Rosquinha de coco – BC Welse
O convite para a Blogagem Coletiva foi lançado pela Ângela, do Ora, pitangas!!!
A Welse, do blog Gostosuras sem Travessuras, nos deixou ano passado. Em 31 de outubro fiz um post em sua homenagem, mas hoje a ideia é lembrar seu aniversário. Como era festeira essa nossa amiga! Fazia contagem regressiva para essa data e recebia cada novo seguidor com um abraço especial.
Várias pessoas estão hoje unindo-se à corrente de boas vibrações por ela e sua família, num elo de carinho na blogosfera. Escolhi fazer a rosquinhas de coco da Welse, que ela considerava receita de família.
Rosquinha de coco
450 g de farinha de trigo
2 colheres (sobremesa) rasas de fermento em pó
180 g de manteiga
1 xícara (chá) de açúcar (150 g)
3 gemas
Leite (quanto baste) ou leite de coco
1 clara de ovo
Coco ralado seco (quanto baste)
Preparo
Junte a farinha, o fermento, a manteiga, o açúcar e as gemas. Misture bem e vá adicionando leite aos pouquinhos, até formar uma massa uniforme. Forno preaquecido a 180°. Faça rosquinhas, pincele clara de ovo e passe em coco ralado. Coloque-as em assadeira untada e enfarinhada. Asse aproximadamente 15 minutos ou até corar no fundo.
Para intensificar o sabor de coco, a substituição do leite por leite de coco é uma boa opção.
Abraço
Foto: Maria de Lourdes Ruiz
Dessa vez trago gavinhas, que são órgãos das plantas trepadeiras, cuja função é servir de apoio para as plantas em crescimento, agarrando-se aos galhos e outros objetos. Sabia que alguns dos sinônimos de gavinha são abraço, elo e garra? Aparentemente frágil, a gavinha enrosca-se firmemente, ficando difícil separar.
Os blogueiros que conheceram a Welse sabem da sua garra e do valor que ela dava à família. Que a família da Welse receba o meu abraço, assim como a Ângela, que tomou a iniciativa de fazer essa blogagem coletiva.
Juntos somos muito mais fortes!
42 Comentários
Ameixinha
Gosto muito de coco, estas rosquinhas parecem ótimas 🙂
Letícia
Que jeito precioso de lembrar alguém! Achei lindos o gesto e as rosquinhas 🙂
Beijos!
Tatiana Cavazim
Querida, to mandando o endereço para receber por sedex…se ver meu comentário nos outros companheiros vai achar que é plagio, mas já que mamãe proliferou suas receitas pelas amigas e amigos, acho que mereço apreciar um pedacinho para ver se ficou como ela fazia.
Obrigado pelo carinho, pela garra e pela homenagem….
Gina
Tati, nenhuma receita fica exatamente igual nem quando repetida pela mesma pessoa, mas a da sua mãe era melhor, disso não tenho dúvida, pois tinha o amor de mãe como ingrediente especial.
Não precisa agradecer, ela merece!
Miriam
Olá Gina,
Adorei participar e vir aqui fazer parte da tua BC também….realmente a Welze deve estar Feliz com a Festa e as Homenagens…
Que a Nossa Semana seja de Muito Progresso, Amor ao Próximo e Doçura!!!
1000 Beijokinhas
sao33
ADOREI ESSAS ROSQUINHAS , FICARAM LINDAS E COMO ADORO COCO ELAS SÃO PERFEITAS .
A WELZE HOJE DEVE ESTAR FELIZ COM A MERECIDA HOMENAGEM, E DE CERTEZA QUE FESTEJOU O SEU ANIVERSÁRIO LÁ EM CIMA.
BJS
Lina
Olá, Gina!Que linda e especial mensagem você publicou para a querida Welze. A simbologia da gavinha foi “ouro sobre azul”, a ligação da fita-gavinha a envolver 5 rosquinhas como as letras do nome da Welze, prá lá de especial…Sente-se ao longo de toda a publicação o carinho especial com que você a preparou, adorei… e com certeza, onde a Welze estiver vai sentir estas imanações de amor!
As rosquinhas, nem se fala, adoro coco, foi por acaso que não vi estas receitas deliciosas com coco da Welze, mas em breve não me escaparão!
Muitos beijinhos!
Gina
Acho que todos nós podemos ser a gavinha, mas algumas pessoas têm o dom!
Bjs.
Rachel Azevedo
Que lindo Gina, escolher a gavinha como símbolo foi mais que acertado, a nossa amiga era tudo isso mesmo, exemplo de força, união, garra e perseverança.
Adorei seu post e as rosquinhas, deliciosas, né?!
Bjuss!!!
Adri
Gina, muito bonita a homenagem que está sendo feito à Welze, como já disse a ti, não cheguei a conhecê-la, mas o que ficou foi um carinho enorme pela blogosfera, só podia ser uma pessoa muito especial. A receita é ótima, à altura! Um beijo.
Mi
A Welze foi um presente que ganhei da blogsfera. Aprendi muito com ela. Parabéns pela homenagem – ela merecida, teria esperado ansiosamente este dia, pois ela adorava fazer aniversário. Bjs
Lucinha
Gina,
Linda iniciativa da Ângela. Já vi no blog da Claudia, uma linda homenagem também.
A Welze merece, ela era uma pessoa muito especial.
Bela forma de relembrar uma pessoa que deixou tantas saudades.
Estava de férias e voltei há poucos dias.
Feliz por fazer parte desse nosso mundo que tanto me faz bem.
Beijos
Ivani
Gina, linda a homenagem à Welze, hoje com certeza está sendo um dia muito feliz para ela , com essa corrente de amor e carinho!
Bom domingo.
Bjs
Ivani
D Augusto
Linda homenagem Gina. Acho muito curioso e diferente cada flor e planta que vc coloca junto com cada receita. A Welse ficaria muito feliz em ser a “gavinha” que abraça e une tanta gente querida.
Gina
A flor no blog é algo muito especial e também um desafio aos “neurônios”.
Nessa data, acho que é isso mesmo que ela representa, a gavinha.
SADHIA
oi querida ja fiz a minha homenagem á nossa amiga ..a sua amei também ….bjokas com carinho
sadhia
Gina
Seja bem-vinda também por aqui!
Estamos todas felizes por participar do aniversário da Welse de modo simbólico, mas ao mesmo tempo bem significativo.
Bjs. e volte sempre.
Bombom
Tal como a nossa querida Welze fazia, venho dar-lhe as boas vindas ao Meu Estaminé, pela primeira vez! Muito obrigada pelo seu comentário e apareça sempre que quiser.
As Rosquinhas de Côco da Welze são muito simples e fáceis de fazer e ao mesmo tempo são tão gostosas que se acabam num instante!
A imagem das gavinhas da videira são muito sugestivas. A vida da Welze foi um entrelaçar de ramos, dedos, mãos, corações! Com tal Força e Energia que aqui estamos hoje, todas ligadas, irmanadas no mesmo sentimento de Amor e Saudade que nos uniu nesta BC no dia de seu Aniversário.PARABÉNS WELZE! Parabéns à Ângela pela iniciativa! Parabéns pela sua participação com as Rosquinhas para a MESA DA FESTA!
Um abraço da Bombom
Cláudia
Gina, adorei ver as suas rosquinhas entrelaçadas, elas simbolizam sem dúvida o facto de estarmos em comunhão nesta homenagem, unidas apesar de tão longe umas das outras, todas com a Welze nos seus pensamentos. O mesmo com as gavinhas, o simbolismo delas é totalmente adequado. É bonito ver que essa “menina” continua a contagiar-nos com os seus bons sentimentos.
Bjs
Gina
Acho que a Ângela foi a única blogueira que a conheceu pessoalmente, mas ela tinha essa capadidade de encantar mesmo virtualmente.
Bjs.
Cláudia
Gina, veja só que eu nem conhecia esse sentido da “toalha felpuda”, mas tem tudo a ver, não é? Reconfortante, aconchegante, tem tudo a ver, é a cara da Welze. 🙂
bjs
Sandra Reis
Gina querida, também sinto que vamos nos conhecendo e nos identificando mais. Linda essa homenagem, de fato hoje é dia de comemoração, afinal, só morre de verdade quem não é mais lembrado pelas pessoas que amou.
Tenho certeza que a Welze está se sentindo muito acarinhada por tão boas vibrações. Isso é o que importa!
Beijos e bom domingo
Gina
Que bom você estar conosco nessa corrente de boas vibrações por ela!
Bom domingo!
Heloísa
Gina,
Linda sua lembrança das gavinhas, e o entrelaçamento das rosquinhas.
Bela homenagem.
Beijo.
Gina
Procuro sempre fazer esse link entre os pratos e as plantas, dessa vez também com a homenagem à Welse.
Bom domingo, Helô!
Josy
Querida Gina, que delicada a sua receita, assim como sua homenagem, tão repleta de carinho e que nos leva a emoção. Lindas as rosquinhas, e o coco realmente está em quase todas as participações. A gavinha eu não conhecia, é uma plantinha bem oportuna ao tema, onde todas nós unidas, e juntamente com a saudosa Welze nos unimos em uma grande corrente de amizade que com certeza se estenderá para sempre aqui e em outro plano. Adorei a apresentação, muito mimosa. Bjos Um ótimo domingo
Gina
Pelo que li até agora, três pessoas publicaram receita com coco nessa homenagem, ainda bem que não se repetiu!
A gavinha acho que você conhece sim, dos pés de chuchu, de maracujá e outras tantas plantas trepadeiras.
Obrigada, Josy e bom domingo pra você também!
Josy
Vim rever sua homenagem para a Welze, pois achei de uma sensibilidade ímpar, que ainda me emociona cada vez que a leio novamente. E vi sua resposta dada, de fato a gavinha já vi em pés de chuchu, bem que não me era estranha heheh. Obrigada…bjocas 🙂
Beth Q.Lilás
E como ela era festeira, nossa!
Essas rosquinhas são doces como ela era, por isso nossa homenagem no dia de hoje em que ela faria 58 anos.
Que Welze esteja feliz onde estiver e veja nosso carinho por ela.
beijos cariocas
Gina
Hoje somos nós que estamos fazendo a festa pra ela, de uma certa forma. Ainda bem que tivemos o provilégio da sua companhia.
Bjs.
Lúcia Soares
Gina, deliciosas as rosquinhas, suas palavras e as lembranças.
Bom domingo!
akemi
Bom dia, Gina! Infelizmente não cheguei a conhecer a Welze nem seu cantinho antes dos anjos a chamarem mas pelas lindas e emocionantes homenagens já deu para perceber o quanto ela foi e continua sendo especial, um ser humano iluminado que gostava de uma boa prosa e de quitutes deliciosos! Parabéns a todas! Bjss e um lindo domingo!
Gina
Pena não tê-la conhecido, porque tínhamos diversão garantida visitando seu blog, mas também tínhamos umas boas reflexões, além das gostosuras.
Obrigada, Akemi, e bom domingo!
Rute
Gina, apesar de não ter participado, estou aqui com vocês celebrando o aniversário da querida Welse.
Tinha separado a berigela panada dela para reproduzir mas depois acabei não pondo em prática.
Você escolheu muito bem. Essas roscas devem ser deliciosas.
No meu caso, eu só conheci a Welse e o blog dela aquando da participação na BCFV. Dai que, não conheço bem as gostosuras que ela publicava.
A presente colectiva é uma hipotese para eu ficar por dentro das receitas do Travessuras e Gostosuras.
Beijinhos.
Rute
Gina
Como a Welse participou de 2 fases (nascimento e infância) da nossa coletiva, deu pra sentir um pouco como era essa nossa amiga virtual. Creio que algumas fases ela teria dificuldade de abordar, tendo em vista seu sofrimento físico nos últimos meses. Quem sabe ela até nos desse lições de vida, como o fez várias vezes?
Bjs.
Rute
Sem dúvida.
Creio que as pessoas na reta final, têm uma visão mais clarificada da vida.
Receberiamos valiosas lições de vida, concerteza.
Beijinhos.
Rute
angela
todos que estão participando desta BC foram tocados, de alguma forma, pelo carisma desta cronista apaixonada, que passou muito brevemente pelas nossas vidas, mas passou de uma forma tão intensa, que deixou marcas de carinho espalhadas por aqui e acolá.
agradeço a sua participação, sua homenagem, me emocionei com ela demais da conta, como diria Welze. sendo fiel a minha tão querida amiga, peço que jamais se esqueçam disto:
…
O importante é ser feliz.
Isso é um direito, um dever de todos nós.
É uma questão de sobrevida.
Não imagino uma vida sem felicidade.
Welze
grata de coração e um beijo
angela
ps. por favor me desculpem por ser uma msge unica para todos os blogs,mas rogo que me entendam, pois é exatamente isto que gostaria de dizer a todos.
Gina
Gostei da forma como você descreveu a Welse como uma cronista apaixonada. Suas histórias nos contagiavam.
Foi um prazer participar dessa coletiva!
Bjs.
Fabiola
Gina, muito linda esta homenagem que vocês fizeram. Imagino que esta amiga onde quer que esteja está recebendo estas vibrações de carinho. E assim é a amizade sincera, que não pede nada em troca, apenas acolhe um coração em um momento de dificuldade.
Beijos mil
Fabiola
Gina
A gente nem imaginava o alcance desse relacionamento virtual entre os blogueiros até termos nosso blog, não é mesmo? Bjs.
Cucchiao pieno
Querida Gina
Não conheci a Welse, mas por tudo que li nos blogs amigos vi que ela era uma pessoa muito especial!
Essas rosquinhas me conquistaram.
Te desejo um domingo maravilhoso.
Um abraço
Léia
Gina
Mesmo não tendo conhecido a Welse, você pôde sentir como ela conquistou nossa simpatia.
Um ótimo domingo pra você também!