Pães

Ciabatta

Há muito tempo que gostaria de fazer ciabatta. Li algumas dicas e uma dizia que precisa de 24 horas de preparação, aí desanimei.
Já tinha feito o pão italiano com 24 horas e ficou muito bom, mas dessa vez queria algo mais rápido. Optei pela receita do Chef Danio Braga e o resultado não podia ser melhor!


Ciabatta

500 g de farinha de trigo
10 g de sal (usei 2 colheres de chá)
15 g de fermento biológico fresco
350 ml de água fria
50 ml de azeite

Ciabatta

Preparo

Fiz na máquina de pão.
Dissolva o fermento na água fria. Coloque na cuba, junte o azeite, a seguir a farinha e, por último, o sal. Utilize o ciclo para massas. Ela vai ficar pegajosa, é assim mesmo.
Uma vez terminado o ciclo, a massa já deverá estar bem crescida (no meu caso, cresceu até a borda da cuba).
Polvilhe a mesa com farinha e verta a massa, inclusive ajudando a retirar com a mão polvilhada de farinha, pois ainda estará grudenta. Não coloque muita farinha na mesa, apenas para abrir a massa e nem precisa de rolo, pode ser na mão mesmo. Faça um retângulo e, com ajuda de uma espátula, corte a massa em 9 retângulos. A ciabatta é um pão alongado e achatado.
Coloque em assadeiras untadas e polvilhadas. Sobre as ciabattas, polvilhe farinha de trigo.
Preaqueça o forno a 250°.  Passados 10 minutos, leve ao forno por aproximadamente 30 minutos ou até ficar levemente corada e crocante no fundo.

Curiosidades

Descobri que ciabatta significa chinelo ou pantufa, em italiano. Segundo o Chef Danio, na Toscana tem crosta crocante e miolo denso. Já na área do Lago do Como, é crocante mas a textura é porosa e macia. Em Roma pode receber manjerona e outros temperos. Quando a massa leva leite, é chamada ciabatta al latte.

Pantufa-de-senhora

Foto: Patricia Harding-wikipedia

A Cypripedium pubescens é uma orquídea natural dos Estados Unidos e do Canadá.

Compartilhar:

36 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *