Fricassê de frango
Um frango assado, depois de ser consumido nas suas partes mais “disputadas”, sempre sobra muito quando a família é pequena. Foi assim que um “galeto” rendeu posteriormente omelete, sanduíche de salpicão e esse fricassê de frango.
Curiosidade: em Curitiba as pessoas não conhecem “galeto”, só frango assado no espeto. No Rio, sempre nos referimos assim àqueles franguinhos que ficam na “televisão de cachorro” girando. Enfim, cada povo tem os seus costumes e eu acho o máximo essas diferenças culturais! Vamos dar uma reciclada no frango desfiado?
Fricassê de frango:
1 peito de frango desfiado*
1 colher (sopa) de manteiga
1 cebola pequena ralada
Sal e pimenta-do-reino branca (a gosto)
1 xícara (chá) de leite
1 colher (sopa) de amido de milho
1 caixa de creme de leite (200 ml)
100 g de muçarela
Parmesão ralado (a gosto)
50 g de batata palha
Preparo:
*Aqui estamos considerando o aproveitamento do frango assado desfiado, mas se você quiser cozinhar o peito de frango, tempere-o bem com cebola, alho, sal, louro e outros temperos a gosto.
Numa panela, coloque a manteiga, refogue a cebola, junte o frango e refogue até secar. Acrescente o amido dissolvido no leite e mexa para engrossar. Junte o creme de leite, mexa e retire do fogo. Prove o sal e acerte, se necessário.
Num refratário untado, coloque o creme de frango, cubra com a muçarela e polvilhe o parmesão. Leve ao forno preaquecido a 200° por 20 minutos. Sirva com batata palha.
Obs.: Essa é uma receita básica de fricassê de frango, mas pode-se acrescentar outros ingredientes, como milho cozido e palmito.
Uma coisa eu garanto, meu “galeto” foi muito bem aproveitado!!
Se quiser uma outra opção de aproveitamento, veja esse frango crocante, que inclui nozes e passas.
Flor-de-palha
Foto: Kurt Stüber (CC Licença 3.0)
A Helichrysum bracteatum é natural da Austrália, também conhecida como sempre viva.
13 Comentários
Lu Pitadas
Huuum… que apetitoso !!💕💕😘😘
Katia Bonfadini
Gina, essa eh uma receita que nunca fiz, mas acho pratica, simples e com apresentacao bonita!!!! Um grande beijo!
elianascaramal
Então eu já conheço assim: frango assado de televisão de cachorro e galeto pra mim é um frango bem pequeninho eu sempre compro pra fazer aqui em casa, ele pesa no máximo 400g e é perfeito para uma única refeição na minha casa, é bem como vcc diz cada lugar ou região as coisas vão mudando. hehehe
Agora esse fricassê ficou de comer de joelhos, amei.
Eli
Josy
Olá Gina querida, olha que faz muito tempo que não faço um fricassê de frango. Quando morava em São Paulo à quase 7 anos atrás, eu fazia muito, era o prato preferido da minha filha, depois que vim prá Campinas, nunca mais fiz. É engraçado, tem certas receitas que ficam esquecidas pelo tempo, devido a novos hábitos alimentares. Gostei muito. Vou fazer qualquer dia. Em São Paulo e aqui chamamos galeto tbém. Adorei a flor. Cor linda. Bjocas
Paula Mello
Nossa, fiz isso hoje, com um pouco de creme de leite e sem a batata palha, mas igualmente saboroso… Aproveitar é a regra, nada de despedício.
beijos
claudia liechavicius
Gina,
Sempre reaproveito as sobras. Essa receita parece ótima.
Bj
Claudia
chica
Esse fricassê é um delírio! Linda flor!!uma semana linda,tudo de bom,beijos,chica
Fê Dayrell
O seu fricassê ficou delicioso e é realmente uma excelente dica para reaproveitamento.bjo
Carla Colombo
muito lindo o fricassê!!! deliciaa!
D Augusto
Hummm, mas rendeu demaaais esse “galeto” aí hein rsrsrs. Adorei a receita. Tenho uma amiga que sempre fala em fricassê de frango. Fiquei na vontade Gina..
Um beijo
Gina
Comida pra dois é fogo, rende mesmo…rs!
Guloso e Saudável
Olá Gina,
Minha mãe fazia muitas vezes fricassé, eu não tenho o mesmo hábito, embora goste, então o fricassé faz-me recordar da minha infância, boas recordações.
Obrigada pela receita.
Boa semana, beijo,
Vânia
Gina
Devido à minha mania de novidades, acabo não tendo hábito de repetir o mesmo prato muitas vezes, mas acho que esse até merece ser repetido. É um ótimo reaproveitamento.