Crema catalana
Você conhece as diferenças do crème brûlée para o crema catalana? O crème brûlée é feito no forno em banho-maria, leva creme de leite fresco e fava de baunilha. Já o crema catalana é cozido na panela, espessado com amido de milho e aromatizado com canela e limão ou laranja. Ambos têm a superfície queimada com maçarico, que confere aquela crocância especial à sobremesa.
Decidi trazer esse crema catalana para lembrar a passagem pela Catalunha, uma comunidade autônoma da Espanha, cuja capital é Barcelona.
Crema catalana
500 ml de leite
Casca de 1/2 limão
1 pauzinho de canela
4 gemas
1 colher (sopa) de amido de milho
100 g de açúcar
Açúcar cristal para caramelizar (ou demerara)
Preparo
Reserve 100 ml de leite para dissolver o amido. O restante do leite ferva juntamente com a casca de limão e a canela.
Bata as gemas com o açúcar. Verta um pouco do leite aromatizado sobre esse creme de gemas e mescle bem. Misture ao leite e mexa bem. Cozinhe em fogo médio, sempre mexendo. Adicione o amido dissolvido, mescle bem e cozinhe até espessar, sempre mexendo para não agarrar no fundo. Retire as especiarias e coloque em refratários tipo ramequins, polvilhe o açúcar cristal ou demerara e queime com o maçarico.
A chegada em Barcelona já chama atenção, quando o avião nos oferece essa impactante vista do Eixample, o bairro projetado no século 19, seguindo padrão rigoroso de quadras octogonais, cortadas por uma longa avenida diagonal.
1ª foto: Burn the asylum-licença 1.2 – 2ª foto: Bai Konur-licença 1.2 – 4ª foto: Canaan-licença 1.2
O Parque Güell concentra muitos trabalhos de mosaicos de Antonio Gaudí, arquiteto catalão, e tornou-se Patrimônio da Humanidade.
Essa foto é de um restaurante no início de Las Ramblas, uma espécie de calçadão, com cafés, estátuas humanas, floriculturas, que vive cheia de turistas. Provamos o bacalhau fresco, fato inédito, uma vez que sempre esteve em nossa mesa o bacalhau salgado.
Essa viagem foi feita em 2000, como um prêmio à filha, Silvana, por sua dedicação aos estudos. Essa dedicação continua até hoje!
Planta-mosaico
Foto: MDBain.
A Ludwigia sedioides é uma planta aquática, natural da América Latina.
32 Comentários
Andréa Santana
Boa pedida amiga! Beijos♥♡
Katia Bonfadini
Lindo post, Gina!!!!! Tenho a maior vontade de conhecer Barcelona, já que minha visita a cidade aconteceu há 16 anos e foi só de passagem! Suas fotos estão lindas e essa vista aérea é sensacional! Um beijão e muito obrigada por me avisar do post!
Andrea
Aqui em casa adoramos sobremesas cremosas assim! Já estou há um tempo para fazer esse creme para usar meu maçarico novo, mas ainda não comprei o gás! heheh
bjs
Monise
Fantástico, Gina!
Já anotei pra testar. =)
Beijos!
Irene
Oi Gina,
Eu não sabia a diferença do Creme Brulêe e Crema Catalana… Legal, aprendi mais uma… Essa troca de experiência é muito legal!!!
Adorei suas fotos também…
Grande beijo, Irene
Cris
Oi Gina, muito interessante, gostei muito das fotos e fiquei com vontade de experimentar este creme, não conhecia. Beijo
Flora Maria
Esse creme deve ser delicioso !
Barcelona tem muitos encantos, pelo que já vi em fotos e filmes e, em especial, as obras de Gaudí, que muito me agradam.
Gostei muito !
Josy
Que delicia de sobremesa Gina, não conhecia essa diferença entre o creme brulee e o catalana, que beleza vc nos trouxe, deve ser deliciosa. Só me falta o maçarico hehe, se bem que já ouvi dizer que as costas de uma colher faz o mesmo efeito, não sei nunca experimentei
As fotos são lindas Gina, vc e a Renata do Eternos sempre nos levando a lindas paisagens. Que bom sua filha dedicada aos estudos, isso muito nos orgulha não é mesmo! Linda ela. Fiquei boquiaberta com essa planta, que espetáculo parece mesmo um mosaico, a natureza é surpreendente. Bjocas querida ótimo domingo
Gina
A Renata e eu gostamos de unir nossos prazeres pelas paisagens e cultura gastronômica.
Obrigada pela menção à filha!
Você tocou no detalhe da planta-mosaico. Também achei espetacular!!
Valéria
Gina,Como sempre lindas fotos e deliciosa receita ,Parabéns!!!
Valéria
Papos de Anjo
Alexandre Mauj Imamura
que delícia de post. Li e fiquei emocionado porque meu avô é espanhol, o creme me traz boas e saudosas lembranças.E essas fotos, que lindas! presentão pra sua filha, ela merece!
bom fim de semana pra vc e os seus, Regina!
SADHIA
oi querida tenho amigos que moram em barcelona e morro de vontade de ir também …mas que delicia de passeio colega ..amei e esse creminho ..amei também e vou testar
linda sua boneca imagine hoje né ..bjokas tudo de bom
Gourmet e Gourmand
Gina querida que maravilha de creme, huuuummmm!
Sei que pratico (sem maldades tá) essa exibiçâo das fotos mostrando o alimento sendo servido num prato ou em cima de uma colher, mas quando vi sua foto com a colher introduzida no creme pensei seriamente em comer a tela e tudo junto :s
Um abraço flor,
Queila
luma
Ainda não provei o crema catalana, somente o crème brûlée. Mesmo assim não saberia fazer. É preciso mesmo um maçarico ou na falta dele posso usar o grill? Fiquei pensando no cozinheiro doido que fez uso do maçarico a primeira vez. Saber a história da criação dos pratos é absurdamente interessante.
A vista aérea de Barcelona chega a ser intrigante!
Bom fim de semana! Beijus,
Gina
Nunca tentei usar o grill para comprovar se fica realmente com a superfície crocante. Há quem diga que sim, da mesma forma que se aconselha a usar as costas de uma colher aquecida, mas é o caso de se testar.
sao33
UMA DELICIA DE CREME , APETECE MESMO METER AI A COLHER.
EU ADORO ESPANHA , COSTUMO IR DE FÉRIAS PARA TARRAGONA , PERTO DE BARCELONA.
BOM FIM DE SEMANA
BJS
Xana
Ficou maravilhoso o seu creme!!!
Adorei Barcelona, pena que para passear foi só um dia, precisava de muito mais pra ver tudo o que vale a pena mesmo…
beijo
Diana
Nossa que sobremesa mais apetitosa, essa eu quero provar
bjos
Guloso e Saudável
Gina,
Realmente a Espanha nos reserva surpresas e experiências incríveis, também tenho fotos maravilhosas de lá. É bom demais viajar! Conhecemos locais e pessoas surpreendentes.
E fiquei tentada por esse creme, parece delicioso!
Bjos
Vânia.
Sharon
Linda o post,as fotos de Barcelona,que me impressionaram,e o doce…que maravilha,muito bom!
Beijinhos
Sharon
Emília
Oi Gina! Um ano repleto de coisas boas é o que te desejo! Tô super atrasada rss
Adorei suas ultimas postagens, aquele crepe tá muito chique, e esse creme também.
As fotos da viagem são lindas, espero “um dia” poder ver ao vivo rss!
Bjos
Jotta e Rosley
Cremes são sempre benvindos Gina, pena que ainda não temos o maçarico. Lindas fotos e parabéns pela filha!
Abraços!
Gina
Meninas, faltou dizer que o crema catalana fica pronto mais rápido. Dependendo da disposição ou da pressa, nesse quesito ele ganha.
iliane
que delicia Gina..amei..bjo
Ivani
Gina, adorei a postagem ,imagens lindas e receita maravilhosa!
bom final de semana.
Bjs
Ivani
Socorro Melo
Oi, Gina!
Adorei o Eixample (bairro projetado) e a planta-mosaico, linda e exótica. E parabéns a Silvana pelo belo exemplo!
Grande abraço
Paz e Bem!
Socorro Melo
Gina
Obrigada, Socorro! A filha realmente vive nos surpreendendo com seus projetos e conquistas.
Ameixinha
Desde que seja creme, já tem a promessa de ser muito bom 🙂
Fabiola
Oi Gina
Que linda postagem… e agora sem esse tal maçarico vou ficar chupando dedo! Vou degustar o creme sem ele mesmo! Certamente dá um recheio delicioso.
Infelizmente não conheço a Espanha, mas com estas fotos dá pra ter uma ideia destas grandes realizações arquitetônicas. Queria te agradecer pelo comentário tão gentil sobre a minha história das balas de coco. Vou contar para minha mãe, ela vai ficar emocionada.
Ah… e ainda adorei o novo visual do site, parabéns! Vou dar mais uma mordidinha lá em cima!
Beijos mil
Fabiola
Gina
Histórias como a da sua mãe são exemplos de vida e você soube contar muito bem.
Cada um que leva alguma receita daqui está dando uma mordidinha…rs!
Lylia
Oi Gina,
Vc me proporcionou hoje um lindo momento com essas imagens de Barcelona. Foi uma das viagens mais bonitas que fiz.Tudo me encantou, principalmente as cavas e as tapas…
Bj,
Lylia
Gina
Gostaria de ter ficado mais um dia lá, pra poder conhecer melhor. A Espanha como um todo reserva lugares muito bacanas, que valem a pena conhecer.
Que bom é recordar, não?