Dois Irmãos, Anchieta (ES)
Dois Irmãos é uma pequena comunidade rural pertencente à cidade de Anchieta (ES).
Minha recente viagem ao interior do Espírito Santo já rendeu vários posts, tamanha a diversidade de aspectos culturais ligados à gastronomia simples que lá encontrei. Claro que o envolvimento afetivo com os familiares agrega um valor inestimável.
Já contei um pouco da minha alegria de criança, quando íamos para esse lugar. Ficaram na memória ternas lembranças. Mas a grande surpresa foi proporcionada pelos meus tios, que me levaram para matar a saudade daquele cantinho.
A simples imagem da placa na estrada, indicando o lugar, já se tornou emblemática e ensejou algumas fotos. Como explicar a emoção que foi tomando conta, à medida que reconhecíamos uma casinha antiga, o açude, que tantos benefícios trouxe aos colonos italianos?
Lá estava a porteira do sítio que nos acolhia! No passado, nossa jornada pela estradinha de terra era um abrir e fechar de porteiras… O sítio já não existe, mas o pedido para que mantivessem o Ficus-italiano (Ficus elastica), plantado pelos meus tios, foi atendido pelos atuais proprietários. Majestoso, pode atingir 30 m.
Passamos em frente à Igreja de São Sebastião, onde os tios casaram e eu fui daminha. Saímos rindo pela ideia de fazer uma foto na mesma posição, os dois de braços dados e eu do lado…
A comunidade de Dois Irmãos abrigou os imigrantes italianos vindos do norte da Itália, que ali sobreviveram plantando café, arroz, cuidando de gado, entre outras atividades típicas da vida no campo.
Resumindo, a semana teve muita comidinha caseira, reunião familiar, comemoração de aniversário, antigas e novas emoções!! Teve pavê de pêssego, bolo de banana caramelada da mãe, bolinho de fubá e manjar de laranja. Dos salgados não fiz registro. Por que será que sempre me atraio pelos doces?
Como curiosidade, trago o quiabo-de-metro (Trichosanthes cucumerina), que é natural de Ásia. Esse exemplar florido estava numa casa em Anchieta (ES).
19 Comentários
Cristina Cardoso
Charmoso, muito prazer!
Gina
@criscards E vamos espreitar esse mundo, que tem muita coisa interessante!
Fernanda Marchezi Igreja
A casa dos meus avós
Ainda existe
Antônio Marchezi
Helena Alochio
A casa é conservada pelos atuais donos
Gina
Fernanda, que legal! Imagino quanta história você viveu nesse lugar.
Kilza Valente
Que engraçado!!
Gina
@kilvalente Tem tanta coisa q desconhecemos…
Mineko Nakajima
Uwauuuhh!! Nunca tinha visto. Será que é gostoso igual ao quiabo comum? Achei lindinha a flor que está parecendo igual cristal de Neve
Gina
Não tive como provar, porque estava no pé da casa da amiga de minha mãe e não vi para vender por lá…
Graça Lima
Fantástico.
Gabriela Martins
E demais mesmo!!
Josy
Olha que interessante Gina, não sabia que existia quiabo de metro. Poxa, preciso saber onde vende, já compraria uns 5 metros kkkk Adoro quiabo
Gina
Boa! 🙂
Gabriela Martins
Wow!! Não conhecia essa maravilha
Gina
Fui apresentada nesse dia. Achei demais!
Sadhia
é uma delicia eu adoro quiabo de metro .
Gina
Essa foi novidade pra mim.
Sadhia
Super gostoso @Regina Castro
Ana Cláudia
nem sabia que existia Gina, vc chegou a provar? Olha @Junior Belmiro
Gina
Não provei, estava na casa da amiga de minha mãe. Não podia deixar de registrar!