Bolos e bolinhos

Bolo de laranja com pinoli

Bolo de laranja com pinoli
A sobra de pinoli foi o mote para fazer esse bolo, que veio da Ameixinha, uma querida portuguesa, com quem mantenho contato desde o início do blog.
Pela manhã, o forno ficou aceso um bom tempo com linguiças no alecrim e batatas gratinadas. Como o frio está inclemente, além de transformar o simples cafezinho da tarde, esse bolo ainda manteve aceso o forno Naco Zinha por mais tempo…

Bolo de laranja, azeite e pinoli:

4 ovos
1 colher (chá) de extrato de baunilha (ou 2 de essência)
150 g de açúcar refinado
50 g de açúcar demerara
200 ml de azeite (usei 100 de azeite e 100 de óleo de girassol)
400 g de farinha de trigo
1 colher (sopa) de fermento
350 ml de suco de laranja
Raspa de 1 laranja
40 g de pinoli

Preparo:

Bata as claras em neve e reserve.
Bata as gemas com a baunilha, adicione os açúcares, o azeite, um pouco por vez, mexendo sempre a cada adição. Junte farinha, suco e raspa de laranja e bata bem. Por ultimo, envolva as claras e o fermento. Salpique os pinholes e leve ao forno preaquecido a 180° por 35 minutos ou até corar.
Obs.: Fiz 1/2 receita, adaptando alguns ingredientes e usei assadeira de 22 cm de diâmetro. Esse é um bolo denso, por isso acrescentei bastante suco de laranja. Deve ser servido aquecido, mantendo a maciez.
Em Portugal, chamam os pinoli de pinhões, mas como no Brasil pinhão é outra semente, preferi manter o nome em italiano. Publiquei um artigo completo sobre o pinhão, inclusive com receita de uma cuca.

Pinheiro-manso

 

Foto: Francisco Clamote

O Pinus pinea é natural do Mediterrâneo e produz os pinoli.

Compartilhar:

11 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *