Dacquoise de amêndoas com ganache
Para o aniversário de 6 anos do blog Pecado da Gula, precisava de algo especial. Escolhi esse tradicional doce francês, feito à base de merengue de amêndoas ou avelãs e recheado com buttercream (creme de manteiga). Preferi a utilização de ganache.
O doce pode ser feito grande, com 4 círculos de mais ou menos 20 cm, mas optei por fazê-los com 8 cm e apenas duas camadas. Mas vou logo avisando que esse doce é para aqueles que não conseguem resistir ao pecado da gula. Eu resisti e fiz só 1/4 da receita…
“Conheço” a Akemi, administradora do Pecado da Gula, desde os tempos em que morava no Japão, antes de criar o Naco Zinha, que está com 3 anos. Ela mudou, do Japão para o Brasil, de um Estado para outro e está novamente de mudança, mas o que não mudou foi a forma gentil de tratar seus leitores e de nos tentar com seus pratos.
Dacquoise de amêndoas com ganache
200 g de chocolate meio amargo (usei amargo)
150 ml de creme de leite fresco (nata)
4 claras
40 g de açúcar
100 g de amêndoas moídas
100 g de açúcar de confeiteiro
Lascas de amêndoas para decorar
Preparo
Tire a pele das amêndoas deixando-as de molho em água fervente por 2 a 3 minutos. Retire uma e teste se já está soltando a pele com facilidade. Retire a pele esfregando com os dedos. Coloque as amêndoas no forno por uns 8-10 minutos, até ficar levemente tostada e depois passe no processador.
Ganache
Pique o chocolate, aqueça o creme de leite até ferver, desligue e coloque o chocolate picado, mexendo bem para derreter.
Bata as claras em neve bem firme, acrescente o açúcar e bata mais, por aproximadamente 10 minutos no total. Misture as amêndas processadas com o açúcar de confeiteiro e junte ao merengue. Mexa com suavidade para agregar bem. Coloque em saco de confeiteiro com o bico liso, ou faça um corte na ponta de um saco de polipropileno.
Numa assadeira, coloque papel manteiga e faça círculos do tamanho desejado com lápis ou caneta para servir de orientação e todos ficarem do mesmo tamanho. Comece do centro, fazendo uma espiral com o merengue. Se desejar, coloque lascas de amêndoas sobre a metade deles, caso faça mini. Se optar pelo doce único, coloque as lascas apenas em uma camada. Leve ao formo preaquecido a 160° por 15-20 minutos ou até começar a corar. Deixe esfriar.
Retire os suspiros do papel, delicadamente, passe a ganache e cubra com a outra camada. Se optar pelo grande, vá alternando as camadas, terminando com a camada decorada com amêndoas laminadas. Se não quiser usá-las, polvilhe açúcar de confeiteiro.
Detalhes
Esse doce pode ser servido gelado, mas deve-se testar pra ver se o recheio não ficou firme demais. Nesse caso, retire um pouco antes de servir. Se os discos de suspiros forem mantidos sequinhos, bem vedados, pode-se deixar para rechear somente na hora de servir, o que manterá a crocância. Acho que é a melhor opção. Optei pelo chocolate amargo, porque o merengue já é doce por natureza.
Essa dacquoise de amêndoas com ganache é bem saborosa.
Suspiro
A Celosia argentea é natural da Ásia. É também conhecida como crista-de-galo-plumosa.
19 Comentários
Manuela
Olá Gina!
Que delícia que devem estar… vão já directo para a minha lista de receitas a experimentar.
Gostei de conhecer o seu blog e vou regressar em breve para fazer uma visita mais demorada.
Quando tiver tempo terei todo o gosto em recebê.la no Cravo e Canela.
Bjnhos,
Manela
Gina
Seja bem-vinda, Manuela!
Grata por tudo e fique à vontade para navegar pelo blog.
Bjs.
akemi
Querida Gina, que luxo sua contribuição para a festa do PG! Amei o doce, um capricho só, amiga! Obrigada pelas lindas palavras e por participar da festinha apesar dos problemas de saúde. Faço votos que já esteja recuperada, querida!
Amanhã posto sua receita assim como as que não pude incluir no post do bloganíver!
Bjsss
Beta
Deve ser uma delícia esse doce, só tem coisa boa e ficou muito bonito! bjs e bom fds
SADHIA
adorei a receita esta com a cara boa ….nossa lindos e com certeza deliciosos
bjocas bom findi
Marly
Oi, Gina,
Boa escolha, este doce tem tanta semelhança com o macaron! Eu nunca o comi mas deve ser delicioso! rsrs.
Beijoca e boa tarde!
Jô Bibas
Lindo! Eu procurando bolo com amêndoas para um post no ArteAmiga no Google e acabei caindo aqui! O mundo dá voltas…
Continuo adorando coincidências!
BJô
Luna
Na época em que fiz curso de confeitaria eu perdi a aula desse doce, um dia quero tentar fazê-lo. E com ganache com certeza fica bem melhor! Bj!
anne lieri
Gina,que deliciosa receita!Agora que é epoca de Natal,combina bem por causa da amendoa!Adorei!Bjs,
Camille
Que doce perfeito. Lindo e deve ser delicioso. Queria ter a paciencia de estar testando essas coisas na cozinha nesse comento.
Beijos e parabens!
sao33
QUE PERDIÇÃO , E FICOU TÃO LINDO QUE SÓ PODE FAZER SUCESSO NA FESTA .
BJS
Max Coutinho
Olá Gina,
Obrigada por teres visitado o meu blog. Fica sabendo que és extremamente bem-vinda lá no meu espaço :D.
Adoro Ganache e, é engraçado por ainda hoje comi umas bolachinhas que (usualmente são recheadas com doce mas) foram recheadas com ganache de chocolate branco e manga: uma delícia!!
Obrigada por partilhares esta receita connosco :D.
Um abraço
Josy
Gina que belos doces, fazem bem jús ao nome que levam. Super diferente. Esse recheio de chocolate amargo me deu água na boca, e a crocância do doce até imagino como ficou. Gostei muito, essa festa da Akemi vai ser muito boa, só estou vendo delicias e mais delicias pela blogsfera. Gostoso conhecer uma pessoa a tanto tempo e manter uma amizade assim sólida e sincera. Isso é muito gratificante. Parabéns, vc tem verdadeiras mãos de fada Gina…bjos
Renata
Chiquérrimo!
E irresistível, claro!
Mirella
Adorei, ficaram lindos!!!
Andrea
Que maravilha!! Com ganache então, salivei!!
bjs
Ameixinha
Sem dúvida, um doce de festa 🙂
Emília
Eu estou sentindo muito não poder participar, adoro o PG!! Esse docinho é chique em tudo, amei!
Bjos
Guloso e Saudável
Gina,
Ficaram lindos e a aparência ficou deliciosa, a amêndoa deu um toque especial.
Beijo
Vânia