Entrevero de pinhão à minha moda
O entrevero surgiu com os tropeiros. É um prato rústico, denso, que aproveita o fruto original do Paraná, o pinhão, como ingrediente indispensável ao seu preparo, mas é um prato típico de Santa Catarina.
A receita veio de um colega de trabalho, há alguns anos, e fiz à minha maneira, com tudo bem picadinho. Pretendo fazer de modo mais rústico da próxima vez, para fazer jus aos tropeiros, que o preparavam num tacho em fogo de chão.
O cenário das araucárias no fundo, árvore que produz o pinhão, é um quadro da minha sala. Aí está o entrevero de pinhão à minha moda, feito com receita reduzida para família pequena.
Entrevero de pinhão à minha moda
150 g de charque (carne seca) picada
150 g de bacon picado
50 g de manteiga
150 g de linguiça calabresa
150 g de alcatra ou picanha
200 g de tomate (sem pele e sementes) picado
200 g de cebola picada
3 dentes de alho
200 g de pimentão
300 g de pinhão cozido e picado
200 g de aipim (mandioca) cozida e picada em cubos
Salsa e cebolinha a gosto
Sal e pimenta-do-reino a gosto
Preparo
Deixe a carne seca de molho para dessalgar.
Tempere a carne bovina com sal e pimenta. Frite o bacon com manteiga e, quando houver soltado a grodura, retire-o. Na mesma frigideira (ou wok), frite a linguiça e as demais carnes. Refogue a cebola, o alho, o tomate e o pimentão. Misture pinhão e aipim, acerte o sal, deixe cozinhar uns dez minutos. Desligue o fogo e acrescente salsa e cebolinha.
Sirva com arroz e farinha.
Há alguns ingredientes que são básicos desse prato, o pinhão, as carnes, cebola, tomate e pimentão. Mas há quem acrescente quiabo ou aipim. O pinhão e o aipim (mandioca) contêm amido, por isso deram uma consistência mais cremosa ao meu prato.
A tarefa mais ingrata é descascar os pinhões, mas com auxílio do descascador é outra coisa.
Fica a dica: quem deseja fazer mais rústico, deixe os pinhões cortados apenas ao meio, no sentido do comprimento. Igualmente, cortam-se os demais ingredientes maiores.
Brasilaelia purpurata
Foto daqui.
Essa orquídea é natural do Brasil e flor-símbolo de Santa Catarina.
14 Comentários
Breda (Cozinhando com Amor)
Nossa adorei essa receita!! Nunca tinha ouvido falar desse entrevero de pinhão, mas achei mto legal!! Super brasileiro e bem regional! Deve ser delicioso, vou testar aqui em casa…
Parabéns pelo Blog!
Abraços,
Breda
Angela
Amei a foto! ( eu sou free.. sempre free.. eu sofri demais:-)))
Léia Silva
Querida Gina
Espero que esteja melhor.
Nunca comi pinhão, gostaria muito de experimentar.
Um abraço
Léia
Cláudia
Gina, actualmente estou a evitar o consumo de carne, mas era capaz de abrir uma exceção para provar o seu entrevero… deve ser muito bom! 🙂
Ainda bem que fui bisbilhoteira e li o comentário da Lina, pq estava a achar estranho esse pinhão, o nosso é mais pequeno e branquinho. Aliás, agora me lembro que já noutra ocasião tinha me apercebido disso, mas já não me lembrava. A língua portuguesa é maravilhosa, mas de vez em quando nos passa uma rasteira… 🙂
Bjs
Marly
Gina,
Isto deve ser uma delícia, a foto (e os ingredientes!) dizem tudo, fiquei com água na boca, rsrs. Mas o nome é curioso e me fez rir, pois minha mãe usa esta palavra com o significado de confusão, bate-boca, rsrs.
Beijoca!
Lina
Olá, Gina! Este prato tem um aspecto bem caseirinho como eu gosto, dá quase para sentir o cheirinho daqui. Há anos que não como o pinhão daí, sim, porque cá o que chamamos pinhão é o vosso pinoli. Nunca vi por aqui à venda o pinhão. Uma boa ideia é publicares a foto, muita gente daqui não conhece esse fruto.
Beijinhos
Gina
Tenho alguns posts com receitas de pinhão, mas particularmente um tem tudo sobre ele:
http://www.nacozinhabrasil.com/2009/06/semente-da-araucaria.htm
Grata pela sugestão.
Ana Paula Vono
Tudo que eu gosto junto no mesmo prato!!!!
Vou levar a receita para a minha cozinha!
Valeu!!!
Fla
Gina, esse aparelho da foto é aquele de descascar pinhão? Meu sonho de consumo!
=)
Adorei o prato e a montagem da foto ficou linda com o quadro de fundo!
Bjs
Macá
Oi Gina
Gostei muito da receita. Sabe que até alguns atrás, quando os meninos eram menores, íamos todo ano para Campos do Jordão e no hotel tinha muitos pés. O meu caçula se juntava com os amigos e colhiam depois brincavam de vender (pra nós mesmo). Então eu sempre trazia, mas a única maneira que comia era cozido, que eu gosto muito.
bjs
Socorro Melo
Oi, Gina!
Eu não conheço esse fruto, o pinhão… Também não conheço o entrevero, apesar de já ter ido ao Sul… mas, o seu prato está lindo e apetitoso! Numa próxima oportunidade, que for ao Sul, vou lembrar desse prato…
Gostei da orquídea. Santa Catarina está muito bem representada por este símbolo, rsrs
Beijos
Socorro Melo
Rute
Muito interessante. Gosto bastante de frutos secos em pratos salgados. Pena o pinhão ser tão caro por aqui… Quando eu for ao Brasil venho carregada de pinhão!!
É isso e amboranas, que estou super curiosa para experimentar!!
Beijinhos,
Rute
MARLENE
Gina,
Há algumas semanas estive na casa de minha irmã que reside em SC e ela me contou que havia feito esta receita, que foi aprovadíssima… nunca provei mas deve ser uma delícia!
Na ocasião pude aproveitar muito pinhão assado na chapa de fogão à lenha, que minha irmã ia abrindo com um cortador semelhante ao seu e meu cunhado amassava com um socador sobre uma tábua … delícia!!
marlene
Sandra Bylaardt
Gina: que delícia de entrevero!
Vou aproveitar que tenho pinhão e vou fazê-lo!
Bjinhus..