Deserto de sal e Morro das Sete Cores
Minha filha esteve visitando Purmamarca, que fica a 1.525 km ao norte da Argentina. É lá que fica localizado o 3º maior deserto de sal do mundo, as Salinas Grandes.
É possível trafegar sobre elas de carro. Nessas mesinhas, os artesãos esculpem pequenos objetos de sal para vender aos turistas.
A região chamada Quebrada de Humahuaca é Patrimônio da Humanidade. O Morro das Sete Cores (Cerro de los Siete Colores) circunda Purmamarca.
No dia que ela esteve visitando a cidade era a Festa de Santa Rosa de Lima, padroeira da América.
Foto: Andal13
O tamal é um prato típico, uma espécie de pamonha salgada, feita à base de milho, recheada de carne e vegetais e enrolada em palha de milho.
Se quiser apreciar um pouco mais da gastronomia e cultura argentina, veja a receita de empanadas.
Quando fiz um curso de jardinagem, tive uma professora muito dedicada, Gisela, que levou a turma para alguns passeios interessantes. Fomos conhecer e coletar terra de diferentes cores em município vizinho, com o propósito de usá-los como tinta natural para vasos de plantas. Infelizmente, já não tenho mais a cor verde para mostrar pra vocês. Não precisei ir tão longe para ter as minhas 7 cores!!
Esse vaso foi pintado com algumas dessas terras e, como acrescenta-se cola na composição, não solta a tinta.
26 Comentários
Regina De Castro
Eu conheço ❤
Gina
@regginac Que legal, Regina! São experiências inesquecíveis quando exploramos esse mundo com tantas diferenças e curiosidades.
Adriana
Gina, que interessante essa técnica de pintar vasos! Não conhecia. Fica com um aspecto rústico, natural, bem bonito. Deve ter sido ótimo o curso de jardinagem 🙂 Beijos.
Gina
É muito interessante mesmo. Foi uma das aulas práticas mais gostosas de fazer. Esse curso ficou na história!
Katia Bonfadini
Uau, Gina! Que lindas fotos! Parece um lugar mágico!!!! Eu estive no Salar de Uyuni na Bolívia há 3 anos e o piso craquelado é bem parecido! Parece uma paisagem de outro planeta, é muitíssimo interessante! Que máximo essa loja com artesanato típico: tudo é bem colorido, bem ao meu estilo! E tamal eu provei em um restaurante peruano no Rio! Como é bom viajar, adoro seus posts de viagem! Beijão!
Luciana Betenson
Gina, que lindo, adorei conhecer este lugar 🙂
Gina
Lu, se a gente pudesse ver de perto tanta coisa linda que há pelo mundo afora, teríamos um grande bagagem de emoção, mas apreciar o que a net nos proporciona, já é uma grande coisa!
Flora Maria
Adorei essa postagem, Gina !
Que bom conhecer esses lugares exóticos, tão diferentes da nossa realidade. Lindíssimo o morro das 7 cores. E também os tecidos, que acredito, sejam bordados.
E suas tintas feitas de terra ? Especialíssimas !
Tenho uma amiga aqui em S. L. que ensina as crianças a fazer cores com as terras locais.
Beijo
Gina
Os tecidos são bordados e muito coloridos, uma característica desses povos.
Quanto às terras coloridas, o melhor é saber que não preciso ir longe pra obtê-las. Legal essa amiga ensinar às crianças. Tem muito material orgânico que pode virar tinta, como cascas de cebola, de legumes, coisas assim, não é mesmo?
Bjs.
Executiva de Panela
Belas fotos! Fico feliz quando encontro pessoas que vão aos lugares e registram todos os aspectos, como é o caso de sua filha. Parabéns! Paula
Gina
A foto é o melhor registro dos lugares e momentos vividos. A sensibilidade de quem fotografa também faz muita diferença. Obrigada!
luma rosa
Quanto mais viajamos, mais achamos lugares desconhecidos, lindos e pouco explorados! Esse lugar parece uma volta no tempo, quando a terra era a que ditava as regras e o homem respeitando esse ciclo, vivia seus próprios ciclos em sincronia com o ciclo da terra.
Ah, agora entendi porque posta imagens e explicações sobre as plantas… 🙂 Não sabia que tinha feito jardinagem. Que luxo!!
Bom fim de semana!! Beijus,
Gina
Pois é, desconhecia esse lugar, até que minha filha esteve lá e nos trouxe essas lindas fotos.
A paixão por plantas é coisa antiga, desde a adolescência, mas há alguns anos tive a oportunidade de aprender um pouco mais. Na verdade, aprendo a cada pesquisa e descubro coisas interessantíssimas.
Bjs.
andal13
Hermoso lugar, gente encantadora y deliciosa comida; las empanadas del Norte Argentino y sus vinos, son una combinación perfecta.
Gina
Sí, me encanta ver diferentes lugares y su cultura.
Una vez más, gracias por el permiso para usar su foto.
Vuelve a menudo!
alcina
Muito interessante esse local, já estou com saudades de viajar assim para bem longe e ver coisas novas 🙂
Gina
Não faltam coisas interessantes nesse mundo. Uma existência é pouca para conhecer tantas maravilhas que há por aí.
Rosetta
Molto bello e interessante.
Buon fine settimana
Ciao
Gina
Obrigada e volte sempre!
Gina
Non abbiamo la possibilità di sapere tutto, ma se abbiamo accesso a tale ricchezza culturale, non dovremmo tenere solo per sé, le divulghiamo.
Grazie per la visita.
Vicentina
Lindo o lugar, e lindas fotos.
Bjs e Boa Tarde
Gina
Oi, Vice!
Eu também fiquei impressionada com tudo isso. Adoraria conhecer esse deserto de sal.
Boa tarde.
Angela
Que coisa linda!!
Gina
Nesse mundo há muito que se conhecer. Ainda bem que temos a net para nos levar onde não podemos ir.
Fabiola
Gina, muito interessante.Não tem nada melhor que uma viagem para nosso aprendizado de mundo. Adorei os panos pendurados no muro, amo estas explosões de cores, tudo colorido… me deixa com um ótimo astral, acho que levaria todos!
Fabiola
Gina
Esse aspecto cultural também me encanta. Cada lugar tem seu valor e a gente deve aproveitar bem quando visita.