Curitiba,  Eventos

El día e – um evento espanhol, com paella

El día e

Estive num evento que tem tudo a ver comigo, unindo gastronomia e cultura. Promovido pelo Instituto Cervantes, o evento El día e foi criado em 2009 e todas as filiais do mundo, na mesma data, a comemoram em homenagem aos que falam a língua espanhola. O de Curitiba mesclou um pouco com os festejos juninos brasileiros, incluindo a decoração típica dessa época.


Enquanto esperava a hora do conto infantil Dom Quixote (que não houve), fiquei na biblioteca e acabei por me deparar com a seção de gastronomia. Fiquei folheando um livro muito interessante, com as receitas típicas de todas as regiões da Espanha.

O momento gastronômico ficou por conta da paella, preparada em paelleras gigantes. Pude acompanhar todo o processo.
Após o almoço, houve a premiação de alunos num concurso de microrrelatos.

Assisti a apresentação de pop/rock espanhol dos anos 80, voz e violão de Pablo Suarez Rivaya.

A seguir, estava prevista a apresentação de um duo argentino Luna Monti y Juan Quinteros. Depois, flamenco com Gerson Bientinez, Anaterrra Engelhardt, Murillo Ross, Juliana Martinez e Ricardo Rosinha, mas não cheguei a assistir. Acho lindo o flamenco!

A entrada do Instituto possui algumas kaizukas (Juniperus chinensis) e a fachada é recoberta por trepadeiras.

Compartilhar:

12 Comentários

  • Josy

    Gina que lindas fotos, adoraria estar neste evento, iria me perder nos livros, apreciar o local, assistir o preparo da paella e provar (claro) tenho uma prima que faz uma paella dos deuses hehe, e a apresentação do musical. Adorei. E essas trepadeiras? Me fez lembrar da casa que eu morava, a parede era lotada de trepadeira unhas de gato sabe? Nas noites de calor as largatixas faziam a festa hehe. Bjocas amiga

  • Rachel Azevedo

    Meu pai fazia uma paella de comer rezando…adoro, mas nunca fiz, preciso corrigir isso logo, salivei com as fotos.
    O evento deve ter sido ótimo e , gratificante e enriquecedor.
    Um grande abraço amiga!

  • Lylia

    Oi Gina,
    Gosto muito de eventos assim e quando tem aqui em Brasília faço questão de participar.
    A cultura espanhola é muito rica e vale a pena conhece-la melhor.
    Bj,
    Lylia

    • Gina

      Então, esse evento existe em todo o mundo, nas filiais do Instituto Cervantes, uma vez ao ano. Cada um tem a sua programação. E você tem razão quanto à cultura espanhola.
      Bjs.

    • Gina

      Acabei tendo um vínculo maior com a Espanha por vários motivos. Um deles é a formação na filha na área. Tivemos a oportunidade de viajar pelo país de leste a oeste e comemos paella por lá. Gostamos bastante do prato e tão logo a filha tomou conhecimento do evento, fiquei interessada em ir.
      Bjs.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *