Doces

Iogurte de araçá

Uma das frutas de que guardo boas recordações é o araçá. Desde pequena tive contato com ela, no Rio e no Espírito Santo, quando comíamos sempre ao natural, embaixo do pé. Até hoje nunca vi comercialização dessa fruta. Só conhecia o amarelo, até encontrar no ano passado vários pés de araçás vermelhos bem pertinho de casa. Agora, descobri que também existe o roxo.
Tem sabor semelhante ao da goiaba, porém com suas características distintas.

É usado para sorvete, refresco, geleias, doces em pasta e cristalizados. Desconhecia seu uso como iogurte, até descobrir no Elvira’s Bistrot. Guardei essa receita por meses, esperando a safra de araçás. Os pés ficaram carregadinhos, mas são muito perecíveis e frágeis. Logo caem e deixam o chão como um tapete vermelho.

Iogurte de araçá

Araçás vermelhos e/ou amarelos (quanto baste)
Leite integral ou semidesnatado (não use leite desnatado) – q.b.
Açúcar cristal (a gosto)

Preparo

Corte os araçás em rodelas finas.
Disponha uma camada de araçá no fundo de um potinho de sobremesa. Polvilhe com um pouco de açúcar. Repita o processo, sem chegar até à borda, terminando com açúcar.
Regue com leite até a ultima camada de rodelas de araçá ficar submersa. Reserve na geladeira durante pelo menos 24 horas. Com 48 horas fica mais firme.
Obs.:Coloquei um pouco mais de rodelas por cima, só para visualizar melhor, mas o ideal é deixar o araçá submerso, para não oxidar.
É uma fruta com muita semente, bem mais do que a goiaba. E bem mais ácida, por isso é bom colocar uma quantidade razoável de açúcar entre as camadas. Apenas polvilhei de leve e achei que ficou muito pouco, precisando acrescentar mais na hora de consumir.
Fiz 3 potinhos e comi todos, porque a família não se interessou. Gosto não se discute!
Nota da Elvira: o teor elevado de pectina natural contida nos araçás, combinado com o açúcar, é que vai gelificar o leite, dando-lhe a consistência e o sabor de iogurte cremoso. Quanto mais tempo deixar repousando, mais apresentará uma textura consistente, sendo o tempo ideal de repouso de 48 horas.

Veja, também, iogurte grego de amora.

Flor do araçá (Psidium cattleianum Sabine)
Araçá (Psidium cattleianum Sabine)
O Psidium cattleianum Sabine é nativo do Brasil. Seu nome vem do tupi guarani e significa “fruto que tem olhos”. Embora parecido com a goiaba, é bem menor. Tem teor de vitamina C quatro vezes maior que os cítricos.
Compartilhar:

29 Comentários

  • José antonio

    Acabei de fazer (eu faço sempre na safra) geleia de Araça. Eu gosto muito. Eu tenho 5 planta do araçaseiro no meu terreno. Agora vou experimentar a receita do iorgute . Acredito que deve ser gostoso.

  • Gina

    Meninas,
    Essa é uma fruta brasileira não muito conhecida, pelo que vejo nos comentários.
    Em função da grande quantidade de sementes, pouca polpa, perecibilidade, acho que se torna comercialmente inviável. Acaba sendo privilégio de quem tem os pés nos quintais. Ou para quem mora em cidades que ainda guardam o hábito de ter árvores frutíferas pelas ruas e praças.
    Beijos a todas!

    • geisla

      Tenho 2 pés de araça roxo no meu quintal, comprei como se fossem bouganvilles, mas descobrimos que era araça quando deu frutas, agora esta carregado de frutinhas que são deliciosas e vou experimentar sua receita de iogurte, moro em jataí-Goias.

  • Carol

    Gina, nunca vi araça pessoalmente. Alías, nas feiras próximas de casa não ha frutas diferentes, mas no mercadão acho. Bacana essas coisas que lembram nossa infância. Beijão Gina e boa semana.

  • Alcina

    Que frutinho lindo, o brasil é de facto um mundo no campo das frutas, pelo que me lembro de ver no mercado de sampa.
    Eu adoro frutas tropicais, pena por cá ou não aparecerem ou terem sabor duvidoso!!
    bjs

  • Eu Mulher

    Oi querida! Você gostou da salada? Sobre o sabor do caroço de jaca eu não sei explicar exatamente o sabor, mas acho que lembra um pouco feijão, ou algum tipo de castanha. Acho mais parecido com macadâmia, não tão nobre como o sabor da macadâmia, mas lembra um pouco.
    Ainda vou experimentar outras receitas, mas imagino que os caroços assados fiquem bem gostosinhos. Adicionando sal e talvez queijo ralado irá ficar um verdadeiro petisco.

    Compre e experimente, se não gostar dos caroços tenho certeza que irá gostar da jaca,hehe.

    Eu e Gil adoramos o "sorvete" que fizemos, já estou pensando em fazer amanhã novamente.

    Grande beijo e boa noite!

    Ana Kaddja.

  • RUTE

    Gina, essa experiência é mesmo do género que eu gosto!

    O problema é arranjar araçás! Já comi, mas foi uma amiga que me deu. Nunca vi à venda!

    Obrigada por ter partilhado a maneira natural de fazer iogurte através da pectina do araçá. A natureza é verdadeiramente fantástica!!
    Beijinho e bom fim de semana.

  • Eu Mulher

    Não conhecia o araçá, mas pelo visto deve ser bem gostosinho já que lembra a goiaba.

    Tenho feito "sorvete" de tudo que é fruta, o calor está terrível!!

    Bjs

  • Magia na Cozinha

    Eu nunca comi esta fruta, mas tenho uma prima que tem um pé em casa.
    O aspecto dela é muito bonito e se tem gosto parecido com o de goiaba, deve ser muito boa.
    Bjs 🙂

  • ameixa seca

    Aqui não existe, mas vi na Elvira e no da Manuela, elas vivem nos Açores. Lá parece que é fácil de encontrar 🙂 É uma espécie de iogurteira natural!

  • angela

    Gina, pois é eu só conhecia o araça vermelho, passei minha infancia comendo esta frutinha. ganhei de um amigo uma muda de araça amarelo, já plantei estou ansiosa aguardando os frutos. bjs

  • Figos & Funghis

    Oi Gina! Nunca comi araçá, nem faço idéia de qual sabor ela tem. Mas a fruta é bem bonita. Se encontrar um dia vou comprar para experimentar.
    Bjinhos

  • Figos & Funghis

    Oi Gina! Nunca comi araçá, nem faço idéia de qual sabor ela tem. Mas a fruta é bem bonita. Se encontrar um dia vou comprar para experimentar.
    Bjinhos

  • Tatiana

    Agora você me trouxe uma das melhores lembranças da minha infância. No sítio da minha avó tinha essa deliciosa frutinha e nunca mais encontrei! Já procurei muda no ceagesp e também não achei…que pena!
    Bjs

  • Renata

    Oi, bom dia!
    Agora viajei…lá pros dias da minha infancia, quando ficávamos horas comendo araçá nos pés no meio do mato, época boa…nunca mais vi araçá na minha vida…
    Tbm só conhecia os araçás amarelinhos(quando maduros)…eita delícia!
    Esses roxos nunca tinha visto, gostei de saber!
    Um abraço, boa sexta

  • Heloísa

    Gina,
    Há quanto tempo não ouvia falar de araçá. Quando pequena, comia os araçás diretamente de uma árvore que havia na casa de uma das minhas avós.
    Depois, acho que nunca mais.
    E esse iogurte com açúcar é bem diferente. Não imaginava que poderia endurecer.
    Beijo.

  • Pratos da Bela

    Miga, o meu pai tem esta árvore, este ano se ele tiver muito vou fazer doce…
    Não sabia o nome dele ARAÇA, gostei do nome, muito giro…
    Jinhos fofos

  • Paula Pacheco

    Gina, não lembro de ter comido o araça, mas pelas fotos e com iogurte e açucar, deve ter ficado muito bom.
    Olha, vou estar lá no sabado, vc vai não? Vou te mandar email para deixar meus contatos ok, na frente do Au Au 14:30,
    bjs
    Paula

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *