Bebidas,  Eventos

Suco de uva terci e Festa da Uva em Colombo, PR

Quando morava em Campinas, adorava ir às festas das cidades vizinhas. Tinha festa do figo em Valinhos, do morango em Atibaia, da laranja em Limeira, das flores em Holambra…
Quando soube que haveria a 46ª Festa da Uva de Colombo, fiquei com vontade de visitar, principalmente porque é organizada pela colônia italiana.
Tenho essa receita deliciosa de suco de uva terci dos anos 90, da época que morei em Campinas.

Uva terciQueria comprar uva terci, que é a uva mais cultivada na região, já pensando no suco que faria. E trouxe uma caixa de mais de 4 quilos. Além do suco, fiz geleia e polenta de uva, que ficarão para outro post.

Suco de uva terci

1 kg de uva
2 litros de água
1 copo (americano) de açúcar (copo de 200 ml)

Preparo

Separe os bagos das uvas e lave muito bem. Misture todos os ingredientes e ponha para cozinhar por 25 minutos. Deixe esfriar um pouco e peneire.
Fiz 1 receita e meia e rendeu 3,5 litros de suco concentrado.
Dica: Sugiro o uso de peneira que não seja de plástico, porque a uva mancha os utensílios. Aliás, esse suco de uva terci é uma delícia e pode ser bebido puro, sem diluir. Mas é forte e pode deixar a língua roxa, os dentes roxos… rsrs!
Veja, também, suco de clorofila.

Espetinhos de uva

Festa da Uva de Colombo (PR)

Além das muitas barracas vendendo uvas e produtos derivados, havia as de doces, como esses espetinhos de uvas cobertos de chocolate e granulado, muito comuns nas nossas festas regionais.

Quebra queixoGostei de encontrar esse doce feito com coco queimado, chamado de quebra-queixo, que me lembra a infância no Rio. Nesse, colocaram pedaços da fruta, o que nunca tinha visto.

Festa da Uva - Colombo (PR)Foi montada uma grande tenda para apresentações musicais, onde assisti a um grupo folclórico italiano, cantando músicas típicas.

Jacinto-uva

Jacinto-uva Foto: Louise Docker
Essa planta é natural da Europa e da Ásia. Seu nome científico é Muscari armeniacum.

Compartilhar:

21 Comentários

    • Gina

      Encontro essa uva em hortifruti, além do Mercado Municipal. Ela é conhecida aqui como uva terci ou uva preta, própria para suco bem tinto. Em Santa Catarinha é conhecida como bordô.

  • Adri

    Gina, vou ficar de olho na receita da polenta de uva, fiquei curiosa! Adoramos aqui em casa esse suco de uva tinto, compramos sempre no supermercado. Não sabia como fazê-lo em casa. Será que eu consigo um suco tinto usando qualquer uva de casca escura, ou tem tipos de uva específicos? Beijo!

  • Gina

    Vinicius,
    Obrigada pela visita e por ser seguidor do blog.
    Como você é da comunidade italiana, creio que vai gostar de outros posts que pretendo fazer sobre os italianos no Paraná.
    Pois é, já está chegando a próxima festa e ainda tenho geleia de uva.
    Um abraço.

  • Vini D'Agostin

    oIiiiiiiiii
    sou produtor de uva em colombo e tambem participo da festa com minha barraquinha de uva, vinho, geleias, sucos tudo feito com a tradiçao da nona. A já vou avizando q no proximo dia 29 de janeiro de 2010 inicia-se a festa q vai até o dia 7 de fevereiro de 2010, venha participar conosco e visite minha barraquinha, mais perto da festa falo qual é o numero dela, abraços Vinicius. A visite o nosso blog da Chacara: http://www.chacarasatarita.blogspot.com

  • Gina

    Nana, não conheço o Pq da Água Branca, mas tenho certeza que iria gostar.
    Aguarde o post do Circuito Italiano, vai ficar bem mais interessante.
    Beijos.

  • Nana

    Oi querida, sabe que no meu aniversário eu pensei mto em ti, você iria amar o Pq da Água Branca, com tanta variedade de planta.
    Adorei a festa e amoooo suco de uva kkk
    Bjs e bom final de semana para ti.

  • Gina

    Oi, Rosélia.
    Já ouvi algumas pessoas falarem que fazem o cuscuz de tapioca no fogo, o que acelera o processo, mas o nosso é ainda mais simples, né?
    O quebra-queixo do Rio tem uma carinha mais bonita que esse aí… hehe!

    Téia, pois é, o interior de São Paulo tem muitas dessas festas, como falei. Em Curitiba, a tradição é de festas de etnias, que vou mostrar aos poucos.
    Minha grande fonte de flores é o Jardineiro.net, mas tenho umas 6 fontes, até blog de Portugal, a quem pedi permissão de uso de fotos.

    Beijos!

  • Téia

    Ai, aqui por perto não tem quase nada e quando tem a preguiça não nos deixa ir, kkkk. Olha, mas amo tudo com uva, só pode ser maravilhosa esta festa e suco feito da própria uva, é coisa que tem no céu, este deve ter ficado maravihoso. Ah, fico agurdando as demais receitas. Outra coisa, queria saber onde você encontra tanta flor linda e que cobina com o assunto ou a receita do post. Você, realmente, arrasa. Bj grande amiga.

  • Anonymous

    Olá, Gina
    Cheguei da tia Terezinha depois de 5 dis por lá, muito lindo oo lugarejo, dscansei mesmo!
    Comi o cuscus de tapioca dela… cozido no fogo… diferente e gostoso!
    Esse quebra queixo! Todo dia passo pela barraca deles e das cocadas. Que tentação! To resistindo… Mas que é bom, é…
    Bjs
    Roselia
    espiritual-idade.spaces.live.com

  • Gina

    Grazy, obrigada!
    Te aviso quando fizer o post da polenta.

    Obrigada, Alcina!
    Esse suco é muito bom mesmo, pena que a uva só tenha nessa época.

    Beijos!

  • Gina

    Heloísa, obrigada!
    Pra falar a verdade, nem eu imaginava que encontraria tantas plantas que combinassesm.

    Ameixa, o negócio é diluir um pouquinho, porque língua e dentes roxos ninguém merece!

    Beijos!

  • Gina

    Bom dia Rose!!!!
    Acho bem legal participar dessas festas, sempre tem novidade. Logo vou mostrar mais algumas aqui da região.
    Esse suco é uma delícia!
    Beijos.

  • Rose

    Boooom Dia amiga, vixi acho que cai da cama hoje literlamente…rsrs
    Adoro essas festas, aqui tem do milho, da soja, do morango afff…essa é em maio uma delicia…já ouvi falar dessa da uva em Colombo, deve ser muito legal…o cheiro da uva huuuummmm…Nunca fiz suco dessa fruta, e os filhotes gostam muito já comprei quando voltei da praia…agora faz tempo que não passo por ai vou mais para SC, apesar de ter amigos e parentes em Curitiba…
    Bjinhus

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *