Hoje é Dia de Reis
Dia de Reis
Seis de janeiro é Dia de Reis, uma data que no Brasil tem uma tradição folclórico-religiosa nas cidades interioranas.
Já falei aqui sobre os Reis Magos, Gaspar, Melchior (ou Belchior) e Baltazar.
Foto: daqui.
Fazem parte desse folclore o Terno de Reis, onde o mestre, que é o diretor, deve não só ser um bom repentista como também um bom conhecedor da história do nascimento de Jesus, principalmente no que se refere à visita dos Reis Magos. É o mestre (em primeira voz) que inicia o canto, acompanhado de seu ajudante, repetido pelo contra-mestre.
Foto daqui.
Folia de Reis
Outro festejo é a Folia de Reis, onde uma companhia de doze homens marcha, tendo à frente o bandeireiro, que carrega o estandarte, que representa a devoção e a intenção de todos.
Os componentes do grupo estão uniformizados, mais ou menos à maneira militar, com bonés enfeitados de flores e de espelhos, e todos cantam.
Aqueles que recebem a visita em suas casas devem oferecer graciosamente comida a seus integrantes.
Eles comem, agradecem e seguem para o próximo destino.
Nessa foto, a folia vem de cidades como Muqui, Mimoso do Sul e Alegre, no Espírito Santo.
Na Europa é feriado no Dia de Reis. Na Itália é chamada de festa da “Benfana”, que seria uma bruxinha boa que dá presente para as crianças. Lá, não se recebe presente no dia 25 de dezembro e, sim, no dia 6 de janeiro, segundo o professor Develar, da PUC-Rio.
Rosca de Reis
Na Espanha, é tradicional o consumo de roscón de reyes, que em Portugal chama-se bolo-rei e tem um brinde dentro. Quem encontrá-lo, realizará seus desejos.
No Brasil, a rosca de reis não chega a ser uma tradição.
Diz a lenda que os três Reis Magos foram visitar o Menino Jesus, mas quando estavam perto de Belém eles decidiriam quem daria primeiro o presente.
Vendo a dúvida deles, um senhor decidiu fazer um bolo e colocar dentro uma fava.
Esse bolo seria dividido em três pedaços e quem ficasse com a fava seria o primeiro a entregar.
A partir daí ficou conhecido como Bolo dos Reis Magos ou Bolo-Rei e utilizado sempre que necessário escolher um rei.
O bolo tem a forma de uma coroa, onde a côdea simboliza o ouro, o miolo, a mirra e o aroma, o incenso, presentes oferecidos pelos reis ao menino Jesus.
Tradições natalinas
Esses turrones a filha trouxe agora da Espanha, porque faz parte da tradição dessa época que vai do Natal até o dia de hoje.
Esses são blandos, conforme ela me explicou, embora eles também tenham os mais duros, como os que são vendidos no Brasil.
O de amêndoas parece muito com a nossa paçoca.
No Brasil, costuma-se desmontar a árvore de Natal e toda a decoração nessa data.
Como não gosto muito de seguir essas convenções, vou desmontar quando me der disposição.
A Euphorbia milii é conhecida como colchão de noiva, bem-casados, coroa de espinhos, martírios e dois irmãos. Para minha sorte, fotografei a coroa-de-cristo e flagrei uma abelha.
Fontes: Jangada do Brasil Terra Capixaba, Portugal Digital.
21 Comentários
Gina
Marly, que bom que as informações foram válidas para você.
Tradicionalmente, o Dia de Reis realmente encerra os festejos natalinos.
Esse planta tem muitos espinhos e é muito usada como cerca viva. Agora, criança adora brincar com plantas.
Bjs.
Marly
Gina,
Só tomei conhecimento de que havia post novo aqui, indiretamente, pois, até o momento não tinha aparecido a atualização na minha lista de blogs!
Gostei de saber mais sobre o dia de reis, essa data que para mim significa a do encerramento dos festejos natalinos!
Quanto à planta (coroa de Cristo), quando criança eu gostava de quebrar uns galinhos dela para ver fluir a seiva branca e grudenta (rs).
Beijinho e bom dia!
Gina
Rose, tomara que você dê sorte de recuperar suas fotos.
Obrigada pelos elogios, já bordei bastante, agora parei de vez. E as pesquisas são um prazer pra mim.
Acho que hoje vou desmontar minha decoração de Natal, alguma coisa já tirei.
Amélia, aprendi com vocês de Portugal que se chamam janeiras, semelhante a nossa cantoria da Folia de Reis.
Um ótimo ano pra você também!
Bjs a todas!
Docestemperos
Gostei muito da sua explicação sobre o dia de reis e sobre as várias tradições a ele associadas.Na verdade aqui em Portugal não pode faltar o bolo rei e também se cantam as janeiras como forma de terminar a época de Natal e desejar um bom ano de 2009 que é o que eu tb te desejo.
Rose
Oiii Gina…te madei um e-mail sobre as fotos perdidas…ninguém merece né???
Seu bordados são lindos parabéns…eu arrisco bordar algo de vez em quando, mas estava tão corrida com a pós que faz um tempão que não pego…quando ao dia de Reis muito legal esse post…muitas coisa eu não conhecia…e também sobre a decoração de Natal será que em toda casa é assim depois do Natal perde o encanto mesmo…que pena né?
Beijinhus
Gina
Luciana, essas tradições são de cidades do interior, com era a minha também.
Agradecer é muito importante e sempre, né?
Carol, pra fazer esse bolo teria que mudar os ingredientes, porque frutas cristalizadas não me agradam. E os torrones, a gente tem que comer em suaves prestações… rsrs!
Bjs a todas!
Carol
hummm Bolo de Reis é tao bom!
e fiquei babando com esses torrones diferentes. uma vez fiz em casa e ficaram uma delicia, embora um pouco moles. o problema é que mata qualquer dieta…
😉 beijao e bom 2009 procê
Luciana Macêdo
Interessante saber como se comemora o Dia de Reis nos outros países.
Me lembro que quando era criança, recebíamos a Folia de Reis. Nesta data quase sempre estávamos na fazenda, e um grupo de homens (que moravam na redondeza) vestiam fantasias, dançavam e cantavam, saiam visitando várias fazendas.
Me parece que aqui no Brasil esta data já foi mais comemorada, ou estou enganada? Hoje, me parece, ficou sendo a data de guardar os enfeites de Natal.
Bem, sem Bolo de Reis, não fiz, mas ainda com espírito natalino, vou à missa, para agradecer os presentes que recebemos neste final e início de ano.
Beijinhos!!!
Gina
Mônica, puxa, será que consigo essa façanha? Que legal, obrigada pelo convite!
Ameixa, que bom saber das informações diretamente de quem é do país. “Espertinhos” esses que se aproveitam e colocam brindes pesados… Nossa Folia de Reis também recebe dinheiro, se assim as pessoas quiserem dar, pra eles manterem a tradição.
Obrigada pelas informações.
Canela, quando eu era pequena, passava em nossa porta a Folia de Reis, mas nós tínhamos medo, por causa dos personagens fantasiados. Coisas de criança, mas acho bom recordar.
Bjs, meninas!
Canela
Gina
É sempre bom lembrar ou dar a conhecer as tradições e fizeste-o muito bem!
Obrigada pela visita.
Um beijo
ameixa seca
Aqui em Portugal, não é feriado. A unica tradição aqui na minha região, é cantarem as Janeiras 🙂 É um grupo de pessoas que anda na rua e canta na porta das pessoas que querem ouvir. No final, dá-se uma contribuição em dinheiro. Aqui em Portugal também foi proibido o uso de favas e brindes nos bolos-rei. Por motivos de segurança e porque os vendedores abusavam dos brindes e colocavam uns bem pesados. O bolo-rei é vendido ao quilo!
Monica Loureiro
Gina…
Está convidada, ou melhor , intimada para vir me visitar em Vila Velha….
Monica
Gina
Emília, também adoro essa parte cultural. Quando viajo gosto de saber as tradições, as lendas, as histórias, é muito enriquecedor.
E o Brasil, por ser tão grande, tem muita diversidade, não é?
Nela, concordo com você, a gente tem que fazer o que dá vontade, quando se quer e se tem tempo.
Estou curiosa pra ver os bolos de reis das blogueiras, sobretudo das portuguesas, por ter mais tradição em Portugal do que aqui.
Um ótimo ano pra você também.
Heloísa, adoro pesquisas, de vários tipos. Para o blog, naturalmente, ligadas à culinária e às flores.
Bom que você gostou. A gente faz o post querendo realmente tocar a sensibilidade das pessoas, fazê-las rever momentos, divulgar alguma coisa que aprendemos e muitos outros motivos, cada um ao seu jeito.
E as flores…? Só percebi a abelha quando coloquei a foto no micro, que gracinha! Outro dia isso aconteceu com uma sabiá, quando fotografava as cerejeiras carregadinhas de frutos.
Obrigada a todos que dão esse retorno tão agradável através dos comentários!
Heloísa
Gina,
Esqueci de falar das flores. Lindas! E o flagrante da abelha foi demais, não?
Heloísa
Gina,
Adorei esse seu post e também li o dos biscoitinhos de Reis. Que época rica em festas, tradições e simbolismo, não?
Beijos
Nela
Amiga,obrigada pelo comentário cá em Portugal também, hoje é dia dos Reis, mas tal como a amiga eu só tiro a árvore, quando me apetecer rsrs, ainda ontem falava nisso com minha filha, que disse logo para eu deixar estar mais uns dias,hoje não tenho tempo, mas tenho uma receita maravilhosa do bolo de rei para fazer, mas tem que ser a um fim de semana, porque se tem que começar a fazer logo de manhã, para a massa dobrar de volume, e hoje é impossivel, porque trabalhei, mas sabe eu faço sempre que me apetece doces, mesmo aprópriados ao Natal, porque para meu coração Natal é durante todo o Ano, beijinhos e continuação de Bom Ano Novo.
Emília
Oi Gina!! Legal saber da tradição de outros países, e das diferentes culturas dentro de um mesmo país!
Beijinhos
Gina
Cláudia, quero ver seu bolo de reis, vai postar?
Nana, quando passa o Natal perde o encanto da decoração, que mantenho acesa ainda até dia 31 ou 1º, mas depois… Aí vou enrolando pra retirar, porque a motivação não é a mesma.
Mari, minha amiga não virtual!
Foi um prazer conhecê-los e em breve faço o post do encontro. Estou atrasada nas postagens por causa do desafio Dia do Vizinho, que foi um sucesso (rsrs).
Nesse período que você esteve ausente coloquei vários dos meus bordados em ponto-cruz no banner. Esse será o último. Agora que aprendeu o avesso perfeito, vai arrasar nos bordados! Parabéns!
Bjs. meninas!
Mari Azevedo
Gina minha linda, antes de mais nada, que 2009 seja um ano maravilhoso e repleto de realizações para você e toda familia!!
Queria também agradecer pelo carinho com que nos recebeu aí em Ctba… amei tê-la conhecido, e cada momento que passamos juntas! Você é uma amiga pra lá de especial!
Amei a carinha nova do blog… foi você quem bordou esses anjinhos? Ai que coisa mais linda… =D
Já aprendi (graças a vc) a fazer o avesso perfeito… eeee!! Só estou apanhando um cadinho, quando há um pontinho aqui, outro ali (apenas uma cruzinha isolada do restante do bordado, sabe)… tenho dado um nózinho discreto no avesso depois de fazer a cruz, mas ele se desmancha.. kkkk, deve ter algum macete q eu desconheço!
Ufa… como sempre, fui pra lá de verborrágica!!
Bjo enorme,
Mari
Nana
Querida Gina, que aula amiga, o dia dos Reis para mim é o dia de guardar todos os enfeites de Natal hehehe
Acho que para maioria dos brasileiros.
Bjs amigaaaa
Magia na Cozinha
Hoje eu fiz meu Bolo de Reis adaptado. Ficou ótimo!
Bjs 🙂