Carnes

Drumetes agridoces

Quando fiz o penne rigate com molho de ervas, servi acompanhado desses drumetes agridoces. A marinada é o diferencial. Gostei tanto, que já estou distribuindo a receita às amigas, antes mesmo de publicar aqui e pensando em usá-lo de outras formas. As asinhas de frango ou só os drumetes, assim preparados, fazem bonito num churrasco.

Drumetes agridoces

1 kg de drumetes sem pele
1 limão
Sal a gosto
1 xícara (chá) de molho de tomate
2 colheres (sopa) de melado
1/4 xícara (chá) de shoyu (60 ml)
1 colher (sopa) de molho inglês
1 colher (sopa) de amido de milho
1 colher (café) de pimenta calabresa
1 cebola bem picadinha
2 dentes de alho amassados

Preparo:

Tempere os drumetes com raspa de 1 limão e sal a gosto. Esprema o suco de limão para usar no molho.
Numa tigela coloque todos os demais ingredientes, dissolvendo o amido no suco de limão. Coloque sal, atentando para o fato de que o shoyu já é salgado. Misture bem.
Numa assadeira, ponha os drumetes já temperados, cubra com o molho e deixe marinando por 4 h na geladeira (deixei de um dia para o outro). Leve ao forno preaquecido a 200° por aproximadamente 1 hora. Depois de 30 minutos, regue com o molho da assadeira a cada 10 minutos.
Essa receita eu vi no blog da Rose, Receitinhas e Frescurinhas. Ela usou as asinhas de frango inteiras, mas eu quis usar apenas os drumetes (parte mais carnuda, também conhecida como coxinha da asa). Rose, adorei esse molho agridoce!

Não posso afirmar com certeza, mas acho que esse cacto é o Opuntia engelmannii, oriundo das Américas.  Escolhi-o pelo semelhança de seus frutos com o formato dos drumetes.

Compartilhar:

21 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *