Sopa creme de abóbora aveludada
Começo minha caminhada diária pela manhã agasalhada. Saindo sem sol, a esperança é de que ele dê o ar de sua graça e lá pela metade do caminho eu possa tirar o agasalho. Sem dúvida, minha disposição aumenta quando o dia tem um solzinho que seja. É a melhor hora para caminhar nessa época do ano, porque logo que a noite chega, levando 15 graus da temperatura, deixa a vontade por algo reconfortante.
Toda estação tem seu lado bom, mas decididamente prefiro o calor. Por ora, me satisfaço com uma sopa creme de abóbora.
Sopa creme de abóbora
1 kg de abóbora
3 envelopes de caldo de carne
1 1/2 litro de água
1 dente de alho
1 cebola pequena picada (a gosto)
Sal a gosto
2 colheres de azeite
1/2 xícara de creme de leite light
Preparo
Refogue a cebola no azeite, a seguir o alho e ponha a abóbora cortadinha. Adicione a água fervente e o caldo de carne. Abaixe o fogo e cozinhe até ficar macia. Bata no liquidificador e volte à panela. Acrescente o creme de leite, acerte o sal, mexa para homogeneizar e sirva. Se desejar, polvilhe parmesão ou salsinha.
Servi com pão de provolone e peito de peru, publicado aqui.
O Colorindo a Vida, desafio da Glorinha dessa semana, pede a cor alaranjada. Então, aí vai a sopinha de abóbora, que além de gostosa, tem uma cor linda. Usei uma abóbora de cor bem intensa.
Cosmos
Esse cosmo-amarelo (Bidens sulphurea) fotografei durante uma das caminhadas. As largas calçadas floridas me permitem muitas fotos.
A flor é natural do México, também conhecida como picão.
30 Comentários
Gina
Zininha, vou lá conferir meu mimo.Vinni, para cada pessoa o sol causa uma reação diferente.Daqui pra frente, as fotos das flores de minha autoria terão a assinatura…rs!Glau, tenho sentido sua falta mesmo, afinal praticamente começamos juntas nossos blogs.Também tenho acompanhado seus artesanatos e guloseimas.Beijos a todas!
Glau
Gina, esta sopinha tem a minha cara! Faça sol, chuva, calor ou frio.. adoro sopa, cremes.. sempre tem presença marcada aqui em casa! Faz tempo que não lhe deixo um recadinho, mas estou sempre vendo suas novidades! 🙂 Bjos, Glau
Amehlia Digital ! ®
Gosto de um solzin, mah só de manhãzinha… calor me deixa sem humor :/ … mas meu marido gosta do sol estalando…então tô aqui no interiô di sampa nesse calorão…Gosto mess é de uma sopinha, de cholate quentin… manta, moleton…Mas é assim a vida… a gente abre mão un cadin prá mode agradá o maridin…:DÁi, hj num tô muito boa prá prosiá aqui… pq não gosto da abobóra tb :(…gosto só de pão de abobóra e um doce q minha irmã faz (tem anos q não como)Mas, gosto muito dessa cerâmica sua, linda! Com o panin listradin ficou tudo muito charmoso…:]Acho lindinha essa flor tb…e não conhecia o nome…e gostei do seu nome na foto da florzinha….:}Um bejim, viu Gih?!
Zininha
Coisa boa amiga…Eu gosto das manhãs mais frias..e adoooooooro sopinhas…esta é linda e deliciosa…uma de minhas preferidas…Amigaaaa…tem um mimo pra você do dia mães… ele está te esperando e eu também…beijos…
Gina
Rô, adoro bolo de cenoura. É tão bom agradar às pessoas, né?Léia e Marly, o que é bom, precisa ser repetido. Tenho certeza que ainda farei várias vezes nesse outono/inverno. A xícara foi um presente e gosto muito dela.Dani, que bom você gostar da minha conexão no post. Faço com carinho e é bom receber esse feedback.Flora, está em época de abóbora dessas bem saborosas. Não vai faltar oportunidade de você fazê-la.Neyma, olá!Sei que você gosta do friozinho e de região serrana. Nunca usei gorgonzola nessa sopa, deve ficar muito bom.Beijos a todas!
Neyma
Gina amiga querida,Um delicia, friozinho começando, uma sopinha, tem coisa melhor?Aqui o frio esta começando. Já experimentou colocar uns pedacinhos de gorgonzola na sopa de abóbora, fica uma delicia.Este bolinho do post anterior esta fantastico, ficou com cor de nuvem, adoro bolo de laranja.Muitos beijinhos
Flora Maria
Se eu tivesse abóbora em casa ia correndo fazer essa sopinha, mas usei-a toda no tradicional cozido de sábado !Adoro o Cosmos e sua cor-alegria !Beijo
Dani Etoile
Oi Flor, adorei a receita, e para variar, adorei a conexão feita no post. Você é demais!Beijo,Dani
Marly
Gina,Boa escolha, a sopa de abóbora é bem colorida e deliciosa! E a florzinha é linda e singela!(eu tenho uma xícara igual a essa, rsrs)Beijinho
Cucchiaio pieno
Querida GinaAdorei esta sopa, quero expermentar antes que o calor chegue pra valer!Um abraçoLéia
orvalho do ceu
Oi, GinaO bolo de cenoura foi aprovadíssimo!Essa sopinha só mesmo ao vivo e a cores…Falando em cores, bjs alaranjados pra vcs aínesse friozinho delicioso.
Gina
Oi, Paulinha. Seja bem-vinda!Angela, essa sopinha também é uma das nossas favoritas.Tirei várias fotos dessas flores e essa foi a que mais gostei.Renata, já pensou se todo mundo gostasse das mesmas coisas? Mas o calor me anima!Essas flores são das mais comuns, que achamos até nos matos. Chegam a ser consideradas invasoras. Mas são tão bonitinhas!Gio, esse creminho já agrada pela aparência, não é?Lenita, hoje me deu vontade de colher algumas dessas flores para colocar num vaso. Passo por muitas flores dessas.Ana, Fla e Glorinha, não gosto do frio, mas um dia ele vai embora…rs! Enquanto isso, dá-lhe sopinha!Dani, essa sopa fiz há tempos, estava no arquivo, mas hoje fiz uma de espinafre, bem diferente.Encontrei alguém que pensa como eu sobre a temperatura.Lúcia, concordo com você, é sempre uma oportunidade de conhecer pessoas, de se sentir desafiada e colocar em prática nossas ideias, muito bom mesmo.Eliana, Sílvia e Fabi, aquecer o corpo e o espírito com uma sopinha à noite, esperando que o dia nos brinde com um sol na manhã seguinte, é perfeito!Ameixa, não quero nem pensar quando o frio chegar pra valer. Aí que vou testar minha perseverança para as caminhadas.Helena, só no aspecto do frio, penso que escolhi a cidade errada para morar…rs! Mas não há mal que sempre dure, torço para que chegue a primavera.Estava sentindo a sua falta.Cláudia e Paty, essa semana fiz umas compras já visualizando as sopas que pretendo fazer. A de abóbora será repetida em breve.Lu, que bom você gostar de me visitar.Afff! Maria, nem me fale em quiabo e carne seca, adoro tudo isso!Beijos a todas!
Lu Souza Brito
Sempre bom vir aqui…sempreeeeeee tem coisas gostosas, heheh.Adoro sopas também,e a abóbora com quiabo e carne seca então??? Hummmmmmmmmmmmm
Dona Amélia
Ai que delícia Gina!!, Ainda mais com friozinho. ;o)XêrosPaty
Magia na Cozinha
Adoro Sopa de Abóbora! É uma das minhas favoritas.Feliz Dia Laranja! 🙂
Helena
GinaTambem prefiro o calor ao frio.Esse creme alem de reconfortante tem uma linda cor.Um beijo
ameixa seca
Aqui é Primavera mas hoje está muito vento e frio. Um creme aveludado sabe super bem 🙂
Figos & Funghis
Oi Gina! Tudo bem? Adorei a receita da sopa creme de abóbora, sopas de abóbora são verdadeiros rituais de inverno em casa, todo ano estão conosco, amamos!Quanto ao frio, eu prefiro o inverno do que o verão, mas inverno com sol brilhando fica bem mais gostoso!Bjinhos
Silvia Arruda
Eu adoro sopa de abóbora, mas acredita que eu nunca fiz em casa? Vou guardar esta receita, achei bem fácil de fazer!
Eliana Pessoa
Adorei essa sopinha deve ser ótima!!!Está com uma cor maravilhosa!
Lúcia Soares
Gina, que delícia de post. Em dois sentidos: visão e paladar…(embora não possa provar esse, lembrei-me da delícia que é essa sopa, ou caldo.Vale a pena estar na blogagem colorida da Glorinha, ah, se vale!Abraços.
Dani
a única parte reconfortante do friozinho é a sopa ao final do dia, se for de abóbora então eu me empolgo.Fora que abóbora é uma vassourinha no nosso organismo.
Glorinha L de Lion
Sou como A Renata prefiro frio…mil vezes…e a sopinha, creminho…hum…de dar água na boca! bjs
Fla
Eu gosto mais do inverno, e essa sua sopinha me faria bem feliz.Beijos
Ana Powell
Querida, essa sopinha aqui faria bastante exito com o frio que anda a fazer, deliciosa x
Lenita
Gina, tínhamos um canteiro cheinho dessas flores aqui em casa!E olhe que coincidência: acabei de falar no creme de abóbora lá no blog da Flá. Muito bom, não é?Bj
Bordados e Retalhos
Amiga quem pode resistir a uma sopinha nesse friozinho? Eu certamente que não. Bjs
Renata
Olá minha amiga,Bom dia!!Só discordo de você quanto à temperatura…prefiro o frio, mil vezes…apesar dele não dar o ar de sua graça por BH a bastante tempo…Mas o creminho de abóbora é sempre reconfortante, eu adoro!E essa florzinha, me lembra a infancia, pois era abundante nos campos onde passei minha infancia!Belo post, como sempre, você acertou!Um abraço,Ótima semana!
angela
é uma das minhas sopas favoritas,a foto daflor esta divina. bjs
Paulinha
Olá Gina!!Muito obrigada pela tua visita ao meu blog, penso que ainda não conhecia o teu mas já me tornei seguidora e vou visita-lo mais vezes.Beijinhos