimentão, sempre mexendo para envolver bem, tempere com sal. Acrescente os pinhões, que podem ser inteiros ou divididos ao meio e misture bem.
Cada araucária produz, em média, 40 pinhas, com 80 a 120 pinhões. Um morador de Santa Catarina acaba de bater novo recorde de produção de sua araucária, obtendo 674 pinhas! Dá para imaginar algo assim?
É com a semente do Paraná, o pinhão, que as gralhas-azuis se alimentam e fazem o favor de dispersar na natureza, fazendo brotar novas araucárias, árvores-símbolo do Estado. Em todo o tempo que vivo aqui, é o ano que vejo mais fartura de pinhão. Dá para fazer tanta coisa com ele, mas apenas cozido já é um prazer consumi-lo!
13 Comentários
Cláudia
Já falámos como os pinhões aqui em Portugal são diferentes desses, e pelos vistos a maneira de cozinhá-los também. Aqui, em receitas salgadas, só vi em arroz ou em saladas. Eu, como aprecio mais, é mesmo ao natural. Mas por aqui estão a um preço verdadeiramente escandaloso!!
Agora, quanto a esse seu prato, tem um aspecto fabuloso!!! 🙂
Gina
Cláudia,
Temos vários alimentos com nomes iguais e completamente diferentes. Os pinhões a que você se refere são os pinoli e também aqui o preço é exorbitante.
Nosso entrevero é muito saboroso e substancioso.
Bjs.
Ariana Pazzini
É a especialidade do meu pai! Pra mim tem gostinho de abraço apetado, conversas, sorrisos! Quase sempre queestamos com ele pedimos o entrevero!!!
(via facebook)
Gina
Esse prato é pra comer com prazer mesmo. E nesse clima familiar que você citou, nem se fala!
(via facebook)
Patricia Pe Lopes
Adorei a menção e a receita! Aqui, encontrei pinhão na feira de orgânicos e estavam bem novinhos. Vou fazer!! Bj
(via facebook)
Gina
Cheguei no estacionamento de uma padaria daqui e estava “chovendo” pinhão.
(via facebook)
Sil Castro
Não, ele estava na serra catarinense aprendendo a fazer, não colocou a mão na massa…
(via facebook)
Gina
Ah, sim, você disse aprendendo…rs!
(via facebook)
Sil Castro
Tô com muita vontade de fazer! Vimos o Olivier aprendendo como se faz este final de semana e acho que vamos tentar fazer no próximo!
(via fecebook)
Gina
É uma delícia! Não vi o Olivier ensinando. Ele mostrou como se descasca facilmente também?
(via facebook)
Andrea Ruiz
Que delícia deve ser
(via facebook)
Neri Diniz
Amei a receita assim que comprar pinhão vou fazer.DEUS te abençõe muito na casa nova.
Gina
Olá, Neri!
Do jeito que estamos com uma fartura maravilhosa dessa semente este ano, aproveite bem a receita!
Obrigada, querida!
Bjs.