Pães

Pão de fubá e coco

Esse pão de fubá e coco foi uma grata surpresa. A receita é do manual da panificadora, que usei apenas para bater a massa e deixei crescer. Modelei e assei no forno.

Pão de fubá e coco

200 ml de leite de coco
30 ml de leite
2 ovos
3 colheres (sopa) de manteiga
2 colheres (sopa) de óleo (usei de canola)
560 g de farinha de trigo
1/2 xícara (chá) de fubá (farinha de milho)
2 colheres (chá) de sal
2 colheres (sopa) de leite em pó
4 colheres (sopa) de açúcar
2 colheres (sopa) de erva-doce (opcional – não usei)
2 1/2 colheres (chá) de fermento biológico seco

Preparo:
Bata os ovos com o leite de coco e o leite.
Ponha os ingredientes na MFP (máquina de fazer pão) na ordem que são apresentados. Escolha o tamanho de 900 g ou aproximado, a cor desejada e o ciclo normal (para fazer o ciclo completo).
Se desejar usá-la só para bater a massa, utilize a opção “massa”. Retire, modele, deixe descansar 20 minutos, pincele leite e faça uns talhos, levando ao forno preaquecido a 200° por aproximadamente 20 minutos ou até dourar.
Forno convencional: Coloque o fermento, 2 colheres de chá de açúcar e 1/2 xícara de leite de coco morno e deixe levedando 15 minutos. Após esse tempo, misture-o aos demais ingredientes. Trabalhe a massa até torná-la elástica, sem exagero. Deixe crescer até dobrar de volume e siga os demais passos para assá-lo.
Cresceu tanto que começou a se abrir, muito fofo mesmo!
Não era nossa intenção comer pão à noite, mas como ele ficou pronto depois das 21 h, foi beliscado fresquinho, nem esperamos o café da manhã!
Veja, também, pão com castanha de baru.

Funcionária

Gazania rigens (funcionária, gazânia)

Essa gazânia era da minha jardineira. Atualmente tenho uma pequenina horta em seu lugar. A Gazania rigens é conhecida pela nome de funcionária aqui na cidade. Ela é natural da África do Sul.

Compartilhar:

24 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *