Salgados

Rolinho de massa filo com alcachofra, azeitonas e cenoura

Uma ideia aqui, outra ali e saiu esse rolinho de massa filo bem interessante, que permite uma gama variada de recheios, envolto na crocância de uma massa frágil e atraente.

Rolinho de massa filo com alcachofra, azeitonas e cenoura

120 g de coração de alcachofra
1 cenoura grande ralada
1/2 cebola pequena picada
1 dente de alho picado
6 azeitonas pretas grandes
60 g de muçarela em tiras
2 colheres (sopa) de azeite
70 g de manteiga clarificada
350 g de massa filo (aproximadamente)

Preparo

A massa filo é vendida congelada com 750 g, em 2 rolos. Descongele 1 dos rolos em temperatura ambiente por 30 minutos e guarde o outro rolo no freezer.
Enquanto isso, prepare o recheio. Refogue no azeite a cebola, o alho e a cenoura. Corte o coração de alcachofra em pedaços pequenos e a muçarela em tiras. Abra, cuidadosamente, a massa filo, cortando no tamanho desejado. Mantenha a massa não usada coberta, para evitar que resseque. Cortei mais ou menos com 30 cm. Pincela levemente a manteiga clarificada, corte outra folha do mesmo tamanho e coloque sobre a primeira. Pincele e ponha a terceira camada. A massa que sobra não deve ser recongelada e sim guardada na geladeira, podendo durar até 15 dias.

Montagem

Divida todos os ingredientes do recheio em 5 porções, a cenoura refogada, as azeitonas picadas, o coração de alcachofra e a muçarela. Ponha uma das porções sobre uma das extremidades da massa filo. Pincele com manteiga clarificada as bordas laterais, vire para o centro da massa, pincele novamente e feche os rolinhos. Coloque-os cuidadosamente em assadeira untada, com a face aberta para baixo e pincele os rolinhos novamente. Leve ao forno preaquecido as 180° entre 20-30 minutos ou até corar. Na hora de servir, corte ao meio.
Podem ser feitos rolinhos menores, que dispensam cortar. Acho até melhor, já que a massa filo assada fica crocante e esfarela facilmente.
Foi servido com mignon grelhado, temperado com sal e pimenta-do-reino.

Filodendro pendente

O Phylodendron hederaceum é natural do Brasil. É também conhecido como filodendro cordato, pela forma de coração.

Compartilhar:

18 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *