Museu ao Ar Livre Princesa Isabel
Voltando de uma viagem gastronômica por Bom Jardim da Serra (SC) pela maravilhosa Serra do Rio do Rastro, o proprietário do hotel, onde ficamos hospedados, nos sugeriu que visitássemos o Museu ao Ar Livre Princesa Isabel, de Orleans (SC). Sugestão aceita e que valeu muito a pena conhecer.
Hoje é o Dia Internacional dos Museus e fica aqui a minha homenagem a esse lugar lindo!
O Museu ao Ar Livre Princesa Isabel é um memorial em homenagem aos imigrantes italianos, que chegaram ao sul do Brasil.
Muito bem cuidado, ele foi inaugurado em 30 de agosto de 1980. Quando os italianos chegaram à Santa Catarina, tiveram que construir tudo, derrubar árvores com machado, fazer seus próprios instrumentos e maquinários. Sem energia elétrica, tudo era movido pela tração animal e pelas rodas d’água. Em torno do lago ficam todos os galpões, construídos para resgatar a tecnologia e os costumes dos antepassados. Fiz uma grande quantidade de imagens e vou tentar resumir para vocês sem perder o foco da gastronomia!
A casa do colono italiano tinha a cozinha de chão batido separada da casa, para evitar incêndios. O fogão larim, feito sobre armação de madeira, possibilitou cozinhar os alimentos de maneira mais cômoda, sem precisar agachar-se. A cozinha também servia para guardar as roupas de trabalho e para lavarem-se.
O fogão à lenha, já mais evoluído, servia para cozinhar os alimentos, aquecer o ambiente e a água para o banho. Os utensílios da época da colonização foram cedidos por moradores locais.
Na cozinha eram preparados os alimentos, faziam-se as refeições, as mulheres costuravam, contavam-se histórias, os homens jogavam, as crianças aprendiam as orações. Era um ambiente de grande importância social, para reunir a família e os vizinhos.
A cantina ficava no porão das casas. Guardavam-se os produtos, mas a principal atividade era a fabricação de vinho.
O monjolo é um engenho rústico usado para pilar milho e café. Funciona movido pela água que corre por essas canaletas.
Engenho de farinha movido à tração animal. Nosso cachorrinho foi fazer, simbolicamente, a tração da hélice…
A atafona é um engenho utilizado para moer milho, para produzir polenta e pão, além de moer trigo.
Destaque para as rodas d’água, que acionavam as máquinas. O museu abriga, ainda, capela, estrebaria, um galpão para meios de transporte, olaria, engenho de açúcar, serraria e um centro de vivências.
Não deixe de visitar esse patrimônio cultural do Brasil, o Museu ao Ar Livre Princesa Isabel!!
A petúnia (Petunia x hybrida) é natural da América do Sul.
15 Comentários
Sandra Bylaardt
Fui no blog e gostei do que vi! Memórias da nossa Cultura italiana, muito legal! Principalmente quando nos faz pensar na vida que nossos antepassados tiveram… obrigada, Gina!
(via facebook)
Gina
Que bom que você foi lá conferir! 🙂 Menina, gostei tanto desse museu… Fiquei surpresa com o rico acervo e aprendi muitas coisas. Obrigada, Sandra!
(via facebook)
Sandra Bylaardt
Obrigada Gina!
(via facebook)
Gina
Sandra, Amo fazer esse tipo de post. Bem trabalhoso, com muitas informações, mas é uma forma de transferir minha satisfação com tanta coisa interessante que há por aí! 😉
(via facebook)
Vittoria
Nice!
(via instagram)
Mineko Nakajima
Gina, obrigada por nos mostrar as maravilhas da historia… Precisamos agradecer que vivemos numa época que a tecnologia nos facilita a tudo. Lembro que a minha vo contava as dificuldades que passaram no tempo de colonos, imigrantes.
(via facebook)
Gina
Obrigada por seu depoimento, @Mineko.
(via facebook)
Izabel Viégas
@Regina, adoro estas maravilhas do passado. Apesar de achar que o homem evoluiu muito pouco pois perdeu muito tempo em guerras e, nestas guerras, destruindo as invenções de outros mais à frente no tempo. Mas dá gosto ver uma imagem desta. Belíssima. Há muita beleza por estes brasis. Beijos, querida!
(via facebook)
Gina
Tem razão, evoluímos a passos lentos, mas é bom ser otimista sempre, @Maria Izabel. Sem dúvida, temos coisas aqui que mal o brasileiro conhece. Gigante pela própria natureza…
(via facebook)
Cristina Prust
Tirei muita água numa bomba destas, na casa de minha avô, lá longe……pra detro da cidade de Taió em Santa Catarina….
Gina
Que legal, @Cristina! Esse acervo é em Santa Catarina mesmo.
(via facebook)
Corina Carneiro
Vivendo e aprendendo, rsss
(via facebook)
Museu ao Ar Livre Princesa Isabel
Muito bacana a publicação do NacoZinha sobre o Museu ao Ar Livre Princesa Isabel.Obrigada pela homenagem.
Vale a pena conferir.
#semanadosmuseus2016 #nacozinha #museuoarlivreprincesaisabel #orleans
(via facebook)
Gina
Obrigada! Que bom que gostaram da minha publicação! Estive aí em outubro de 2014 e adorei mesmo. Parabéns pela manutenção das instalações e pela riqueza de acervo que vocês dispõem! Estou fazendo a maior divulgação nas redes, porque precisamos conhecer mais as riquezas culturais do nosso país. 🙂 Regina Castro
(via facebook)
Museu ao Ar Livre Princesa Isabel
Obrigada pela visita e pela divulgação do @Museu ao Ar Livre Princess Isabel 🙂 🙂
(via facebook)