Carnes

Fricassê de frango

Um frango assado, depois de ser consumido nas suas partes mais “disputadas”, sempre sobra muito quando a família é pequena. Foi assim que um “galeto” rendeu posteriormente omelete, sanduíche de salpicão e esse fricassê de frango.
Curiosidade: em Curitiba as pessoas não conhecem “galeto”, só frango assado no espeto. No Rio, sempre nos referimos assim àqueles franguinhos que ficam na “televisão de cachorro” girando. Enfim, cada povo tem os seus costumes e eu acho o máximo essas diferenças culturais! Vamos dar uma reciclada no frango desfiado?

Fricassê de frango:

1 peito de frango desfiado*
1 colher (sopa) de manteiga
1 cebola pequena ralada
Sal e pimenta-do-reino branca (a gosto)
1 xícara (chá) de leite
1 colher (sopa) de amido de milho
1 caixa de creme de leite (200 ml)
100 g de muçarela
Parmesão ralado (a gosto)
50 g de batata palha

Preparo:

*Aqui estamos considerando o aproveitamento do frango assado desfiado, mas se você quiser cozinhar o peito de frango, tempere-o bem com cebola, alho, sal, louro e outros temperos a gosto.
Numa panela, coloque a manteiga, refogue a cebola, junte o frango e refogue até secar. Acrescente o amido dissolvido no leite e mexa para engrossar. Junte o creme de leite, mexa e retire do fogo. Prove o sal e acerte, se necessário.
Num refratário untado, coloque o creme de frango, cubra com a muçarela e polvilhe o parmesão. Leve ao forno preaquecido a 200° por 20 minutos. Sirva com batata palha.
Obs.: Essa é uma receita básica de fricassê de frango, mas pode-se acrescentar outros ingredientes, como milho cozido e palmito.
Uma coisa eu garanto, meu “galeto” foi muito bem aproveitado!!

Se quiser uma outra opção de aproveitamento, veja esse frango crocante, que inclui nozes e passas.

Flor-de-palha

Foto: Kurt Stüber (CC Licença 3.0)

A Helichrysum bracteatum é natural da Austrália, também conhecida como sempre viva.

Compartilhar:

13 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *