Tortas doces

Cheesecake de chocolate e morango

Para quem pensou que passei o aniversário comendo biscoito de semente de abóbora, enganou-se. Aquele biscoito já tinha sido feito há alguns dias…
No aniversário, dia 14, como era também Dia dos Pais, resolvi fazer um almoço especial com cordeiro  assado, batatas gratinadas…, mas nem tirei foto.
A sobremesa, no entanto, não escapou da máquina, nem dos elogios, uma cheesecake de chocolate e morangos!

Cheesecake de chocolate e morango

(receita adaptada da Chef Pía Fendrik)
360 g de biscoito de chocolate bem escuro, tipo Negresco
150 g de manteiga derretida
150 g de ricota (usei creme de ricota)
150 g de açúcar
300 g de queijo cremoso (cream cheese)
150 ml de creme de leite
200 g de chocolate amargo
100 g de chocolate meio amargo
3 ovos
1 colher (chá) de essência de baunilha
2 caixas de morangos (600 g)

Preparo

Triture o biscoito até virar pó e acrescente a manteiga derretida, misturando até ligar bem. Abra numa forma de aro desmontável e espalhe com as mãos até cobrir a superfície (cobri a lateral também). Asse em forno alto – 220° – durante 5 minutos. Retire e deixe esfriar.
Bata a ricota com o açúcar, o queijo cremoso e o creme de leite. Adicione os ovos e a baunilha e bata mais um pouco.
Pique os chocolates e derreta-os. Estando bem derretidos e frios, misture ao creme, deixando homogêneo. Disponha sobre a base de biscoito e asse em forno preaquecido a 180° por aproximadamente 1 hora.
Com uma parte dos morangos, cortei, acrescentei um pouco de açúcar e deixei apurar. Diluí com água e bati no liquidificador. Servi como acompanhamento.
Decore com os morangos.
Notas: Essa receita pedia 200 g de açúcar e o uso de chocolate ao leite, mas como não gosto de nada muito doce, reduzi o açúcar (receita já adaptada) e troquei pelos chocolates amargo e meio amargo. Posso garantir que ficou ótimo assim! Quem aprecia mais doce, faça ao seu gosto.

Viola wittrockiana


Esse amor-perfeito é uma variedade maior. Acho lindo o pequeno, pela densidade das flores, que formam um maciço colorido, mas admiro essa variedade por ter cores mais vibrantes, como esse marrom e amarelo.
É oriunda da Ásia e Europa.

Compartilhar:

20 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *