Sanduíches,  Viagens

Panino em duas versões e a região da Toscana

Resolvi fazer panino  (sanduíche de ciabatta tostada), típico da gastronomia italiana, e lembrei de quando estive em Florença com a filha.

Tínhamos uma visita guiada agendada na Accademia e dispúnhamos de pouco tempo para almoço. Resolvemos comer  panini, que estavam bem saborosos. Essa é a receita escolhida para hoje, que é o Dia Mundial do Turismo.
Como estou evitando queijos e embutidos mais fortes, escolhi peito de peru para o meu sanduíche caseiro.
Esse panino é na versão não integral. A receita da ciabatta publiquei aqui.


Para a versão integral, alterei os 500 g de farinha de trigo branca para 160 g de farinha de trigo integral + 340 g de farinha de trigo branca. Ficaram do mesmo jeito, crocantes por fora e textura porosa e macia por dentro.


Impossível não lembrar desse lugar maravilhoso que é Florença, capital da Toscana, berço do renascimento italiano. Estima-se que 60% das obras mais importantes do mundo estão na Itália, a metade em Florença.
A reserva antecipada para visitar duas galerias evita filas enormes. Você pode fazer a sua reserva  nesse link .
A Galleria dell’Accademia di Belli Arti, conhecida como Galeria da Accademia, contém obras de pintores e escultores consagrados, como a estátua de David de Michelangelo, com mais de 4 m de altura, feita em bloco único de mármore branco, entre os anos de 1501 a 1504 (1a. foto). Há obras de artistas como Giovanni da Milano, Giottino, entre outros.
Na Galeria degli Uffizi  (demais fotos) há obras de Leonardo da Vinci, Botticelli, Giotto, Michelangelo, Raphael, Caravaggio, entre outros. Fica às margens do Rio Arno e sua famosa Ponte Vecchio, um dos cartões-postais da cidade, mas volto a falar dela em outra oportunidade.


A Piazzale Michelangelo tem a melhor vista da cidade, podendo-se subir de carro ou por uma escadaria. Havia um casal fazendo fotos de casamento. Devem ter ficado lindas com esse cenário.


O Mercato di San Lorenzo é visita obrigatória. Prima pela aparência e variedade de produtos. Impossível sair de lá sem levar algumas de suas inúmeras frutas desidratadas, massas, cereais e cogumelos.

Piracanta


Essa Pyracantha coccinea encontrei em vários lugares da Itália. Também conhecida como espinho-de-fogo. Originária da Ásia e Europa. Os frutos são amargos e adstringentes, mas podem ser usados para molhos, compotas e geleias.

Compartilhar:

25 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *