Stollen ou Christmas Stollen
Na cidade de Dresden todo ano há o Stollenfest, onde são feitos os Christmas Stollens.
Como havia mencionado, um pouco antes do Natal preparei um stollen desses, seguindo duas receitas de curso que frequentei.
Quanto ao formato, há controvérsias. Rende 5 pães.
Dedico esse post à Angela, que me pediu a receita.
Stollen
1ª etapa
400 g de farinha de trigo
50 g de fermento biológico fresco
240 ml de água morna
Preparo
1ª etapa
Misture e deixe descansar por 30 minutos, coberto com plástico.
2ª etapa
600 g de farinha de trigo
250 g de açúcar
10 g de sal
5 ml de rum (ou essência de panetone)
150 g de manteiga amolecida
10 gemas
150 ml de água
1 pitada de noz-moscada
1 colher (sopa) de canela
Preparo
Coloque a farinha numa mesa ou bancada, faça um buraco no centro e vá adicionando os demais ingredientes até agregar bem. Junte a esponja da 1ª etapa. Adicione um pouco mais de farinha, sem exagero, e trabalhe bem a massa, de preferência com a ajuda de uma espátula até soltar. Você pode usar a batedeira com o gancho para massas pesadas, o que facilita bastante essa etapa.
Nota: Se preferir o rum, deixe as passas de molho com antecedência, enquanto a esponja da 1ª etapa descansa. Escorra e empregue o rum na 2ª etapa.
Recheio
250 g de passas
250 g de nozes ou amêndoas (usei amêndoas, metade processada e metade em lâminas)
250 g de cerejas em calda (bem drenadas, enxutas e picadas)
Açúcar de confeiteiro para polvilhar
Finalizando o stollen
Divida a massa em 5 partes e o recheio em 5 porções. Deixe descansar 15 minutos. Abra cada massa com rolo, formando um retângulo. Espalhe o recheio e enrole como rocambole. Deixe a abertura para cima.
Aqui é que entra o detalhe. No curso, aprendi que se deve deixar uma beirada sem enrolar e já fiz assim, mas vi num vídeo alemão a forma como mostro acima, enrolando totalmente o rocambole, mas fazendo um sulco profundo com a mão enfarinhada ou umedecida, a uns 5 cm da beirada. Pincele água e deixe crescer 20 minutos.
Leve ao forno preaquecido a 190°. Depois de 20 minutos, reduza para 170° e termine de assar mais 30 minutos.
Obs.: Depois de assado, o vídeo alemão recomenda pincelar manteiga líquida e polvilhar açúcar de confeiteiro, mas eu apenas polvilhei o açúcar.
Como a temperatura ambiente estava quente, o pão cresceu bem e o sulco não ficou tão pronunciado quando deveria. Penso que vale a pena vincar novamente na hora de colocar no forno.
Acho o stollen muito melhor do que o panetone, pois as frutas cristalizadas não me agradam muito e os ingredientes desse pão são mais saborosos para o meu paladar.
Veja também, panetone trufado.
22 Comentários
Michellek Food
👏👏👏👏
Edi House Firenze
Fascinating one
Highend Food
Super nice 🙂
Leila Soares Monsores
Eu não conhecia e estou muito grata por você dividir. Felicidades sempre !!!
Marcia
Eu tenho procurado receitas alemãs para este Natal – esta é uma que fez os meus olhinhos brilharem!
Obrigada por compartilhar a receita!
Abraços, Márcia
Gina
Que bom, Márcia! Espero que você tenha um Natal mais doce com esse pão alemão.
Um abraço.
Jotta e Rosley
Essa é uma ótima sugestão para substituir o panetone Gina, gostei! Acho que por aqui vai rolar Stollen!
Abraços!
Gina
Vocês são como eu, prefiro os stollens!!
Bom final de semana!
RUTE
Desconhecia a existência do Stollen mas estou vendo que bolo-rei, panetone, bolo-inglês e stollen são todos muito parecidos.Saber nunca ocupa lugar.Grata por dar a conhecer.Bj.
Dani Etoile
Gina,Adoro seus finais de post, sempre com uma linda flor ou algo do tipo… Amo stollen, mas a flor da amendoeira me surpreendeu!!! Quase tão linda como seu pão!!!Beijinhos,Dani
ameixa seca
Não gosto de frutas cristalizadas nem de passas mas confesso que acho estes bolos muito bonitos 🙂
Amehlia Digital ®
…tem um casal aqui, ele é alemão, um ‘sinhôzin’ e sempre foi mt carinhoso conosco…um dia comi um pãozin bom na casa deles… agora acho q foi esse q nem o seu…Entender alemão cumadi não é fácil..rsrs…Gostei mesmo foi da foto… vc já tá aparecendo mais esse ano…=DTb tenho q parar de escrever posts nos comentários, né?! =)Um bejim bem grande no seu coração minha amiga!
Amehlia Digital ®
Gih, minha terapeuta…=}Vc reparou q ‘ponho reparo nas coiss’…rsMas estou melhorando, viu?! Me esforçando para ser ex-perfeccionista, detalhista e tenho conseguido…não faz bem e não quero mais viver assim…=) a gente fica mais leve, né?!Brigadinha por ter gostado da pinturinha lá na cozinha…criançada de férias o tempo diminui e não consegui fazer gdes mudanças…mas já tá bão =DGostei da parte q é melhor que panetone, tb não gosto mt das frutinhas…meu cumpadi q ama!…(cont.)
welze
sou muito chegada ao stollen. sempre que vou ao Sul, venho com um na bagagem. outros como por lá.
Nilce
Adoro um que tem numa padaria daqui, Gina. Bom, também eu moro numa região de colonização alemã e italiana.É uma delícia, mas eu nunca conseguiria fazer. Só tenho mão esquerda. rsrsVou levar a receita para minha mãe que adora fazer estas coisas deliciosas.Bjs no coração!Nilce
Talita
Oi, Gina. Acredita que quando fui escrever a legenda das flores e frutas, lembrei de você, que sempre coloca uma plantinha e suas informações.Obrigada por comentar, fui atrás do morango silvestre no google e vi que tem mais de um tipo de fruta que dão o mesmo nome (pra variar), também achei como amora-do-mato, amora-vermelha… Revoltante ninguém ter dado um nome certo pra essa frutinha brasileira desconhecida.Mudando de assunto, eu nunca provei stollen e esse me pareceu tããão gostoso, que tive que anotar a receita pra tentar fazer em casa.Um grande beijo e um excelente 2011 pra você
Gina
Tatiana, você vai gostar dessa receita. E dura, viu? Deixe na geladeira e vá consumindo aos poucos, isso se a família não acabar rapidinho…Nô, pra mim, nem panetone, nem chocotone, trufado ou não, prefiro o stollen.Li, também não fiz muita coisa natalina. Comemoração para poucos não tem porque exagero, sabe?Angela, como falei, é uma combinação de 2 receitas e uma é alemã. Podia colocar umas casquinhas de laranja cristalizadas que ficaria muito bom também.Beth, o que não falta aqui é etnia, seja alemã, italiana, polonesa, ucraniana, japonesa… Com isso, muitos pratos dessas culturas sao incorporados ao dia a dia dos curitibanos.Beijos a todas!
Beth/Lilás
Gina, Isso é uma delícia e tipicamente de locais onde tem alemães.Lá em Petrópolis, quase todas as grandes padarias vendem stollen. eu amo!Mas, agora, dieta já!bjs cariocas
angela
adoro o stollen, esta sua receita parece perfeita, bjs
Iliane
amei sua receita de stollen!!!êsse natal eu não fiz muita coisa natalina..que me deu até agua na boca vendo sua receita..bjus e otimo começo de ano…li
...Noêmia!
Gina, o stollen era uma das coisinhas boas que estavam na minha lista do último Natal, mas que não tive tempo de fazer.Adoro stollen! Minha sorte é que há um supermercado aqui perto de casa que vendeu no Natal.Beijo!:o)
Tatiana
Todo ano eu levo p/ minha avó um stollen de uma padaria famosa daqui, mas esse ano achei que não estava muito bom e voltei com idéia de fazer no próximo ano.
Receita caiu do céu! Tá guardadinha aqui!
Bjs