Queijos,  Tortas salgadas

Bolo salgado de queijo

A inspiração para ir pra cozinha pode vir de muitos lugares. Dessa vez foi sugestão do marido, que viu a receita num programa de tv e interessou-se.
Curioso, me perguntou o por quê de não bater o fermento junto da massa. Sei que jamais se bate o fermento para não prejudicar a aeração dos pratos, mas a explicação química não sabia. Sugeri que ele procurasse na net e me dissesse. Muito bem, não se bate para não romper as células da levedura química, que libera gás carbônico no forno, fazendo crescer. Se forem rompidas antes, não irá crescer.
Enquanto ele descobria isso e me informava, lá fui eu pra cozinha!
Fiz, demorou para assar e ficou com pouco sal, mas comemos assim mesmo. Não satisfeita, no dia seguinte fiz novamente com as devidas correções. Perfeito, mas o tempo no meu forno foi bem maior, mesmo aumentando a temperatura…

Bolo salgado de queijo

3 ovos
1 xícara (chá) de leite
3 xícaras (chá) de polvilho doce
1/2 xícara (chá) de óleo
1 xícara (chá) de queijo minas meia cura (usei 1 e meia)
Sal a gosto
1 colher (sopa) de fermento em pó

Preparo

Bata no liquidificador na ordem que foram colocados, para facilitar a mistura, exceto o fermento. Quanto ao sal, vai depender do teor de sal do queijo. Mesmo que seja salgadinho, adicione sal, caso contrário ficará sem graça. Usei 1 colher (sobremesa) rasa. Fora do liquidificador, adicione o fermento e mescle bem, sem bater.
Leve ao forno médio por aproximadamente 20 minutos. No meu forno, na segunda vez fiz a 220° e levou 35 minutos… Cada um conhece seu forno…
Esse bolo fica parecendo um pão de queijo de forma, com aquela consistência bem conhecida.

Lumina

O Chlorophytum orquidastrum é natural da África. Também conhecido como clorófito fire flash.

Compartilhar:

21 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *