Brigadeirão de micro-ondas
A temática da semana do blog Espiritual-Idade, da minha irmã Rosélia, versa sobre abertura, disponibilidade, aprender com o outro.
Nesses quase 2 anos de blog descobri muitas coisas interessantes que ficam nos comentários, nas entrelinhas de um post, muitas vezes. Recebi e-mails pedindo receitas, enviaram-me fotos para identificar plantas, recados com sugestões de temas para publicar e muito mais.
Ledo engano pensar que ensinamos simplesmente. Na verdade, trocamos experiências bem sucedidas ou não. Aliás, quando publiquei sobre um suspiro que não ficou exatamente no ponto que gostaria, várias pessoas, gentilmente, deram o “pulo do gato”.
Há tempos, a Fabiana, do Sonho, doce sonho, viu um comentário meu num blog, onde dizia que faço um brigadeirão no micro-ondas. Ela já correu pra me pedir que divulgasse. Sendo assim, tarda mais não falha…
Fiz meia receita e não usei forma de buraco no meio dessa vez.
A patente de brigadeiro começa com 2 estrelas. A intenção era fazer estrelas de chocolate branco para decorar, mas mudei para uma ideia um pouco pior…rs! Sim, porque o trabalho que não tive ao fazer a sobremesa, acabei tendo para colocar essa estrela feita de confeitos prateados.
Devia ter colocado os confeitos dentro do cortador de estrela e, antes de retirá-lo, colocar o granulado à volta para segurar os confeitos… Paciência, não ficou exatamente como eu queria, mas façam o brigadeirão de micro-ondas e esqueçam as frescurinhas!
Brigadeirão de micro-ondas
6 ovos
1/2 xícara de chocolate em pó (usei cacau)
2 latas de leite condensado
2 colheres (sopa) de manteiga
1 vidro de leite de coco (200 ml)
Chocolate granulado
Preparo
Bata todos os ingredientes no liquidificador e coloque em forma refratária que comporte o dobro do conteúdo. Isso porque o brigadeirão sobe bastante ao assar. Leve ao micro-ondas por 10 minutos na potência alta. Deixe amornar, desenforme e coloque granulado.
Essa receita está comigo há alguns anos e desconheço a fonte.
Muita gente conhece a origem do brigadeiro, um doce brasileiro criado na década de 1940. É uma homenagem ao brigadeiro Eduardo Gomes, patrono da Força Aérea Brasileira. O doce foi criado durante a campanha dele à presidência da República para arrecadar fundos. Feito em forma de bolinhas, que são passadas no chocolate granulado.
Outras versões surgiram ao longo de tempo, inclusive o brigadeirão, feito em forma de pudim, sendo a de micro-ondas a mais rápida.
Dados: wikipédia.
Veja, também, brigadeiro floresta branca.
Encontro de blogueiras
Ainda dentro da temática da acolhida x espiritualidade, quero aproveitar para dizer que em 2 semanas tive 2 encontros com blogueiras em Curitiba. O primeiro foi com a Cris, do From our Home to Yours, numa visita rápida que ela fez à cidade. Descobrimos que nossas afinidades vão além da culinária e das flores.
O segundo foi um encontro do grupo Papo de Comadres, onde estiveram presentes 8 comadres, 7 de Curitiba e 1 de São Paulo. Nesse grupo, as conversas giram em torno de qualquer assunto que nos interessa e nos ajudamos mutuamente. Já procuramos angariar fundos, inclusive, por uma causa nobre de uma de nossas amigas. Vejam esse post. Isso é só um pouco do muito que o blog nos proporciona a cada dia.
Nas fotos acima um pouco das guloseimas levadas por cada uma. A palavra “comadres” não chegou inteira, mas a intenção foi de uma gentileza só!
Estar aberto às diferentes opiniões é ampliar nossos horizontes, ter empatia, é ser receptivo. Assim, nossos blogs, que têm uma temática voltada para a culinária, acabam ganhando muito mais do que receitas interessantes para o nosso dia a dia ou para ocasiões especiais.
Digital
Foto: Pethrus-wikimedia.
Para combinar com esse mundo virtual, escolhi a Digitalis purpurea, que é natural da Europa. Também conhecida como dedaleira, erva-dedal, entre outros nomes.
28 Comentários
Aline Souza
Que delicia, só de olhar já estou morrendo de vontade de fazer hehe
Obrigado pela dica, adorei!
beijos
Monica Loureiro
Gina, hoje é que vi a postagem sobre o ESMAEL. Voce tem notícias ?
Gina
Paula, obrigada! Esse eu recomendo, praticidade e sabor.Gio, acho que escolhi um ingrediente que é quase uma unanimidade, o chocolate. Combina com a ideia de acolhida, né?Rô, esse é vapt-vupt pra fazer e acabou rapidinho também.Fabiana, grata pelo carinho de suas palavras. Vamos seguindo nessa troca, porque todos saímos ganhando.Rachel, vou torcer para que participe de algum encontro, é muito bom.Armalu, seja bem-vinda! Tomara que você encontre outras receitas que lhe interesse. Volte sempre!Léia, ôpa, já foi útil pra alguém ter colocado a origem do doce!Sonia, nossa, fiquei contente com sua oferta. Vou usar sim, faço questão de divulgar seu trabalho, é muito legal. Obrigada!Gilberto, muito espirituoso e gentil seu comentário.Emilia, tente essa receita. Fiz meia receita e acabou rapidinho.Beijos a todos!
Emília
Só tentei fazer brigadeiro de micro uma vez, e deu super errado rss! Vou guardar a sua receita para uma próxima oportunidade.Adorei o post!!Beijinhos
Gilberto Gonçalves
A sua acolhida, Gina, é muito doce e saborosa.Se tem chocolate, então, sinto-me à vontade em qualquer casa de portas abertas.As pessoas que recebem “naco zinha” costumam ser mais hospitaleiras do que as que recebem na sala, com muita cerimônia, mas talvez com pouca acolhida.A espiritualidade há de vir do amor com que mexe as panelas e mistura os ingredientes, num ritual mágico que faz do ato de cozinhar uma cerimônia sagrada.Continue acolhendo “naco zinha”, minha amiga Gina, pois é mais aconchegante e hospitaleiro.Abraços.Gilberto.
Sonia Horn
Oi Gina!Nossa…tenho vontade de fazer todas as receitas que vejo aqui,me da agua na boca…pena q não da tempo!!Pode usar os pãezinhos do meu blog,não tem problema se a Babi vai usar tbem…rs.beijo grandão!!
Cucchiaio pieno
Muito lindo teu brigadeirão, eu adoro!Gostei muito de saber sobre a origem do brigadeiro.Um abraçoLéia
armalu
Que doce mue Deus apetece provar todos, mas seria um atentado contra o meu peso rsrsrs. vou vir visitar muita vez bj.
Rachel
Gina, deve ter sido muito bom esse encontro, e você tem muita razão em dizer que não são só receitas que trocamos…muito de nós fica encravado entre as palavras, muitas vezes um comentário carinhoso transforma nosso dia.
Tomara que eu tenha a sorte de um dia participar de encontro como esse!
Bjuss!!!
Fabiana
Gina,
Muito obrigada!
Vou testar com certeza!
Amo brigadeirão, e ver a sua versão com leite de coco, me deixou super curiosa.
Falando sobre o seu post, eu também aprendi muito desde que entrei para a blogosfera.
Na verdade, eu sou muito timida, tenho dificuldade de me expressar em público, e aqui, eu consigo me soltar.
Adoro esse contato, essa troca de receitas, de dicas….e o melhor de tudo,é conhecer pessoas especiais, que com o tempo já passam a fazer parte do nosso dia a dia.
Vc é uma delas, adoro entrar no seu cantinho e ficar admirando suas belas fotos e suas receitas maravilhosas.
beijos
orvalho do ceu
Oi, Gina
Voltando de mais um fim de semana, corro aqui pra me deliciar e me deparo com esta gostosura que é ponto de ouro cada vez que queremos acolher bem alguém que a gente ama: brigadeirão… essa foi em cheio, menina, na postagem da semana na BLOGAGEM COLETIVA ESPIRITUAL…
Me senti acolhida com doçura. Obrigada por participar com tanta ternura.
Bjs… fiquem com Deus vc e seus entes queridos (nossos).
Bordados e Retalhos
Gina que doce mais acolhedor. É daqueles que aquecem o coração e abraçam a gente. Lindo post. Bjs
»¤Þ䵣䤫
Desculpa, mandei um comentário errado, estava com várias paginas abertas aqui! Adorei seu brigadeirão, e também adorei a forma que vc utilizou, uma graça! Bjinhos e uma ótima semana!
welze
ora, ora, querida. suas estrelas estão lindinhas sim. a receita, apesar de não ter micro, só o elétrico, já peguei para filha e nora. boa semana
Gina
Ameixa, parece que por aí os encontros começaram com a ida da Ana pra Portugal, não foi? É muito bom.
Ana, obrigada!
Zininha, agradeço, de coração pela acolhida simpática.
Laura, é bom começar um blog de modo tranquilo, despretensioso, porque acabamos colhendo muito mais do que esperávamos.
Flora, use essa receita para o forno convencional:
– 1 lata de leite condensado
– a mesma medida de leite
– 3 ovos
– 1 c. de sopa de maisena
– 3 colheres (sopa) chocolate em pó
Banho-maria a 180° por 1:15 a 1:30h (use o teste do palito)
Marly, acho que a gente vai até o final aprendendo a cada dia, seja com o outro, seja com os próprios erros e acertos.
Dedaleira é um nome comum à várias flores. Conheço uma outra também linda.
Angela, o blog é um veículo de comunicação impressionante. Grata!
Marina, é bom transmitir o que de melhor nos vai na alma.
Miriam, também acho, fechar-se não resolve nada.
Esse brigadeiro feito no micro-ondas sofre umas mudanças, mas fica bom e você que provou, pode confirmar.
Renatas, mesmo eu não sendo muito fã de chocolate, gosto desse porque leva leite de coco.
Vamos formando uma família virtual, não é?
Fla, tenho certeza que nos encontraremos.
Beijos a todas!
Fla
Esse encontro deve ter sido uma delícia.
=)
Ainda vou te conhecer pessoalmente também Gina.
=)
Bjs
Renata
Gina, eu sou a maior fã de brigadeirão do mundo!! Além de super fácil de fazer é uma das minha sobremesas preferidas!!
Hmm!
Beijos!
Renata
Olá Gina,
Bom dia!
Engraçado, hoje mesmo falei sobre esse assunto com uma outra "blogueira"…justamente: a razão de ter um blog, vai muito além de simplesmente colocar postagens e mostrar receitas…é o carinho, a troca de informações, a descoberta de interesses em comum, o nascimento de amizades que seriam praticamente impossíveis de acontecer de outra forma que não essa…
Mudando agora para o brigadeiro, que ficou fantástico, não só no sabor, eu creio, mas na praticidade, e no capricho da decoração, claro!
Deixo pra vc um abraço
Com votos de uma ótima semana!
Magia na Cozinha
Acho que a nossa troca de receitas, vai sempre muito mais além e esta é a melhor parte de se ter um blog.
Eu tenho medo de receitas de micro ondas para falar a verdade. A única coisa que tentei até hoje foi o Bolo de Caneca e o meu ficou horrível, hehe.
Bjs e boa semana! 🙂
Miriam
Olá Gina,
Adorei a Blogagem Coletiva,
Trocas de experiências são combustíveis para a nossa evolução,
Seu brigadeirão está 10, gosto muito e também faço no micro-ondas, maravilhoso…
Que sua semana seja repleta de cor e sabor!!
1000 Beijokinhas
Marina Mott
Brigadeirão lindo, lindo!!
Post bem positivo e uma linda flor!! Adorei!
angela
é verdade Gina, temos muito a aprender e compartilhar. adoro seu blog. bjs
Marly
Gina,
Na primeira oportunidade que eu tiver, vou dar uma boa passada no blog da sua irmã, pois espiritualidade e filosofia são temas que muito me interessam. Concordo plenamente com essa coisa de estar aberto para aprender com o outro, só os tolos perdem essa oportunidade, não é verdade? Quanto ao brigadeirão, vou levar a receita, porque nunca o fiz no microondas. A flor dedaleira é muito linda e interessante, sempre me lembra um sininho (que aliás é o outro nome dela, 'campainha', rsrs).
Beijão, boa noite e boa semana!
Flora Maria
Tenho comido Brigadeirão em restaurantes, mas nunca fiz.
E no forno convencional, quanto tempo será necessário ?
Muito boa a sua Acolhida com essa receita especial.
Beijo
Laura Lucia
Gina,
Achei excelente à sua introdução à receita. Tem toda razão, aqui na blogosfera, como na vida, aprendemos e ensinamos, numa maravilhosa e enriquecedora troca de experiências.
Quanto ao brigadeiro, achei-o lindo. Sua forma é muita bonita e deu uma graça especial ao brigadeiro. A receita eu já conheçia e sei que é dez, simplesmente deliciosa.
Bjks
Zininha
Que acolhida linda e gostosa amiga!!!
Adorei mais esta delícia by Naco Zinha…
Deixo beijos e abraços… obrigada pelas vistas, sinta-se sempre acolhida em meu cantinho… viu?
Ana Powell
Bem delicioso ♥
ameixa seca
Por incrível que pareça nunca comi brigadeirão mas as estrelas ficaram bonitinhas 🙂 Os encontros são sempre enriquecedores, no meu caso têm sido sempre!