Sorvetes

Sorvete de amora

Vocês não imaginam o sabor desse sorvete! É também conhecido como frogurt ou frozen, feito à base de iogurte e polpa de frutas, com baixo teor de gordura.

Sorvete de amora

200 g de purê de amoras (* conforme receita abaixo)
200 ml de iogurte natural desnatado
200 ml de creme de leite
200 ml de leite desnatado
100 g de açúcar
1 colher (sopa) de cachaça (não usei)
1 colher (chá) de extrato de baunilha

Preparo

No liquidificador, coloque o purê, o iogurte e a baunilha até ficar uma mistura homogênea.
Ferva o creme de leite com o leite e açúcar e deixe esfriar. Uma vez frio, junte as duas misturas. Coloque num pote com tampa e leve ao freezer/congelador por umas duas horas. Retire e bata com colher ou um mixer manual (usei fouet). Volte o pote ao freezer e faça esse processo mais uma ou duas vezes, retirando a cada duas horas.
Para servir, retire o sorvete do freezer/congelador pelo menos 15 minutos antes. Rende cerca de um litro.
Esse sorvete de amora (frogurt) foi baseado na receita da Cláudia, que fez com mirtilos.

Sorvete de amora

P.S.: Segundo a Cláudia, a cachaça tem a finalidade de evitar a formação de cristais no sorvete. Não empreguei, mas segui as orientações dela para bater 3 vezes e usei a baunilha, que, tendo teor alcoólico, também ajuda.
Se ficar uns 15 minutos fora do gelo, pode-se retirar o sorvete bem cremoso e não líquido. Seguindo esses passos, não forma cristais, ok?

Amoras

Purê de amoras*

400 g de amora
100 g de açúcar

Preparo

Cozinhe as amoras com o açúcar, em fogo baixo, por 5 minutos, o suficiente para amolecer a polpa.
Passe em peneira não muito fina, mas pode ser esmagada apenas.
Esse purê rendeu um ótimo sorvete e uma experiência, que será publicada em breve.

Veja, também, sorvete de pêssego.

Abeto da Coréia
Abeto-da-coreia (Abies koreana)

Foto: Dave’s Garden
Embora pareçam grandes, os cones têm entre 4 e 7 cm de altura, por 1,5 a 2 cm de largura. O Abies Koreana, como o próprio nome indica, é natural da Coreia do Sul.
Fonte: wikipedia.

Compartilhar:

34 Comentários

  • Tânia

    Amiga…voltando para deixar registrado que fiz seu sorvete (não dormi enquanto não experimentei, hehe) mas tive que fazer algumas adaptações porque não posso com leite e creme de leite. Mesmo não seguindo à risca, ficou MARAVILHOSO.
    Vou postar.
    Muito Obrigada!
    Beijão

  • Cherry Blossom

    Meu Deus só de olhar a cor e imaginar o sabor já comecei a salivar!…Hummm…Deve ser bárbaro!..Essa também vai pra coleção!!! E não é necessário possuir uma sorveteira para ter essa boa textura, ótimo!. Aliás a sorveteira está no topo da minha lista de desejos para o próximo verão. Acho que até domingo publico minha segunda receita com amoras, se o tempo não ganhar o parada como anda ganhando ultimamente…um beijo!

  • Gina

    Léia, quando estão docinhas, dá vontade de comer sem parar.Pierre, seja bem-vindo!Aproveite a fase das amoras e experimente o sorvete, você vai ficar fã.Obrigada por ser seguidor e volte sempre.Glorinha, tenho um filho com asma que adora sorvetes, já viu, né?Grata pelas palavras!Moira, se eu fosse você faria esse sorvete em pequena porção, já que são só 2. Já me disseram que aí são as amoras silvestres, não é?Mari, já que tem amora congelada, está esperando o que? Não quero que o Betinho nasça com uma pinta parecida com amora, viu…?Margarete, estou achando bom contagiar tudo mundo com as amoras. Que frutinha boa essa!Beijos a todos!

  • Margarete

    Gina, este seu sorvete está lindo, lindo demais! Estou com uma inveja (branca) destas amoras. Preciso achar o mais rápido para fazer aquele cupcake…^Deu uma vontade louca.bjs.

  • Mari

    Gina querida, adoro amoras e tenho um potinho delas congeladas aqui em casa… ahhh, vou ter que fazer, agora que o calor chegou!A cor do sorvete ficou linda!Bjo grandeMari

  • Café com Bolo

    Hum Gina, que delícia…sou tarada por sorvetes, mas tarada mesmo…pq quando criança, não podia tomar gelado por causa da asma..o médico me proibiu…tomar sorvete então…só derretido. Já viu que horror? Então tenho trauma, não posso ter sorvete em casa…como tudo…hehehehe!
    Quanto à seu comentário, vou te deixar essa frase, que tb dei de presente à outra blogueira amiga:
    " O tempo não cura a dor, mas enverniza o peito" é do Paulo César Pinheiro.
    Espero que te console um pouco.
    Um grande beijo e bom final de feriado!

  • Pierre Corneille

    Fiz uma geléia de amoras um dia desses. Também estou nessa fase. Lindo seu sorvete, e parece uma delícia. E adorei seu blog, já estou seguindo.

  • Gina

    Ameixa, Flora e Tatiana, a cor desse sorvete é o grande atrativo. Tendo oportunidade, não deixem de experimentar.

    Helô, a cada dia me surpreendo mais com a beleza das flores. Que cor linda tem essa flor, não?

    Beto e Elisabete, toda vez que vou tomar esse sorvete, fico falando "esse sorvete é bom demais, humm, é uma delícia"…

    Flora, chutei completamente para tentar adivinhar quem é você na foto. Não me baseei em nenhuma imagem que faço de você. Mas agora fiquei curiosa.

    Fabiana, até Curitiba que é uma das cidades mais frias do Brasil, tem feito muito calor nesse feriadão, 30°. Está bem propício aos sorvetes.

    Angela, com a fartura de frutas que você costuma ter em casa, tem mais é que aproveitar mesmo. Não perca oportunidade, faça e depois venha me contar.

    Bete, Mary e Nana, não me conformo com certas frutas, que fizeram parte do nossa vida, colhendo nos pés, trocando entre os vizinhos, agora serem vendidas a preços exorbitantes.
    Quem tem acesso a um pé, delicie-se!

    Beijos a todos!

  • Nana

    Amiga, esse verão teremos muitos sorvetes né?!?!
    Adorei essa receita, pena que a arvore da empresa não está dando muita fruta para fazer aqui em casa e no mercado é o olho da cara.
    Bjsss

  • Fabiana

    Que grande coincidencia, achar essa receita com amoras…
    Ontem, uma amiga, achou uma horti fruit que vende amoras fresquinhas!!!yupi!!!
    Agora, só falta achar os mirtilos e framboesas.
    Esse calor que fez hoje, esse sorvete cairia bem.
    bjs

  • Flora Maria

    Você consegue saber quem sou eu na primeira foto da postagem Jardineira?
    Estou fazendo essa pergunta para os amigos, e é muito interessante descobrir como as pessoas nos imaginam.
    Beijo

  • Gina

    Rê, aproveite e faça a colheita, como eu.

    Cláudia, apesar de não ter usado cachaça, não ficou cristalizado, ficou cremoso. Só não tive paciência de esperar os 15 minutos…, com 10 já estava servindo. Fiz nova leva desse sorvete, ficou igualmente cremoso e uma delícia!

    Cuca, experimente esse sorvete, você não vai se arrepender.

    Beijos a todas!

  • Claudia

    Gina,

    O sabor deve ter ficado ótimo pois amoras são uma maravilha. Uma coisa que eu acho importante no uso da cachaça é que o alcool ajuda a evitar a cristalização e deixa o sorvete mais cremoso. Talvez se você usar um licor ou extrato de baunilha também ajuda pois tem alcool em menor quantidade. Fica mais cremoso, mas se você mexer bem durante o processo de congelamento acho que resolve também.

    Bj,

    C.

  • Rê Boechat

    Gina, que sorvete mais delicado, fiquei encantada! E a cor? Que linda não? Aqui em Minas, os pés estão carregados de amoras nessa época, bela utilidade pra elas, parabéns!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *