Biscoitos,  Páscoa

Galinha dos ovos de ouro!

Como fazer uma galinha dos ovos de ouro
A ideia dessa galinha surgiu na Páscoa passada, através de uma trova que encontrei num site infantil e dizia o seguinte:
“Não lhe mando ovos de ouro
Porque não tenho a galinha.
Mas se Deus não a criou,
Foi porque não lhe convinha!
Mas mando-lhe meu carinho,
Que assim como o ouro, é eterno.
E perdura o ano todo,
Da primavera ao inverno!”

Galinha dos ovos de ouro - passo a passoResolvi criar essa galinha dos ovos de ouro, fazendo-a de biscoito, para o qual usei um cortador oval e decorei com jujubas (balas de goma) e glacê. Os ovinhos, naturalmente, são de chocolate.
Acima, alguns dos materiais utilizados.O cortador de coração para fazer a crista e o papo, o bico pitanga bem pequeno para o olhinho, o ninho de palha da costa, um retângulo de papelão, fita acetinada de 1,5 cm.

Galinha dos ovos de ouro

Para o biscoito
100 g de margarina
80 g de açúcar
1 pitada de sal
1/2 colher (café) de essência de amêndoas
1 ovo
200 g de farinha de trigo
1/2 colher (café) essência de baunilha

Decoração

Jujubas vermelhas e laranjas
24 gotas de chocolate
glacê real
Papel chumbo dourado
Fita acetinada
24 sacos de 11 cm X 8 cm e 24 sacos de 25 cm X 15 cm
Palha da costa
Papel-manteiga
1,4 kg de chocolate blend (mistura de chocolate meio amargo com chocolate ao leite)
24 retângulos de papelão

Preparo

: Misture os ingredientes da massa formando uma bola, Leve à geladeira por 3 horas. Abra a massa com 3 mm, corte os biscoitos ovais e leve ao forno a 190° até ficarem levemente dourados. Deixe esfriar.
2 º: Para o glacê, bata o pó com água até ficar bem firme (instrução embalagem). Encha um saquinho com glacê e faça um furinho na ponta.
: Abra jujubas com rolo, antes polvilhando açúcar na mesa. Faça crista e papo de jujuba vermelha com cortador. Asinhas e bico, modele na jujuba laranja com faca. Note que o bico se encaixa perfeitamente entre os dois corações, unidos por glacê, portanto retire qualquer excesso com uma faquinha. Faça o olho com o bico pitanga, posicionando-o na junção das 3 peças e ponha uma gotinha de chocolate para a pupila.

Uma das asas é colada na parte inferior, a outra na lateral do biscoito. Essa é a parte mais delicada da operação. Deixe secar bem para fazer o acabamento da volta da galinha, com pequenos riscos, que imitam as penas.
: Derreta o chocolate, tempere, encha as forminhas com as metades dos ovinhos e leve à geladeira. Desenforme-os e deixe secar sobre papel-manteiga.
: Una as 2 metades para formar os ovinhos e embrulhe-os no papel chumbo. Usei papel de 10 cm X 10 cm e cortei ao meio.
Renderam 24 galinhas com 12 ovinhos cada.Galinha dos ovos de ouro - passo a passo

Desafio Chá da Tarde

Com a galinha dos ovos de ouro desejo participar do desafio Chá da Tarde – Chocolate, promovido pela Cris e pela Leila.

Dicas

  • Para o saquinho ficar de pé, coloquei um fundo de papelão retangular e colei com cola quente, dobrando as pontas do saquinho.
  • Para que a galinha não ficasse em contato com a palha ou o papel chumbo, ela foi colocada em saquinho de polipropileno (mais adequado para biscoitos) de 11 cm X 8 cm, com a abertura para baixo, fechada com arame e camuflada no centro do ninho.
  • O ninho foi feito de palha da costa levemente enrolada e colocada sobre o fundo de papelão, mas pode ser celofane picado.
  • Os 12 ovinhos foram acondicionados em toda volta do ninho.
  • Ao fechar o saquinho, deixei uma ponta do arame para prender o cartãozinho dobrado e furado com furador para ficar bem acabado. No cartão, coloquei a trova acima.

Para vocês terem uma ideia mais precisa, a “galinha” tem 7 cm X 5 cm e os ovinhos 3 cm X 1,5 cm X 1 cm. Assim, pra não comer chocolate em demasia nessa Páscoa, você pode enganar a gula comendo um ovinho. Mas se você for do tipo que não sabe se controlar diante da fartura de chocolate dessa época, acho que acaba com os 12 ovinhos de uma só vez!

Veja, também, presentes de páscoa.

Flor-da-ressurreição

Flor-da-ressurreição (Kaempferia rotunda) Flor-da-ressurreição (Kaempferia rotunda) Fotos: http://www.rareflora.com/
Seu nome científico é Kaempferia rotunda e é originária da Ásia. Os outros nomes populares são lírio misterioso, ilangue-ilangue-da-terra e cananga-do-japão. O curioso nessa planta é que primeiro nascem as flores, depois as folhas. Desejo a todos uma ótima Páscoa!

Compartilhar:

23 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *