Bolos e bolinhos,  Celíacos

Bolo de farinha de coco

Quando estive na Expo sem Glúten conheci a farinha de coco. Estava lá um expositor divulgando o produto. E uma das vantagens que a farinha oferece é que pode ser consumida por celíacos, desde que não misturada a outros ingredientes com glúten, naturalmente.

Farinha de coco

 

É uma farinha escura, rica em vários nutrientes e semelhante à de rosca.  Pude experimentá-la crua! Sim, havia degustação da farinha na exposição. Já pensaram em provar farinha? Mas essa dá. Não é ruim, você sente o sabor do coco.
Tratei de experimentar logo um bolo, porque até receita eles estavam distribuindo.

Bolo de farinha de coco

4 ovos
1/2 xícara (chá) de açúcar mascavo
2 colheres (sopa) de óleo de coco
1/2 xícara (chá) de leite de coco
1 xícara (chá) de farinha de coco
1 colher (chá) de fermento em pó

Preparo

Bata as claras em neve e reserve.
Numa tigela, misture as gemas, o açúcar mascavo e o óleo. Acrescente o leite de coco, aos poucos. Em seguida, a farinha de coco e mexa bem. Delicadamente, agregue as claras e o fermento. Asse em forno preaquecido a 180°. Faça o teste do palito.
Se desejar, cubra o bolo com coco ralado (usei fresco).
Acabou rapidinho, porque é uma receita pequena, ideal para famílias como a minha.
Dica importante: fiz duas vezes esse bolo e das duas vezes ficou difícil de soltar do fundo, até quebrou um pouco. Minha sugestão é colocar papel manteiga no fundo e nas laterais. É um bolo bem fofinho, tipo pão-de-ló.

P.S.: Aproveitando o gancho do comentário da Rute, a quantidade de fibras dessa farinha é 4 vezes maior que farelo de aveia, 2 vezes mais que farelo de trigo e 3 vezes  mais que semente de linhaça moída.
É 100% natural, contém ferro, mais de 10% em proteínas. Pode ser usada para fazer pães, bolos, tortas e biscoitos. E, ainda, adicionar a outros cereais, iogurte, vitaminas e smoothies.

Coco ralado

mosaico_deutzia_g

A Deutzia gracilis é natural do Japão e da China.
Estava passeando pelo bairro quando me deparei com esse arbusto inteiramente florido.

Compartilhar:

50 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *