
Rosbife de mignon ao molho de kiwi
Lembram da pupunha assada? Usei-a com outros legumes filetados, refogados na manteiga, como guarnição para o mignon marinado no vinho tinto e especiarias, servido com molho de kiwi. Surpreendente!
Rosbife de mignon ao molho de kiwi
Marinada:
1 kg de filé mignon
400 ml de vinho tinto
2 cebolas roxas em cubos grandes
5 dentes de alho inteiros sem casca
Pimenta do reino em grão a gosto
Sal a gosto
5 galhos de tomilho desfolhado
2 galhos de alecrim
Legumes
1 batata grande filetada (250 g)
1/2 abobrinha filetada
1 cenoura grande filetada
1 palmito pupunha filetado
Sal e pimenta do reino a gosto
80 g de manteiga
Tomate cereja cortado ao meio ou tomate uva cortado em 4
Molho de kiwi
2 kiwis
Suco de 1/2 limão pequeno
3 colheres (sopa) de azeite
Salsinha a gosto
Preparo
Carne: Coloque o mignon numa assadeira pequena, regue com o vinho, junte todos os demais ingredientes e deixe marinando por 6 a 12 horas. A receita do programa ChefTV recomendava não utilizar sal, somente as especiarias, no intuito de reduzir o consumo de sal. Posso falar, por experiência própria, que dá para reduzir com as especiarias, mas não abolir o uso dele totalmente.
No dia seguinte, coloque para assar em forno alto (230°), com todos os temperos,por aproximadamente 40 minutos ou até ficar no ponto de rosbife ao gosto pessoal.
Legumes: Com os legumes já filetados (finos) e crus, conforme a foto, refogue na manteiga, iniciando pela cenoura, seguido da batata, abobrinha e, por último, a pupunha. Tempere com sal e pimenta do reino. O tomate é colocado na hora de montar o prato.
Molho: Bata no liquidificador os kiwis, suco de limão e vá despejando o azeite, a seguir a salsa e bata bem. Sirva numa molheira.
Flor da mostarda
Foto: Paulo Araújo
Escolhi uma flor bem “mignon” para combinar com o prato. A Brassica tournefortii tem cerca de 0,3-0,4 cm.


9 Comentários
Josy
Gina querida que delicia esse prato, o filé mignon ficou no ponto que gosto e esses legumes acompanhando deixou um lindo visual. Gostei demais. A mostarda é linda né, minha tia tinha no fundo da casa dela uma plantação de mostarda. Super delicada.
Adorei conhecer vc Gina, pena que o tempo não foi suficiente (no meu caso) para podermos conversar mais.
Gina
Na verdade, o tempo nunca seria suficiente para conversar como gostaríamos, mas já valeu demais por termos essa primeira oportunidade de nos encontrar. Que venham outros!
Bjs.
Beijos!
Léia
Oi Gina, fiquei com água na boca ao ver esse prato.Beijos e bom domingo.
maria luiza
Gina, que sofisticação esse filé! Pena que ele já não entra tão fácil no meu cardápio, atualmente com essa caristia galopante! Deve ter ficado divino! Mas o que encantou foi a flor de mostarda. Eu não sabia que ela era tão mimosinha e se não fosse por vc, eu não a teria conhecido! Grande abraço e lindo fds!
Gina
A mostarda tem bastante história, mas sua flor só conheci por conta das minhas pesquisas, que tenho prazer em compartilhar.
Bom final de semana, Luiza!
Beth Q.
Uau, Gina, você sempre surpreendendo-nos com delícias como esta!
Eu acho que nunca comi pupunha assado, só como o palmito grande de restaurantes ou em conservas, mas fiquei aqui imaginando o sabor delícia que deve ser isto acompanhado com este maravilhoso rosbife. hummmmm!
bjs cariocas
Gina
É daqueles pratos que a gente faz, já pensando em repetir!
Bom final de semana!
Sil
Parece super fácil e bem apetitoso!
Gina
Sil, vou fazer qualquer dia para vocês!
Fica um prato bonito e delicioso.
Bjs.