Curitiba

Jardim das Sensações


Jardim das Sensações de Curitiba

Quando fui fotografar a estufa do Jardim Botânico de Curitiba, lembrei-me que minha filha havia visitado o Jardim das Sensações, inaugurado em dezembro e gostou bastante. Então, lá fui eu feliz da vida e saí de lá encantada.

Jardim das SensaçõesSão recantos com cascata, lago, jardins e grandes cachepôs com plantas de diferentes texturas, formas e aromas. Nas fotos superiores há uma pequena floresta de palmito e o piso tem círculos com diferentes texturas.

Jardim das Sensações - Jardim Botânico de Curitiba (PR)
Em cada cachepô há uma placa, que indica qual a sensação destacada pela planta (aroma, forma ou textura). Tem, ainda, o nome popular e o científico. No quadro acima temos alfazema, arruda e babosa. A 3a. e a 5a. fotos são da orelha de lebre, uma planta muito interessante, cuja textura lembra realmente uma orelha peludinha.

Jardim das Sensações - Jardim Botânico de Curitiba (PR)São distribuídas vendas para as pessoas descobrirem, pelo tato e olfato, a que planta se refere. Basta seguir por esses corrimões de olhos vendados até encontrar uma plaquinha, que tem o texto em braille. É o indicador de que se está diante de uma planta a ser reconhecida.

Jardim das Sensações - Jardim Botânico de Curitiba (PR)

No quadro acima, coloquei algumas das várias plantas aromáticas que o local exibe. São a salsinha, a sálvia, o orégano e a erva-doce.
Curitiba tem recantos agradáveis e não muito conhecidos. É considerada a cidade brasileira com a maior área verde por habitante. Com esse post quero homenagear os 316 anos que a cidade completou ontem.
Veja, também, um passeio pelo Jardim Botânico de Curitiba.
Compartilhar:

14 Comentários

  • Anonymous

    Olá, Gina, vc tá me devendo este Paraíso… to doida que chegue o dia… Passer por este belo lugar e depois tomar um chazinho com uma torta de chocolate, hein? Hum!
    Postei no orkut as delícias do patisserie… vê aí… Já estou recebendo elogios… é um engordiet danado…
    Ontem me olvidei de te dizer que ao vivo e a cores, as parreiras são lindas, fiquei encantada quando aí estive e pelos parreirais andei… Um deslumbramento só…
    Bjks
    Roselia
    espiritual-idade.spaces.live.com

  • Gina

    Vivian, fica no lado esquerdo da estufa, descendo uma rua, próximo do Museu. O Jardim Botânico abre todos os dias, concluo que o Jardim da Sensações também.
    Beijos.

  • Vivian

    amei !!! nao conheço !! mas agora vou por na minha agenda pra nao me esquecer desse lugar. Fica no jardim botanico, é isso? e é aberto todos os dias?

    bjks

  • Gina

    “Dona do Mundo” (Karol?), obrigada pela visitar e pelo link.
    Aos poucos vou mostrando o que há de bonito por aqui.
    Seja bem-vinda!

    Jo, obrigada pelo elogio e pelas informações, vou dar uma passada lá.

    Tânia, vá sim, é um recanto até pouco sinalizado dentro do Jardim Botânico, mas vale a pena visitar.

    Heloísa, estou vendo aqui que tem a Tânia que sempre vem à Curitiba e agora você também está interessada em voltar. Quem saber a gente não combina um encontro?

    Ana, foi inaugurado pouco depois de sua visita. É um convite pra você voltar!

    Cláudia, Curitiba tem parques lindos, muita área verde.
    Espero que venha ver de perto tudo que há por aqui.

    Alcina, estive no Jardim Botânico de Lisboa, fotografei várias plantas, mas achei as estufas e o próprio Parque Eduardo VII mais bonitos.

    Beijos!

  • Cláudia M.

    Gina,

    quando eu viajar até ao Brasil (quando será isso?) não posso deixar de passar em Curitiba, pode crer.

    Adoro a natureza, e pelo que vejo aqui no seu blog e em outros locais, existem por aí belos jardins.

    Obrigada por partilhar.
    Bjs

  • Tânia Saj

    Gina…que ótimo este post! Vou com frequencia a Curitiba, algumas vezes ao Jardim Botânico e não sabia da existência desse espaço…adorei a dica e certamente irei visitá-lo…
    Beijinhosss

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *