Geleia de maracujá
Essa geleia fez parte de um desafio que participei e ganhei no início do blog, há 3 anos. Escolhi a geleia de maracujá por ser uma das mais práticas, além de ser muito saborosa.
Sabia que maracujá significa “alimento dentro da cuia”? Bom, na verdade, temos vários alimentos dentro da cuia…, mas esse é um dos mais aprazíveis e cheios de nutrientes. E a flor, coisa mais linda!
Geleia de maracujá
5 maracujás grandes e suculentos (os meus pesaram 815 g)
1 kg de açúcar cristalizado
Preparo
Lave os maracujás e retire as sementes. Bata no liquidificador com um pouco de água, mas não bata demais para não triturar as sementes. Passe o suco por peneire fina e reserve.
Coloque as cascas na panela de pressão, cobrindo com água. Cozinhe por 5 minutos. Deixe esfriar um pouco, retire a polpa branca, raspando bem com uma colher. Bata no liquidificador até ficar cremoso, acrescentando um pouco do suco concentrado de maracujá para homogeneizar.
Para cada 2 medidas de polpa, use 1 de açúcar cristal. Leve ao fogo e deixe apurar até começar a aparecer o fundo da panela. Misture o suco concentrado e o restante de açúcar e cozinhe até dar o ponto.
Como esterilizar vidros
A geleia deve ser colocada nos vidros esterilizados ainda quente. Para esterilizar, costumo colocar um pano no fundo da panela e acondiciono os vidros e as tampas. Depois que começa a ferver, conto mais 10 minutos e desligo. Retiro os vidros com pinça e deixo-os emborcados sobre pano limpo. Dessa forma eles secam facilmente. Se ficar algum resíduo de umidade, é só secar com o pano. Isso garante a durabilidade da geleia.
Apesar da quantidade de açúcar, o resultado é uma geleia azedinha e muito gostosa.
A flor do maracujá (Passiflora) era utilizada pelos missionários portugueses e espanhóis para explicar a paixão de Cristo. É considerada como a flor da paixão devido à sua forma: coroa de espinhos, cinco chagas e três pregos com que Jesus Cristo foi crucificado. Independente da atribuição dessa relação mística, ela é, para mim, a mais bela flor de frutos comestíveis que conheço! E foi numa das caminhadas que tive o prazer de encontrá-la, voltando com a câmera para registrar.
54 Comentários
Artzan Festas
Hummmm
Ana Maria Lanhas
Tive um cliente que me chamava de “Minha flor de Maracujá “. Um senhorzinho. Uma GRAÇA! Nunca mais me esqueci dele.
Gina
@anamarialanhas Baita elogio, né? 😊
Cristina Lunardeli
Opa, tenho que provar essa. 👏👏
Eloiza Elias
Acho tão difícil fazer geleia. Vou seguir suas orientações.
Tereza Carrão
que delicia
Gina
@terezacarrao Sou suspeita, mas essa geleia ficou muito boa. Tem um toque azedinho e doce ao mesmo tempo.
Maria Livia Silveira
O maracujá tá bem suculento! Maravilhoso!😍❤
Gina
@marialiviasilveira Nem sempre a gente encontra assim tão perfeito.
Tania
Gina, vou fazer mas nso queria tao doce. Vou tentar por maça p dar o ponto
O q vc acha?
Mto obg.
Gina
Tania,
Maçã também tem bom teor de pectina para dar o ponto. Você vai precisar fazer uma experiência para saber a quantidade de maçã utilizar. Depois me conte se ficou bom misturando. Como a maçã é mais suave no sabor, acredito que o maracujá ainda vai sobressair.
Um abraço.
renata
oi gente
gostei muito desse site, parabéns pelo trabalho. 😉
Elenir
Gina , muito grata pela receita da geleia de maracujá ! Fiz e ficou maravilhosa ! Parabéns e pode continuar a postar receitas de geleias… As compradas são muito caras e sem sabor , com exceção de algumas importadas e mais caras ainda! Bjs,Elenir
Gina
Elenir,
Obrigada pelo retorno. No índice de receitas doces, você vai encontrar outras receitas de geleia. Dê uma olhada. A de damasco é ótima e costuma ser uma das mais caras, mas também tenho publicada.
Bom final de semana!
Letícia
Oi, Gina! Achei que tivesse feito um comentário aqui ou no FB, mas devo ter feito isso mentalmente, apenas (sou rainha em fazer essas coisas – responder mensagens e fazer comentários mentalmente e achar que fiz de verdade).
Fiz geleia de maracujá outro dia seguindo uma receita muito parecida com a sua! É deliciosa! Fiquei com uma dúvida: a medida de polpa que você usa (e, consequentemente, a de açúcar) é em volume ou em gramas? Beijos!
Gina
Oi, Letícia!
Coloquei a quantidade dos ingredientes em gramas para se ter uma noção do quanto a pessoa precisa para fazer, mas descrevi o resultado final em volume. Para cada 2 porções (volume) de polpa, 1 de açúcar. Boa pergunta. Gosto de tudo nos mínimo detalhes, por isso coloquei 5 maracujás e ainda informei quanto pesaram…
Bjs.
cristiane
Ola,
eu estou tentando fazer essa receita pois adoro tudo de maracujá .
Só que estou com receio de fazer pois quando bati a polpa da casca do maracujá
ela esta muito amarga estou comedo de fazer e perder tudo pois esta muito amarga a polpa da casca , quero saber se fica assim mesmo com esse gosta amargo e depois de colocar o açúcar o amargo sai,espero resposta e abrigado !!!
Gina
Cristiane, siga em frente, que no final fica ótimo. Fazendo tal qual o recomendado, não tem erro, ok?
Um abraço.
vartini minassian
eu fiz a minha ficou amarga pode me dizer porque?
Gina
Seguindo a medida, não tem como ficar amarga. Para cada 2 medidas de polpa, 1 de açúcar. Coloquei até o peso do maracujá.
Se você aprecia mais doce, acrescente mais açúcar, fica ao seu critério.
Alessandra da Silva Trindade
Minha amargou tbm
Gina
Dê uma olhada nos demais comentários, por favor.
Teve uma outra pessoa que fez várias vezes, mas por 2 vezes ela amargou. Acreditamos que tenha a ver com o tipo de maracujá, talvez mais amargo mesmo, porque as medidas estão corretas.
Você experimentou colocar mais açúcar?
CVilasBoas
Oi Gina,
Aqui em Potugal só temos maracujá roxo, que fica com a pele seca e enrugada quando maduro. Também dá para fazer a geleia com essa variedade de maracujá?
Gina
Duarte,
Aparentemente, não vejo problema algum no uso dessa variedade, porque se usa a polpa com sementes e a parte entre a casca (no seu caso, roxa) e as sementes. Os frutos são semelhantes. Vale a pena tentar.
sophie
querida, você tem como mandar por sedex pra mim, acho mais fácil, poi sou meio lezada para estas coisa bjs
Gina
Ai, Sophie, você acabou de me dar uma ideia.
Bjs.
Ameixinha
Nunca provei geleia de maracujá mas deve ser super deliciosa e ficou linda, como a flor 🙂
Rachel Azevedo
Hummmmmm, fiquei muito curiosa pela forma de preparo, vou tentar fazer aqui.
Linda a flor do maracujá, não conhecia sua estória.
Bjuss!!!
Cam
Jamais poderia imaginar ser essa a historia de la fruit de la passion. Adorei. Bjos
Gina
Cam, nas pesquisas que faço sobre as plantas descubro histórias muito interessantes. Você foi a primeira a mencionar e acho bom que tenha lhe tocado.
Bjs.
sao33
ADORO MARACUJAS ESSA GELEIA DEVE SER DIVINA.
NUNCA PROVEI DE MARACUJÁ.
BJ
Josy
Que linda geléia Gina, ontem vi na Akemi a de mexirica, por sinal ficou linda né? e vi que vc tbém esteve lá e comentou dessa geléia, já fiquei na expectativa e a espera. Gosto muito do maracujá , e o bom das geléias é que nada se perde. Mais uma excelente receita saindo do seu cantinho. Gostei demais. Agora vou ficar a espera da tal sopa doce. Estou curiosíssima.
A flor de maracujá é uma flor maravilhosa, pela beleza e história da paixão de Cristo. Linda demais. Bjos
Gina
Tá vendo como a gente, sem querer, cria expectativas! Agora tenho que fazer a sopa doce…
Bjs.
Josy
Hehehe
sandra bylaardt
Querida Gina:
andei meio sumida, pois estava num stress danado com eleição de síndico em meu condomínio. Aos pouquinhos tô de volta. Mas lí lá embaixo da sua cachorrinha e fiquei triste por você! Sei o que é perder um ente querido desse na família, e hoje em dia nem gosto mais de ter animal, pois por me apegar tanto, sou muito chorona nessas horas!
Um bju no seu coração!
Ah, mas essa receita da geleia tá ótima, tô levando!
Gina
Obrigada, Sandra, estamos nos recuperando dessa perda.
Bjs.
Guloso e Saudável
Olá Gina,
Aqui em casa esta geleia não dura nada, nós preferimos com o sabor mais ativo ao maracujá e com alguma crocância das sementes.
Esta geleia ficou deveras linda assim como é linda a flor do maracujá.
Beijo,
Vânia
Gina
Vânia, fica com gosto acentuado da fruta, mas preferimos sem as sementes. Vai do gosto de cada um.
Bjs.
D Augusto
Oi Gina, adoro maracujá, uma das minhas frutas preferidas, mas só um pergunta, eu coloco as cascas meio picadas com a parte a parte amarela também pra cozinhar na pressão? e só depois disso eu raspo e utilizo só a parte branca?
Um beijo
Gina
Dafne, você deve colocar a cuia (casca amarela e polpa branca) para cozinhar na panela de pressão, sem picar. Quando ela está cozida, essa polpa branca fica molinha e você pode raspar com colher. Experimente que você vai gostar.
akemi
Gina, quando vc comentou sobre a geleia de maracujá fiquei de procurar no seu cantinho e que surpresa boa encontrar a receita logo de cara! Quero fazer assim que os maracujás voltarem a aparecer na feira. O senhor de quem compro diz que o pé está carregado mas com o frio não estão amadurecendo.
Não sei por quê mas achei que a geleia fosse com sementes! rsss Será possível fazer com elas? Gosto da crocância delas!
Bjss e um lindo dia!
Gina
Não vejo problema de deixar as sementes, se você gosta. Talvez não deva deixar todas, não é? As receitas podem e devem ter o toque pessoal de casa um.
Aqui tem feito lindos dias de sol, até que enfim!!
Bjs.
Heloisa Cunha
Gina,
Essa flor é linda e, como eu adoro maracujá, vou experimentar sua receita.
Beijo.
Gina
Gosto muito dessa geleia e ainda tem a questão da polpa ter bastante pectina, pra dar o ponto.
Bj.
chica
Adoro!!! Gosto muito!! beijos,lindo dia!!chica
Gina
Um ótimo dia pra você também!
Gina
Anônimo,
Ainda bem que você fez várias vezes e pôde confirmar que a geleia é boa. Se fizesse apenas uma vez e tivesse ficado amarga, pensaria que não está com a quantidade certa de açúcar.
O fato de ter ficado amarga duas vezes, só pode ser pelo próprio azedume do maracujá, uns mais, outros menos. Não acredito que a polpa da casca influencie.
Grata pelo comentário!
Anonymous
Ola
Esta receita é maravilhosa!!!
Já fiz várias vezes, mas me responda, Por que as vezes essa geleia fica meio amarga?? Aconteceu isso comigo duas vezes, mesmo tendo feito do mesmo modo…
Agradeço e muito
Gina
"véia da Teia", grata pelo comentário, pois confirma como é boa essa geleia.
Volte sempre!
Véia da Teia
Gina, eu fiz viu? adaptei para as minhas quantidades de maracujá mas fico tu-do! 😉
obrigada
Gina
Sandra, a polpa não precisa ser coada pois fica completamente molinha, de raspar mesmo com a colher. Além do mais você vai bater no liquidificador. Não fica fiapo algum e o sabor é delicioso.
obrigada pela visita e volte sempre.
Sandra
Olá! Meu nome é Sandra e gostaria de saber se a polpa da casca do maracujá não precisa se coada? Não fica com fiapos?
Gina
Beatriz, uso maracujá azedo.
De acordo com pesquisas que fiz, o doce só se consome in natura e o azedo se destina a vários fins, inclusive na indústria.
Obrigada pela visita.
cardosobia@uol.com.br
não é um comentário, é uma dúvida: maracujá doce ou azedo? Grata. Beatriz.