4° BookCrossing Blogueiro
Começou em 16 de abril o 4° BookCrossing Blogueiro, inspirado no BookCrossing e promovido pela Luma, do blog Luz de Luma, yes party! A finalidade é a prática do desapego e incentivo à leitura. Que tal “esquecer” um livro?
O livro Memórias da Escuridão, de Maria de Regino, foi o que escolhi para ser doado
.
Em frente de casa há uma praça muito frequentada por adolescentes e era lá que pretendia “esquecer” o meu livro. Esse livro foi usado por minha filha na escola, quando era adolescente e achei o conteúdo apropriado para o meu objetivo. Deixei o recadinho dentro para não ter dúvidas.
Todos os dias, alguns meninos trazem seu skate e ficam na praça horas, saltando a escada e tentando progredir no ensaio e erro. Não percebo progresso, apesar do tempo que eles se dedicam ao skate, dias e meses a fio. Já presenciei quedas feias, machucados, vergonha de demonstrar dor, de chorar, talvez. Mas eles voltam, apesar de tudo.
A expectativa
Fiquei espreitando de vez em quando e o livro continuava lá, nenhum skatista havia se interessado por ele, sequer olhavam na direção do banco onde eu o havia deixado. Resolvi descer para tomar café e o livro continuava lá quase duas horas depois. Subo as escadas com a intenção de avistá-lo. Melhor do que isso, bem na hora que chego na sacada, passa um adolescente com o livro numa mão e o skate no outro. Caminhava em direção oposta à praça, parecia ir embora pra casa mais cedo com seu presente. Foi fisgado pela ideia e eu fiquei fazendo conjecturas. Será que vai gostar do livro? Será que vai passar adiante? Será que tem o hábito de leitura ou vai passar a ter? Não posso afirmar que o skate não leva a nada, mas a leitura, essa eu tenho certeza que muda a vida das pessoas.
Essa é uma iniciativa bacana de Curitiba. O Bondinho da Leitura fica no calçadão da R. XV de Novembro. O bonde está nesse local desde 1973, para atender às crianças, enquanto seus pais faziam compras na região, mas só foi transformado em biblioteca em 20 de novembro de 2010. Funciona de 2ª a sábado. São emprestados até 2 livros por vez, gratuitamente, basta apresentar documento de identidade.
O 4º BookCrossing Blogueiro vai até 23 de abril. Acesse o blog da Luma e participe. É uma experiência muito interessante!
A azaleia (Rhododendrom simsii) é uma das flores que produzem em abundância nessa praça, embora a de cor rosa seja a maioria. Meio perdido entre os outros, aparece um pé de azaleia branca. Não posso deixar de fazer um paralelo com o adolescente que se retirou mais cedo levando o livro…
20 Comentários
Nereime
Oi amiga, consegui participar ainda que em cima da hora, foi interessante eu realmente não queria me desfazer do livro pois ganhei de alguém muito especial, mas sei quem irá ler será muito abençoado!!Fiz um post também sobre o evento.
Super beijo
Nê
Gina
Já fui lá conferir, Nereime. Gostei de saber que você tomou conhecimento do evento pelo Naco!
Bjs.
Rute
Oi amiga,
que legal você também estar participando no bookcrossing blogueiro. Dei uma conferida na lista procurando blogs conhecidos. Se conseguir visitarei todos, mas pelo menos aqui não terei de seguir a lista, conforme faço na BC Amor aos Pedaços 🙂
Muito bacana você ter ficado espreitando o livro. É possivel que quem achou, venha qualquer dia visitar o nacozinhabrasil. O bonde biblioteca é uma gracinha. Cá em Protugal temos o autocarro biblioteca.
Beijinhos além-mar.
Rute
Gina
Não consigo mais acompanhar todas as blogagens. Sequer consigo participar de tudo que gostaria. Muitas ideias na cabeça, mas o dia só tem 24 h.
Gosto de saber o que há de interessante nesse mundo afora. Essas iniciativas de incentivo à leitura são muito bacanas.
Beijos, amiga!
alcina
Uma ideia muito engraçada, também gostava de participar se houvesse por cá 🙂 O filho de uma colega anda embrenhado numa coisa parecida com caixas a nível mundial, procura caixas pelo país inteiro e se for para outro país faz o mesmo, as caixas correm o mundo inteiro 🙂
luma rosa
Gina, mais uma vez estamos juntas nessa proposta, o que fico muito feliz! O número de participantes tem crescido a cada ano e pessoas que antes não conseguiam sequer pensar na ideia de libertar um livro, agora estão com nós. Estamos lançando sementes, assim como outras pessoas com seus projetos de leitura. No final, queremos um país melhor, um mundo mais humano e a leitura é um caminho para a abertura das mentalidades.
Obrigada por participar e difundir o BookCrossing Blogueiro!!
Gina
Conheci através de você e achei a ideia genial. A leitura abre as mentes das pessoas, não tenho dúvida disso. Que venha o próximo!
Bel Rech
Gina…deve ter sido interessante ver o menino com um livro e um skate…certamente vai ser uma boa leitura.Participo pela primeira vez e fiquei fascinada por esse sentimento de ficar na espreita cuidando, mas não consegui ver quem pegou, pena!
Paz e bem
Gina
Quase perco essa imagem do menino. Cheguei bem na hora que ele passava. O que vale mesmo é cumprir o objetivo. Bjs.
Suzana Martins
Minha mãe me presenteou com esse livro no início desse ano e simplesmente adorei. Devorei o livro rapidinho. Ah fiquei com vontade de ler de novo, rsrs…
Parabéns
Gina
Que bom saber a opinião de quem já leu! Minha filha só que leu e gostou. Obrigada!
Rachel Azevedo
Muito legal o propósito desse projeto. Fiquei tentada a participar também e já estou pensando qual dos meus livros serei capaz de doar, pois sou como a Sheila, não consigo desapegar, mas tentarei. Depois te conto.
Bjuss!!!
Gina
Que legal, Rachel! Tem até dia 23, vai lá, faça e depois avise à Luma. Só não doei um livro de culinária porque fugiria ao propósito do projeto.
Bjs.
chica
Que legal acompanhar,né? E ficar imaginando então!! Aqui em casa Neno foi o escolhido.Já é seu 3º anos participando e foi um amor> beijos,chica
Gina
Da primeira vez que participei foi entregando numa instituição daqui, chamada Farol do Saber, que também é uma forma de dar utilidade a algo que está parado. Dessa vez foi diferente e já estou pensando como fazer da próxima…
Muito bom você continuar participando! Bjs.
She
Affffff eu nunca que consigo fazer, não consigo desapegar de nenhum livro meu, e então a solução seria deixar o exemplar de Cabra Cega, mas sempre que é época do Bookcrossing eu não tenho nenhum exemplar aqui sobrando…. Ahhhhhh! Que coisa! 🙁
Adorei!
Beijo, beijo
She
Gina
Que pena, She! Faça um esforço e reserve o Cabra Cega para o próximo evento. Eu gostei bastante da experiência.
Bjs.
Gina
Aconteceu uma coisa interessante. Resolvi pegar o livro Menino de Engenho para doar, mas antes fui ler. Sabe aquela história de que revista e livro, se você quer doar, não deve nem folhear??? Pois é, foi isso que aconteceu. Fiquei lendo e acabei doando outro…rs!
Calu
Gina,
tbém estou participando.Hoje já libertei o meu livro.
Fico na torcida de que ele ganhe mundo e aqueça os corações dos leitores.
Òtima escolha do teu lugar de esquecimento. Isso vai dar jogo!!!
Bjkas,
Calu
Gina
Já fui lá conferir sua participação. É sempre muito bacana esse tipo de evento.