Doces,  Viagens

Fallas de Valência, um carnaval espanhol

Minha filha esteve visitando a festa denominada Fallas, de Valência, que é um grande atrativo turístico.

Fallas, em catalão medieval, são os fachos que se colocavam no alto das torres de vigilância para iluminar.
Tal qual o carnaval brasileiro, que exige meses de preparação dos carros alegóricos, as fallas têm figuras gigantescas, que satirizam os problemas enfrentados pelo povo. Há concurso entre elas e se distinguem por categorias, inclusive infantis.


Essa festa ocorre entre 15 e 19 de março, em homenagem a S. José, padroeiro dos carpinteiros.

Virgem dos Desamparados, padroeira de Valência, recoberta de flores. A menina que representa as fallas é conhecida como fallera mayor infantil.


No último dia da festa, os monumentos são queimados a partir de meia noite. Foi com a queima dos restos de carpintaria, no passado, que teria se originado a festa. O gesto de atear fogo às figuras representaria uma forma de “eliminar” os problemas.

Foto da direita daqui.
Mercado Central de Valência


Nas festas das fallas se consomem buñuelos, doces típicos, parecidos com nossas rosquinhas de trigo, com açúcar e canela.
Veja mais sobre a gastronomia valenciana, com sua famosa paella, nesse post.

Dados: Wikipédia.

 Rosa Valência

Foto: Triciawd

Essa rosa é uma variedade chamada híbrida-de-chá, com flores grandes, assim chamadas por seu aroma de chá.

Compartilhar:

31 Comentários

  • Rute

    Nunca tinha pensado no Carnaval espanhol. Nem sabia dessa tradição do pais vizinho. Engraçado que você, ai de tão longe, de outro continente, é que me vem dar a conhecer o que se pássa aqui ao lado (rs).

    Conheço o Carnaval de Veneza. De resto pouco mais sei dos carnavais europeus. Mas fiquei extremamente curiosa de me aventurar nesse conhecimento multicultural.
    Beijinhos.
    Rute

    • Gina

      Na verdade, eles não consideram como carnaval. Nós é que fazemos essa associação com o nosso carnaval, pelas semelhanças com os carros alegóricos, pelo cunho satírico eventual, concurso, representantes femininas (aqui temos as rainhas de bateria, lá as falleras).
      Bom final de semana, amiga!

  • Flora Maria

    Ai, que dó, ver queimar tanta coisa bonita !
    E essa madeira, nos tempos antigos, não teria algum uso ?
    Fico muito incomodada com desperdícios, com o jogar fora, pois tudo pode ser reaproveitado de uma forma ou de outra.

    Mas as imagens são belíssimas e gosto dos costumes tradicionais de cada lugar – apenas faço minhas ressalvas…

    Linda rosa !

    Beijo

  • Josy

    Que fotos magnificas Gina, adoro quando voce traz essas culturas assim como essa linda celebração Valenciana. São tradiçoes que acho interessantes e muito lindas. Adorei conhecer mais essa. Obrigada por compartilhar essas riquezas conosco. Bjos querida ótimo final de semana

  • Gina

    Gina, quando comecei a ver as fotos pensei: \”aqui tão perto e não conhecia essa festa\” mas quando chegou à parte de queimar as figuras, isso é-me familiar. Não sei se é nesta festa ou noutra em Espanha, mas já ouvi falar nesse \”procedimento\” assim tipo para exorcizar os problemas, além de que resolve tb o problema de onde guardar essas estatuetas tão grandes… 🙂 Ah, o meu sonho é correr esse mundão todo, não sei é em que meio de transporte há-de ser… 🙂

    bjs
    Cláudia Marques

    • Gina

      Cláudia, seu comentário veio como possível spam, sem permitir que eu liberasse, por isso copiei e colei aqui.
      De fato, aqui no Brasil o material é reciclado, mas na Espanha o objetivo é justamente queimar. Acho uma forma bem irônica de expor e, de certa forma, cobrar solução aos problemas. Parece que não funciona muito, porque todo ano tem assunto…rs!

  • flavia

    Nossa, Carnaval luxuoso e colorido. Os carnavalescos deveriam se inspirar aí. Se bem que nossas alegorias tb são fantásticas!
    Obrigada pelo convite para ver estas fotos lindas! Estou sempre por aqui, mas este fim de semana estou sem computador- deu pau…tomara que o conserto seja rápido, senão eu vou À loucura!!
    Bjão

    • Gina

      Nosso carnaval não tem comparação com nenhum outro. A capacidade de renovação, de criação, não tem limites e, embora não acompanhe o carnaval, o pouco que vejo me impressiona. O desfile é um espetáculo.
      Fiquei uma semana sem internet, é bem estranho mesmo.

  • paula pacheco

    Olá Gina, que interessante essas “Fallas” imagino o trabalho de toda essa preparação como vc comentou. E cada cultura diferente não? Vi a “paella”, quero muito um dia fazer, adoro frutos do mar, açafrão…e que flor linda, adorei. Bjs e otimo final de semana.

  • Marly

    Oi, Gina,

    Muito interessante esta festa, que é meio sacra e meio profana, não é verdade? rsrs.
    E o simbolismo da queima dos problemas também encontra paralelo em outras religiões.
    A rosa é lindíssima.

    Beijoca e bom fim de semana, querida!

  • Renata Boechat

    Ah minha amiga. esse mundo é mesmo incrível…adorei conhecer o Carnaval de Valencia, nunca saberia se não fosse você!

    Fotos lindas, que festa incrível!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *