Suflê de abobrinha
Sabe quando você vai viajar e não quer que fiquem sobrando perecíveis na geladeira? Lá estavam duas lindas abobrinhas, esperando por estar à mesa de uma forma um pouquinho mais elaborada que um simples refogado, mas igualmente saciando e transformando o momento da refeição em algo prazeroso. Assim saiu esse suflê de abobrinha!
Suflê de abobrinha:
2 abobrinhas
1/2 xícara (chá) de manteiga
1 cebola
1 1/2 xícara (chá) de leite
5 colheres (sopa) de farinha de trigo
150 g de queijo meia cura
50 g de parmesão
Sal, pimenta do reino e noz-moscada a gosto
5 ovos
Preparo:
Rale ou corte as abobrinhas em fatias finas. Derreta a manteiga, refogue a cebola, em seguida a abobrinha. Misture o leite e polvilhe o trigo, sempre mexendo. Refogue rapidamente e deixe esfriar.
Acrescente os queijos, as gemas e tempere. Por último, mescle as claras em neve, com delicadeza. Leve ao forno preaquecido num refratário alto untado, 170-180° por aproximadamente 45-50 minutos.
Detalhe: Deixei numa temperatura um pouco acima dessa e quando me dei conta, ficou moreno demais meu suflê. Portanto, fique de olho na temperatura do seu forno!
Suflê vem do francês “soufflé“, que significa “soprado”. Pra harmonizar com o prato, o dente-de-leão (Taraxacum officinalis) é a planta certa, aquela que os adultos ensinam as crianças a soprarem para que se despetalem e sua plumagem voe… O dente-de-leão é natural da Europa e da Ásia.
3 Comentários
Regina De Castro
Hummm nunca fiz… vai pra listinha 😉
(via facebook)
Mineko Nakajima
De volta para apreciar as delícias de Naco Zinha… <3
(via facebook)
Gina
Que bom, amiga!
(via facebook)