Tortas doces

Torta de pera com gengibre e amêndoas e Bodas de Pinho

De vez em quando dou uma geral na grande quantidade de receitas que tenho e uso  marcadores para sinalizar as páginas mais interessantes.
É uma oportunidade de instigar nosso desejo por fazer algumas delas. Assim, depois de várias adaptações, saiu essa torta de pera com gengibre e amêndoas.

Torta de pera com gengibre e amêndoas

Massa
1/2 pacote de biscoito (maisena, maria ou leite) – 100 g
65 g de manteiga
25 g de farinha de amêndoas

Recheio

3 peras
250 ml de suco de mexerica (tangerina ou bergamota)
100 g de açúcar
250 ml de creme de leite
3 ovos
50 g de amêndoas picadas
Gengibre ralado fino (a gosto)

Preparo

Use uma assadeira de aro removível com 20 cm de diâmetro.
Recheio – Corte as peras em fatias grossas e coloque numa panela, juntamente com o suco de mexerica, 25 g de açúcar e o gengibre. Cozinhe até ficar macia, sem deixar amolecer demais.
Coloque as amêndoas numa panela com água e deixe ferver. Desligue imediatamente. Retire uma para ver se já está soltando facilmente a pele. Se não, mantenha um pouco mais de molho. Volte a testar e retire todas as peles, apenas friccionando entre os dedos. Coloque-as numa assadeira e leve ao forno para tostá-las levemente, sem deixar morenar. Triture 25 g para fazer a farinha e pique o restante para o recheio.
Na batedeira, bata as claras em neve, adicione o restante do açúcar, as gemas e bata mais um pouco. Fora da batedeira, misture o creme de leite.
Massa – Triture os biscoitos, junte a manteiga e a farinha de amêndoas. Forre o fundo da assadeira de aro removível.

Montagem

Sobre a massa, alterne uma camada de peras, uma parte do creme, outra de peras e mais uma de creme. Cubra com as amêndoas. Leve ao forno preaquecido a 180° por aproximadamente 40 minutos. Use o grill para dourar.
Obs.: Com a calda que sobra do cozimento das peras, você pode reduzir um pouco no fogo e servir com a torta.

Hoje completamos nossas Bodas de Pinho (32). Será que tem alguém que comemore? Acho difícil. Prata e ouro são as tradicionais. Nesses três anos de blog, sempre registrei o dia 08 de setembro. Como esse post é programado, certamente não comeremos torta de pera nessa data, mas alguma coisa especial haverá!!

Flor do pinho

Foto: J. G. in S.F.

O Pinus patula é natural das Américas, muito cultivado no sul do Brasil.

Compartilhar:

31 Comentários

  • Flora Maria

    Oi, Gina:
    Estive fora, com pouco acesso à net, por isso o atraso para parabenizá-la pelos 32 felizes anos de casamento ! Percebe-se que são anos felizes, viu ?
    Sei que não é nada comum os relacionamentos durarem tanto tempo e quem tem essa sorte só pode agradecer. Eu e Gilberto estamos chegando nos 45 anos, dia 17, e sempre comemoramos de alguma forma.

    Parece muito boa essa receita !

    Minha mãe fazia Papas, uma receita portuguêsa, com o que ela chamava de nabiça, ou couve-nabiça. Pesquisando, descobri que é mesmo a folha do nabo !

    Beijo

  • akemi

    Gina, esta torta tbm mexeu com minha curiosidade! Pelos ingredientes deve ter ficado delicioso! parabéns pelas bodas! Muitas felicidades e saúde!!! Bjss e uma linda semana!

  • Léia Silva

    Querida Gina
    Estou de volta! Espero que em minhas futuras férias posso ter a oportunidade de conhecê-la.
    Não conhecia a boda de pinho, penso que é importante comemorar todo ano! Parabéns!
    Adorei essa torta, quero experimentá-la.
    Um grande abraço
    Léia

  • Socorro Melo

    Oi, Gina!

    A torta me deixou com água na boca… Hummmmmm
    A flor de pinho é linda, exótica…
    E a data de comemoração das Bodas é especial… desejo-lhe redobradas felicidades!

    Beijos e bfs
    Socorro Melo

  • marlene

    Gina,
    Parabéns pelo aniversário de casamento.!Felicidades, saúde, amor e companheirismo por muitos e muitos anos vindouros…
    Linda a torta, e com certeza deliciosa …
    malene

  • claudia liechavicius

    Gina,
    Seu blog é um spetáculo. Toda vez que venho te visitar fico com água na boa e surprsa com a diversidade. Você está sempre pesquisando coisas novas. Que bacana. Acho aqui todas as novidades que preciso. Parabéns mais uma vez!!!
    Bj
    Claudia

  • Josy

    Que linda torta Gina, gosto muito de tortas com frutas frescas, e peras ficam especialmente deliciosas em tortas, deve ter ficado magnifica.
    Meus sinceros parabéns pelos 32 anos de casados, hoje em dia quase não se vê uniões lindas assim, um amor compartilhado durante anos, e fortalecido nas alegrias e desafios do dia a dia, com certeza inspira os que com voces viveram essa emoção. Que se façam muitos e muitos mais anos de felicidade… Bjos

  • Cláudia

    Gina, obrigada pela explicação. Eu pensei que as nabiças tinham outro nome por aí, como acontece com outros alimentos e muitas outras coisas. Quanto ao nabo, pra falar verdade, também não é dos meus alimentos preferidos. Já das nabiças gosto muito. Aqui é muito comum a sopa de nabiças.
    É assim, sempre aprendendo com estas trocas. 🙂
    Bjs

  • Marly

    Gina,

    Esta torta deve ser dos deuses, só de examinar os ingredientes fiquei com água na boca, rsrs. Parabéns pelos 32 anos, chegar a isto é um privilégio para poucos, votos de muitas alegrias e que venham anos ainda mais felizes do que os passados.

    Beijoca!

  • alcina

    Pois muitos parabens e comemorar sempre é o lema 🙂
    Gostei desta torta, veio mesmo em cima da hora, porque trouxe ontem montes de peras lá da quinta, vamos ver o que vai sair. Só não sei o que é suco de mexerica 🙂 cá em portugal mexerico é o meu filho que mexe em tudo hehe
    Bjinhos

  • Cláudia

    Gina, vc “obrigou-me” a ir ao google imagens ver o que é a mexerica (rs). Pelo que percebi, é a nossa tangerina. Mas realmente o google é uma ferramenta super útil. 🙂
    Quanto à torta (que aqui seria tarte), está com um aspecto fabuloso! Fiz uma vez uma tarte de pêra que ficou deliciosa, mas penso que leva leite condensado. A sua parece ser maravilhosa, tb gosto muito de gengibre.
    Já agora, e ainda na onda do português de PT e do BR, será que vc pode me tirar uma dúvida? Algumas pessoas (brasileiras) perguntaram no meu blog o que são nabiças. Aqui é a rama do nabo, enquanto as folhas são jovens. Será que aí não se usa esse legume, ou tem outro nome? Ai a língua portuguesa… 🙂

    E para finalizar, parabéns pelos 32 anos!
    Bjs

    • Gina

      Cláudia, já adicionei os outros nomes que a mexerica recebe.
      Conhecemos a raiz como nabo e, por sinal, não aprecio. Nunca comi as folhas.
      Olhe, nem a raiz nem as folhas são muito usadas na culinária brasileira.
      Sabe como já usei a raiz? Em decoração, num curso de carving (escultura com legumes), mas deixa um cheiro enjoado nas mãos!!!
      Seu comentário serviu-me também como informação, pois nabiça não sabia o que era, pensava que era a raiz, não as folhas.
      Grata!!

  • Guloso e Saudável

    Gina, muitos parabéns ao casal pela linda data, parabéns estendidos a quem confeccionou a belíssima torta, de certeza saborosíssima.
    Cumprimentos ao casal da equipe Guloso e Saudável.

  • Rachel Azevedo

    Amiga, como já disse no face, nos tempos de hoje comemorar 32 anos de casamento é mesmo muito especial.
    Em Abril do ano que vem também farei 32, e não sabia que é bodas de pinho…rs!
    Desejo uma ótima comemoração para vocês e depois nos conte o que fez de especial, ok…pois essa torta maravilhosa já me deixou com água na boca!
    Parabéns!!!
    Bjss!!!

  • Renata

    Essa torta está perfeita pra uma comemoração minha amiga!

    Nunca vi uma coisa mais gostosa!

    Mas se as suas bodas de pinho merecem mais, depois por favor nos conte o que houve de especial, porque 32 tem que ser mesmo muito bem comemorados!

    Parabéns ao casal!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *