Bolos e bolinhos

Bolo de abóbora e laranja com especiarias

Gente, há dois anos fiz esse post em homenagem à Glorinha. Agora que ela se foi dessa vida, achei mais apropriado resgatá-lo e fiquei emocionada quando reli o comentário que ela deixou pra mim. Não deixem de lê-lo. Vocês acreditam que ela cita a Welse, nossa amiga em comum, que também partiu há pouco tempo? Coisas da vida…
Na última frase desse post eu tentava levantar seu astral, pois ela estava passando por um momento difícil.
Deixo minha solidariedade à família nesse momento.

………

Depois de tantos dias seguidos de chuva, tivemos um belo domingo de sol. Inspirador para muita coisa.
Apesar da vontade de sair, passear ao ar livre, o dia esteve tão lindo, que até para preparar um bolo fiquei animada.
Passeando pelos blogs, encontrei um bolo de abóbora, laranja e especiarias, bem do jeitinho que me agrada. Receita da Ana Powell.
Tendo todos os ingredientes, desci para preparar. O aroma foi lá em cima e agora me deem licença que vou tomar café com bolo.
Por falar nisso, dedico esse post à Glorinha, do blog Café com bolo. É dessa forma que ela diariamente puxa uma prosa conosco. Os assuntos são bem variados, alguns poéticos, outros polêmicos, mas todos tratados com muita transparência.

Bolo de abóbora e laranja com especiarias:

225 g de purê de abóbora
225 g de farinha de trigo
1 colher (sopa) de fermento em pó
1 colher (chá) de canela em pó
1 colher (café) de cravo em pó
1 colher (chá) de gengibre em pó (usei fresco)
175 g de açúcar refinado (usei 140 g)
3 ovos grandes batidos
200 ml de óleo de girassol (usei de milho)
Raspa e suco de uma laranja

Preparo:
Descasque e corte a abóbora em pedacinhos e cozinhe no vapor por 8 a 10 minutos, depois passe no processador.
Preaqueça o forno a 180°. Unte e enfarinhe uma assadeira.
Peneire a farinha, o fermento, as especiarias e o açúcar. Faça um buraco e adicione os ovos, óleo, suco e raspa de laranja. A seguir, a abóbora e o gengibre fresco ralado. Misture bem até ficar homogêneo.
Asse por 45 a 55 minutos ou faça o teste do palito. Deixe esfriar e desenforme. Se desejar, polvilhe açúcar de confeiteiro.
Ana, sua receita é nota 10!

Dias atrás, minha filha me chama atenção para o amarelo do céu e meu marido me chama para ver o arco-íris. Preparo a máquina e capturo o flagrante de um duplo arco-íris.
Ao contrário do belo dia de sol desse domingo, nesse dia tivemos chuva, mas pudemos visualizar uma maravilha como essa.

Glória-da-manhã

A Ipomea purpurea é natural da América Tropical. Também conhecida como bom-dia, entre outros nomes. Suas flores abrem-se pela manhã e fecham-se à tarde.

Bom dia, Glorinha! Você viu como, depois de uma tempestade, podemos ter um magnífico arco-íris? E a surpresa pode ser duplicada!

Compartilhar:

61 Comentários

    • Gina

      Que bom que você veio conferir justamente essa homenagem, que toda vez que leio, também fico emocionada. Lembramos daquele convívio com a Glorinha e essa foi uma homenagem em vida…
      Bjs.

  • Beth Q.Lilás

    Querida Gina!
    Glorinha deixou-nos arrebatados de saudade com sua partida tão precoce.
    Sua homenagem foi linda e carinhosa, ela com certeza estará sorrindo, feliz com tanto carinho.
    Quanto a café com bolo, posso afirmar-lhe que era uma coisa que ela realmente curtia, pois costumava fazer quase que semanalmente, um bolo mármore que adorava comer quente com o filho quando chegava do seu trabalho.
    Quanta saudade ela nos deixa!
    um grande e carinhoso abraço

    • Gina

      Que interessante! O café com bolo sempre está relacionado a! bons momentos de convivência junto aos familiares e amigos, fato que ela tão bem prezava. Só fica saudade quando a pessoa deixa marcas.
      Retribuo o abraço carinhoso, Beth

  • Sandra

    Hoje é um dia muito especial. Uma coletiva muito especial destinada a alguém muito especial que partiu para brilhar jhunto as estrelas. Embora triste a partida, mas feliz por estar olhando e brilhando para nós. Hoje nos encontramos para dar o nosso adeus final ou simplesmente uma té breve, para a nossa amiga Gloria.
    Meus blogs também estão homenageando esta linda Pessoa tão especial que se foi para junto de Deus.
    A interação de Amigos não poderia estar fora desse momento tão triste, mas tão especial.
    juntos lembrando e fazendo a despedida para essa linda pessoa que deixou muitos ensinamentos.
    Sua homenagem também está maravilhosa.
    Sandra

    • Gina

      Se até quem teve um contato mais virtual com ela, sentiu, imagino você! Sei que foram bem difíceis esses dias, pis acompanhei seu sofrimento. Desejo paz e resignação. Bjs.

  • Lylia

    Oi Gina,
    Me emocionei com essa homenagem e com o comentário da Glorinha.
    Nossa vida é muito incerta, quem diria que tudo isso iria acontecer com nossa amiga!
    Por isso, cada vez mais devemos buscar o melhor dessa vida :fazer e ser melhor em tudo, pois nunca sabemos nem o dia nem a hora.
    BJ,
    Lylia

    • Gina

      Cada pessoa que passa por nós e se vai nos deixa com essa certeza. É como se fosse um lembrete para bem viver.
      Viu que interessante o comentário dela? Demonstra a forte ligação que tinha com a Welse.
      Bjs.

  • Vicentina

    Gina, que lindo bolo, já estou levando a receita. E que linda homenagem a nossa querida Glorinha, que Deus a tenha.
    Merecida homenagem, Glorinha foi uma grande amiga, pena eu não tê-la conhecido pessoalmente, sinto por isto.
    Bjs e Boa Tarde

  • Rachel Azevedo

    Linda homenagem Gina, apesar de não ter tido muitos contatos com a Glorinha, nos poucos que tive puder perceber a grande mulher que ela era e toda sua sensibilidade.
    Com certeza o céu está mais enriquecido agora.
    Bjuss querida e uma ótima semana para você!!!

  • paula pacheco

    Gina noticia muito triste menina, vi no face, obrigada. Fiquei medonha agora…adorava a Glorinha e pensava nela todos os dias menina…desde essa noticia em que ela ficou doente, coisas da vida que chato isso, linda homenagem como sempre,
    bjs
    Paula

    • Gina

      Não esqueço que foi por seu intermédio que conheci a Glorinha. E foi seu jeito franco de ser, sempre nos trazendo assuntos os mais variados, alguns até polêmicos, que a gente foi acompanhando e voltando ao seu cantinho. Bjs.

    • Gina

      Todos nós ficamos muito mais pensativos depois dessa notícia. Podemos só avaliar como está sendo para a família, mas acho que por lá há uma força maior que sustenta a cada um.

  • ANDRÉA

    GINA,
    LINDA HOMENAGEM A SUA AMIGA,
    EU NÃO A CONHECIA, FICA AS BOAS LEMBRANÇAS
    E A SAUDADE. NESTAS HORAS SOMENTE DEUS PODE
    CONFORTAR A FAMÍLIA E AMIGOS.

    QUE DEUS ABENÇOE O SEU LAR, FELIZ PÁSCOA!
    BJS

  • She

    Ah estou tão triste que nem sei mais o que dizer… Tb fui ao meu Cantinho e reli alguns de seus vários comentários pra mim… Até o meu beijo, beijo tá difícil de dizer… Apesar do câncer ser num órgão importante eu alimentava a esperança de que ela sairia dessa sempre que eu falava com a Beth e com a Thaís… 🙁
    Beijo, beijo querida e feliz Páscoa!
    She

    • Gina

      Esperança de cura sempre se tem, apesar de tudo, mas também podemos ter a esperança do reencontro, quem sabe?
      Seu livro tocou particularmente às mulheres, não é?

  • Josy

    Querida Gina. muito linda sua homenagem a Glorinha que infelizmente não tive o prazer de conhecer nem pessoalmente, nem pela blogsfera. Sinto, que pelas homenagens que estou vendo, dá para entender que foi uma mulher maravilhosa, corajosa e forte. Infelizmente pelo que percebi, partiu cedo demais, e vai ser mais uma amiga que deixará muitas saudades de quem conviveu com ela. Que Deus a ampare e conforte sua familia e a todas voces que estão passando esse momento de dor e pesar. Aproveito e deixo meus votos de uma Feliz e abençoada Páscoa à vc e seus familares. Grande beijo

    • Gina

      Você pôde sentir como ela era, só pelo número de blogueiros que lhe prestaram algum tipo de homenagem. Deixou-nos cedo sim, mas deixa muito assunto que merece reflexão.

  • angela

    Gina, maravilhosa e emocionante homenagem.
    sabe, ontem antes de colocar uma msge de pascoa, reli varios comentários e email trocados com a glorinha, fiquei um pouco mais triste do que estava, está dificil aceitar mais esta perda.
    ela sempre foi especial com as palavras, comigo os assuntos eram mais que blogs, tinha a Welze e a Léia sempre nos rodeando. ela sempre mencionando o encantamento com a Welze e o imenso carinho com a Léinha. ela deixará muita saudade. bjs e boa pascoa.

    • Gina

      Sabe que eu quase fiz o mesmo, reler os comentários, os posts dela, mas resolvi ler só os últimos.
      Achei interessante demais ela ter mencionado a Welse no comentário. As pessoas que têm afinidades, acabam formando um elo de amizade muito bacana.
      Boa Páscoa pra você também!

  • Cris

    Querida Gina, que linda homenagem em forma de post. Você cultiva amigas em todos os cantos com seu jeito carinhoso e atencioso. Que sua Páscoa seja de muita paz e esperança Naquele que nos trouxe a luz que nos conduz ao caminho da vida eterna. Beijos

    • Gina

      Obrigada, Cris! A gente se identifica com as pessoas, se solidariza nos bons e maus momentos e forma um elo, que melhora o astral e faz bem a todos.
      Uma ótima páscoa pra você e sua família!

  • Lúcia Soares

    Gina, linda a homenagem. Glorinha era força, luz, pimenta ardida (ela se chamava assim), meiga, se algo não ficava claro num comentário ela me enviava e-mail, esclarecia.
    Era uma pessoa de luz, sempre acho que pessoas que morrem cedo tinham uma missão “lá”, não aqui na terra. Mesmo ela sedo céptica, acreditava no mais importante: no amor, na irmandade, na solidariedade. Não a conheci pessoalmente mas “acho” que a conheci um pouco.
    Boa Páscoa!

  • Bombom

    Não há dúvida que a Glorinha ficará para sempre nos nossos corações!…
    Agora que ela partiu e que leio e releio os seus artigos (posts) e comentários, apercebo-me ainda mais da grande Mulher que ela foi!
    Se nós sentimos assim a sua perda, que fará a sua Família que ela tanto adorava, e os amigos que a conheceram e tiveram a sorte de privar com ela.
    Desejo muito que todos possamos ultrapassar a tristeza, dando Graças por tudo o que a Glorinha significou e significa para nós.
    “A Saudade, é a certeza de que os momentos passados valeram a pena”.
    E porque valeram a pena, celebremos a Páscoa Da RESSURREIçÃO!
    A Glorinha está já na Glória Eterna junto de Deus.
    Um grande abraço para si, da Bombom

  • Flora Maria

    O bolo parece ser ótimo, mas a paisagem é totalmente maravilhosa !
    Que tom amarelo lindo no céu !
    Já reparou que temos tido uns céus esplendorosos, com cores mágicas ?
    Nem sei se isso é bom sinal…

    Beijo

  • Alcina

    Gostei deste bolinho de abóbora, as especiarias devem inundar tudo quendo o bolo sai quentinho 🙂
    tenho uma abobora na garagem vamos ver que destino ela vai ter 🙂

  • Rose

    Oiiis…saudades, afff…que delicia bolinho de laranja amooooo.
    Passei por Curitiba, quando desci pra praia, achei que voltaria por ai mas mudei o caminho…que pena ainda bem que não avisei você hihihihi mas ainda vou pra capital hihihihi
    Bjinhus e bom restinho de domingo!!!

    PS; e falando em chuva aqui faz 2 semanas que não chove to derretendo kkkkkk

  • Richie

    Gina, ó eu atrasado aqui!

    As abóboras tem me perseguido.. cheguei a sonhar com sopa de abóbora, e ontem quase comprei. Fiquei no quase, pq é muito grande e ia stragar.. mas sopa E bolo já vai bastante né?
    Acho q vou correr no mercado!
    bom fds! 😀

  • Gina

    Suely, então o primeiro bom dia foi pra você!
    É raro a gente ver um arco-íris, mas esse dia em veio duplicidade.

    Odete, já tinha feito e publicado outro bolo de abóbora, mas com coco, muito bom também.

    Milu, Bela e Helô, se vocês gostam de abóbora e especiarias, esse é o bolo!

    Rute, na minha vizinhança temos muito dessa flor, que já mostrei antes, nos terrenos baldios.
    Dessa vez quis usar essa imagem porque tem 2 cores de ipomea.

    Renata, um bolinho saboroso assim de vez em quando é muito bom.
    Já fui lá ver o seu bolinho. Nós duas tomando café com bolo…

    Sonia, faça que você vai adorar.

    Nô, a gente ainda não se livrou dos cadernos de receitas velhos. Comecei um trabalho de passar pro pc, mas não dei continuidade.

    Tati, pega um pedaço de abóbora com ela, prepara o bolo e faz outro agradinho pra sogra.

    Cláudia, que bom você vê arco-íris com frequência.
    Essa flor é tão comum, encontrada nos brejos por aí afora. Mas essa foto ficou espetacular.

    Iliane, pode pegar a receita e fazer seu primeiro bolo de abóbora.

    Fabiana, com abóbora colhida assim na fazenda da vó, o sabor desse bolo vai ficar melhor ainda.

    Léia, que bom que você gostou da homenagem.

    Glorinha!
    Tem nada não, pode ser boa tarde ou boa noite também!
    Sempre fico procurando flores que combinem com o post. Quando achei esse nome, nem tive dúvidas.
    Fico feliz que tenha gostado e tenha vindo tomar o café com bolo comigo mais uma vez.
    Quem será que é mais chorona, você ou eu…rs?

    Carol, pois então, a receita veio de boa fonte e não tive receio em fazer. É a segunda receita que faço da Ana, ambas aprovadíssimas.

    Beijos a todas!

  • Glorinha Leão

    Gina, que lindo! Nem preciso te dizer que estou aqui chorando, né?
    tinha me esquecido mesmo que era hoje…e fiquei sem luz aqui em casa desde as 8 da manhã até as 14 hs…aí fui correndo deixar um beijo pra Welze, antes que faltasse luz de novo…mas vc me fez tão feliz com essa homenagem, que gracinha de post!
    Com direito a arco íris, glória da manhã e tudo!
    Te agradeço de coração! E realmente lá no blog, sinto isso, como se estivesse batendo um papo gostoso com minhas amigas, vocês, comendo um bolinho gostoso com café!
    Estou realmente emocionada, Gina, obrigada por ter feito minha tarde feliz!
    grande beijo!

  • Cucchiaio pieno

    Oi querida, gosto muito da Glorinha – ela é muito especial para mim! Mulher de fibra e inteligente, de quebra uma amiga verdadeira!

    Nunca comi bolo de abóbora, mas sei que irei adorar pois sou gulosa do doce.
    Um grande abraço
    Léia

  • Figos & Funghis

    Que delícia de bolo Gina. Sou louca por abóbora, de todos os tipos. Existe um prato ideal para cada uma delas. Sempre ganho abóboras lindas da minha avó, que colhe na fazenda dela.
    Receita anotada!
    Bjinhos

  • Magia na Cozinha

    Eu gosto muito desta combinação tb, principalmente no início do outono. As especiarias dão alma ao bolo.
    Aqui vejo o arco-íris de vez em quando. É muito lindo mesmo!
    As flores são de uma beleza indescritível. Adorei o colorido vibrante.
    Bjs 🙂

  • Tatiana

    Que bolo lindo!!! Semana passada dei uma abóbora que ganhei p/ minha sogra porque estava sem inspiração. Tô com vontade de pegar de volta agora kkkkkk….
    Bjs

  • ...Noêmia!

    Ai, que belezinha de bolinho! E com um cafézinho, então?!
    Vou experimentar com certeza e, depois, vai pro meu novo volume daquele caderninho amarelado!
    Os arco-íris estão fantásticos!
    :o)

  • Renata Boechat

    Oi Gina, bom dia!
    Hoje eu tbm fui de bolo…é um jeito bom de começar o dia!
    Seu bolo está bem diferente e me parece bastante apetitoso…e as fotos? Como sempre cheias de sensibilidade,parabéns!

  • RUTE

    Bolinho maravilhoso para ser acompanhado por chá em dias de chuva com arco-iris 🙂

    A ipomea purpurea existe em abundância em Portugal. Podemos encontrar com frequência nos terrenos abandonados dentro da cidade. Esta flor tem uma pele muito delicada. A textura lembra as asas duma borboleta. São lindissimas.
    Beijinhos.

  • Heloísa

    Gina,
    Só fazendo, para experimentar.
    Nunca provei bolo feito com abóbora mas, como adoro doce de abóbora, acho que esse tem tudo para me agradar.
    Beijo.

  • SUELY PERES

    Estou sem sono, e aproveitando para dar uma curiada pelos blogs amigos, e deparei com esse bolinho especial,adorei a receita. Quanto ao arco íris , coisa linda esse mistério da natureza, a foto ficou linda. beijinhos

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *