Doces

Dacquoise de amêndoas com ganache

Para o aniversário de 6 anos do blog Pecado da Gula, precisava de algo especial. Escolhi esse tradicional doce francês, feito à base de merengue de amêndoas ou avelãs e recheado com buttercream (creme de manteiga). Preferi a utilização de ganache.
O doce pode ser feito grande, com 4 círculos de mais ou menos 20 cm, mas optei por fazê-los com 8 cm e apenas duas camadas. Mas vou logo avisando que esse doce é para aqueles que não conseguem resistir ao pecado da gula. Eu resisti e fiz só 1/4 da receita…
“Conheço” a Akemi, administradora do Pecado da Gula, desde os tempos em que morava no Japão, antes de criar o Naco Zinha, que está com 3 anos. Ela mudou, do Japão para o Brasil, de um Estado para outro e está novamente de mudança, mas o que não mudou foi a forma gentil de tratar seus leitores e de nos tentar com seus pratos.

Dacquoise de amêndoas com ganache

200 g de chocolate meio amargo (usei amargo)
150 ml de creme de leite fresco (nata)
4 claras
40 g de açúcar
100 g de amêndoas moídas
100 g de açúcar de confeiteiro
Lascas de amêndoas para decorar

Preparo

Tire a pele das amêndoas deixando-as de molho em água fervente por 2 a 3 minutos. Retire uma e teste se já está soltando a pele com facilidade. Retire a pele esfregando com os dedos. Coloque as amêndoas no forno por uns 8-10 minutos, até ficar levemente tostada e depois passe no processador.

Ganache

Pique o chocolate, aqueça o creme de leite até ferver, desligue e coloque o chocolate picado, mexendo bem para derreter.
Bata as claras em neve bem firme, acrescente o açúcar e bata mais, por aproximadamente 10 minutos no total. Misture as amêndas processadas com o açúcar de confeiteiro e junte ao merengue. Mexa com suavidade para agregar bem. Coloque em saco de confeiteiro com o bico liso, ou faça um corte na ponta de um saco de polipropileno.
Numa assadeira, coloque papel manteiga e faça círculos do tamanho desejado com lápis ou caneta para servir de orientação e todos ficarem do mesmo tamanho. Comece do centro, fazendo uma espiral com o merengue. Se desejar, coloque lascas de amêndoas sobre a metade deles, caso faça mini. Se optar pelo doce único, coloque as lascas apenas em uma camada. Leve ao formo preaquecido a 160° por 15-20 minutos ou até começar a corar. Deixe esfriar.
Retire os suspiros do papel, delicadamente, passe a ganache e cubra com a outra camada. Se optar pelo grande, vá alternando as camadas, terminando com a camada decorada com amêndoas laminadas. Se não quiser usá-las, polvilhe açúcar de confeiteiro.

Detalhes

Esse doce pode ser servido gelado, mas deve-se testar pra ver se o recheio não ficou firme demais. Nesse caso, retire um pouco antes de servir. Se os discos de suspiros forem mantidos sequinhos, bem vedados, pode-se deixar para rechear somente na hora de servir, o que manterá a crocância. Acho que é a melhor opção. Optei pelo chocolate amargo, porque o merengue já é doce por natureza.
Essa dacquoise de amêndoas com ganache é bem saborosa.

 Suspiro


A Celosia argentea é natural da Ásia. É também conhecida como crista-de-galo-plumosa.

Compartilhar:

19 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *