
Bombom de tapioca
Se você aprecia cuscuz de tapioca, certamente vai gostar de bombom de tapioca. Esse já está no meu arquivo há alguns anos, mas resolvi tirar de lá, porque é uma delícia.
Bombom de tapioca
300 g de chocolate ao leite
100 g de chocolate meio amargo
100 g de chocolate branco
Recheio
1 e 1/2 xícara (chá) de água quente
1/2 xícara (chá) de tapioca granulada
1/2 xícara (chá) de leite de coco
1/2 xícara (chá) de açúcar
60 g de coco fresco ralado
Recheio
Numa tigela, misture todos os ingredientes, deixe amolecer e leve à geladeira por 4 horas.
Cobertura: Pique os chocolates ao leite e meio amargo, coloque-os numa tigela refratária e derreta em banho-maria ou no micro-ondas. Em seguida, coloque numa pedra de mármore e tempere*, mexendo bem com uma espátula. Usando um pincel, faça riscos nas formas com o chocolate temperado, sem preocupação com formas perfeitas, bem artesanal e leve à geladeira por 1 minuto. Pique o chocolate branco, coloque-o numa tigela refratária e derreta em banho-maria. Em seguida, coloque numa pedra de mármore e tempere*. Preencha-as, vire para retirar o excesso e leve à geladeira até endurecer. Usando a mistura de chocolate ao leite e meio amargo, repita a operação para fazer a segunda camada. Leve à geladeira novamente. Quando secar, recheie o bombom com a mistura de tapioca e cubra com o chocolate temperado. Limpe as bordas e leve à geladeira por 15 minutos ou até o chocolate endurecer. Desenforme os bombons batendo até que saiam.
Esses bombons são para consumo rápido, já que não devem ser colocados na geladeira.
*Para dicas de temperagem de chocolate, veja AQUI. Em cursos sobre chocolate, aprendi um detalhe simples para saber a temperatura ideal, não tendo termômetro. Pegue com a ponta do dedo uma pequena porção de chocolate e encoste logo abaixo do lábio inferior ou no pulso. Deverá estar frio ao toque.
Clematis
Foto: T.Voekler
A Clematis é natural da Europa, Ásia e América do Norte. Essa é uma variedade capitaine Thuilleaux.
Nota
Quero registrar que esse é post de n° 600, lembrando que não faço postagens diárias. São 3 anos, publicando em média 3 vezes por semana. Jamais poderia imaginar que a ideia de ter um blog me traria tão longe. Obrigada a todos que me dão o prazer de sua companhia!


17 Comentários
andrea
Nunca fiz e nunca provei, mas estou querendo comer um agora mesmo!!! Adorei a ideia!
bjs
Gina
Pena que dure pouco, por causa do coco fresco, mas se fizer com o seco, dura mais.bS.
Guloso e Saudável
Olá Gina,
Um canal de TV apresentou uma infinita quantidade de produtos feitos por um empresário Cearense com a goma da mandioca, mas não conhecia o bombom, de aparência tira a nota máxima é lindo, de sabor também pois todas as minhas experiências tem tido êxito.
Beijo,
Vânia
Gina
Vânia, aí é que está o detalhe e muitas vezes se faz confusão com goma de mandioca, polvilho doce, etc, etc. Só pra esclarecer, esse recheio é feito com a tapioca granulada, aquela durinha, não com a goma, que é vendida úmida ou seca.
Mas gosto de tudo isso e é um privilégio pra nós ter esses ingredientes ao alcance, porque a variedade de pratos que se pode fazer é imensa. Bjs.
Luciana Betenson
Nunca tinha visto ou pensado nesta ideia de rechear com tapioca, amei!
Gina
Acho que precisamos valorizar mais os alimentos bem brasileiros. O único cuidado é com a durabilidade, embora isso também não seja problema, pois acabam rapidinho.
Alexandre Mauj Imamura
Antes de tudo parabéns por estes EXCELENTES 600 posts! são impecáveis, lindos, trazem cultura, beleza (olha ai essa flor), tudo mto caprichado!
eu quero esse bombom!!! eu quero! rs
bom dia Gina!
Gina
Ale, você já tornou minha manhã mais alegre por isso! Nem todo mundo lê tudo que escrevemos e você mostrou que foi até o final e reparou no detalhe dos 600 posts.
Por tentar dar o melhor de mim é que não consigo fazer posts diários, meu amigo. Obrigada mais uma vez!
Um bombom de um sabor da nossa terra é outra coisa, né? Muito bom dia!
Josy
Gina querida, vivendo e aprendendo sempre! Nunca imaginei que um dia eu veria uma receita de bombom com recheio de tapioca. Que delicia menina! Deve ficar super macio e delicioso, vou levar a receita que essa não dá pra deixar de experimentar. Gostei muito, e a flor é linda. Linda sua apresentação como sempre. Bjos, excelente semana
Gina
Acho que fiz bem em tirar a receita e a foto do arquivo, porque é um recheio que continua original. Ótima semana!
Eliana Scaramal
Super original eu me encantei com a receita.
Eli
ANDRÉA
GINA, PARABÉNS FICARAM PERFEITOS!
TENHA UMA SEMANA SANTA ABENÇOADA!
BJS
Gina
Pra você também, uma semana do jeito que você deseja.
Renata
Minha amiga
Em primeiro lugar quero elogiar a escolha da flor, que parece irmã gêmea do delicioso bombom, ou seria ao contrário?
Bom, em tempos de clonagens, tudo é possível né? rsss
Brincadeiras a parte, só me resta elogiar seu feito, pois em matéria de chocolate sou uma negação total!
Um grande abraço,
Boa semana!
Gina
Ai, Rê, sabe que a flor não podia ser outra mesmo? Quando vi a cor de suas pétalas, não tive dúvidas.
Confesso que já fiz muita coisa com chocolate no passado, mas ultimamente não me aventuro mais pelo mundo do chocolate em grandes proporções, encomendas, essas coisas. Um pedacinho de chocolate meio amargo pra mim já está de bom tamanho.
Bjs.
sandra bylaardt
Gina: andei fazendo alguns bombons aqui em casa, inspirada na Páscoa.
Ah, mas é uma trabalheira fazê-los recheado, hehe..
Dá preguiça.
Mas de cuscuz de tapioca (que eu adoro!), nossa, que legal!
Parabéns, amiga! Devem ter ficados maravilhosos mesmo!
Bjinhus,
Sandra Bylaardt
Gina
Não tenho dúvida que os bombons recheados são muito mais trabalhosos. Aliás, lidar com chocolate não é algo assim tão prático e a limpeza dos utensílios também não…rs! Mas, principalmente nessa época, uma coisinha ou outra com chocolate vai bem, obrigada!