Tortas doces

Torta de maçã

Finalizando as receitas que compuseram o chá de cozinha da filha, hoje é a vez da torta de maçã, uma receita clássica, feita com massa sablé, creme de confeiteiro, decorada com maçãs fatiadas e cozidas, cobertas por gelatina.

Torta de maçã

Massa:
200 g de manteiga
6 colheres (sopa) de açúcar
1 pitada de sal
400 g de farinha de trigo
1 ovo e 1 gema

Creme

2 copos duplos (560 ml) de leite
3 gemas
1 colher (sopa) de manteiga
2 colheres (chá) de essência de baunilha ou 1 de extrato
4 colheres (sopa) de amido de milho
Açúcar a gosto (usei 3 colheres de sopa)

Cobertura

4 maçãs
1/2 xícara (chá) de açúcar
1/2 pacote de gelatina sabor abacaxi ou pêssego
Calda do cozimento das maçãs

Preparo

Massa – Bata a manteiga, o açúcar e o sal até obter um creme. Junte a farinha aos poucos, sempre batendo. Por fim, o ovo e a gema e bata até que fique bem ligada. Abra a massa em assadeira de fundo ou aro removível. Fure com o garfo e leve ao forno preaquecido a 180° até ficar dourada, aproximadamente 20 minutos.
Creme – Leve ao fogo todos os ingredientes, reservando uma parte do leite para dissolver o amido, que será acrescentado no final. Cozinhe, mexendo sempre. Quando estiver começando a engrossar, adicione o amido dissolvido e deixe terminar de engrossar. Deixe esfriar, mexendo de vez em quando para não formar película ou cubra com filme plástico na superfície da massa já morna.

Finalização

Fatie as maçãs não muito finas (cerca de 0,4 cm), coloque o açúcar e coloque água quase cobrindo. Cozinhe em fogo baixo até ficarem macias, sem deixar amolecer demais. Deixe esfriar.
Dissolva meio pacote de gelatina em 125 ml de água fervente e adicione 125 ml da calda em que foram cozidas as maçãs. Mexa bem até dissolver e leve à geladeira até começar a encorpar.
Com a massa já fria, espalhe o creme, coloque as fatias de maçã (vide foto). Cubra com a gelatina levemente encorpada e deixe na geladeira até o momento de servir.

Nota: A flor branca é conhecida como mosquitinho (Gypsophila paniculata), véu-de-noiva, cravo-do-amor e branquinha, naturais da Europa.

Compartilhar:

29 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *